Entrar

Projeto: Viagem Temporal Verbal – Uma Aventura Linguística.

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Verbos: Tempos Primitivos e Derivados, Correlação entre Modos, Tempos Verbais e Uniformidade de Tratamento

Contextualização

A língua portuguesa, apesar de ser nossa língua materna, apresenta uma série de desafios e complexidades que nos acompanham ao longo de toda a nossa vida. Um desses desafios é o sistema verbal, composto por tempos primitivos, derivados e diferentes correlações entre modos e tempos verbais. Além do já citado, está a uniformidade de tratamento. A compreensão desses conceitos é crucial para a aquisição de uma eficiente habilidade de comunicação verbal e escrita.

Introdução Teórica

Os verbos são palavras que indicam uma ação, estado, fenômeno da natureza, mudança de estado e existência. São divididos em três conjugações, de acordo com a terminação do infinitivo: a primeira (-ar), a segunda (-er) e a terceira (-ir). Cada uma dessas conjugações possui formas verbais, que são variadas em número, pessoa, tempo, modo e voz.

Os tempos verbais primitivos são aqueles que dão origem a outros tempos e são conjugados sem a necessidade de outro verbo auxiliar. São eles: o presente do indicativo, o pretérito perfeito do indicativo e o infinitivo impessoal. Os tempos derivados são formados a partir dos tempos primitivos, com a ajuda de verbos auxiliares.

Já a correlação de tempos e modos verbais é um aspecto gramatical essencial para garantir uma comunicação eficaz e precisa. Envolve a adequação do uso de tempos e modos do verbo na frase, de acordo com a narrativa empregada.

Por fim, a uniformidade de tratamento diz respeito à consistência das formas de tratamento utilizadas ao longo de um texto ou conversa.

Importância do Tema

Compreender o funcionamento dos tempos primitivos e derivados, a correlação entre modos e tempos verbais e a uniformidade de tratamento é muito mais do que simplesmente entender a gramática da língua portuguesa. É uma habilidade essencial para a comunicação eficaz, tanto escrita quanto verbal.

No mundo contemporâneo, a habilidade de se expressar claramente e de forma eficaz é uma competência muito valorizada. No ambiente de trabalho, na academia e até mesmo nas interações sociais cotidianas, a habilidade de usar a linguagem corretamente pode abrir portas e criar oportunidades.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Viagem Temporal Verbal – Uma Aventura Linguística".

Objetivo do Projeto

O projeto tem como objetivo proporcionar a análise e o conhecimento aprofundado dos verbos – tempos primitivos e derivados, a correlação entre modos e tempos verbais e a uniformidade de tratamento – através de um projeto lúdico e colaborativo.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de alunos (3 a 5 alunos) deverá criar uma história original que faça uso extenso e variado dos verbos. A história deve ser escrita em um roteiro de peça teatral, que será encenada pelos componentes do grupo para o restante da turma. A peça deve ser gravada e entregue como um vídeo de apresentação, além do roteiro escrito.

A narrativa deve obrigatoriamente explorar diferentes tempos verbais, demonstrando a aplicação dos tempos primitivos e derivados, a correlação entre modos e tempos verbais e a uniformidade de tratamento.

Materiais Necessários

  • Papel e Caneta/Lápis
  • Computador com acesso à internet
  • Câmera ou smartphone para gravação do vídeo
  • Material de pesquisa (livros, vídeos, sites)

Passo-a-Passo Detalhado

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Realizar uma pesquisa sobre os verbos – tempos primitivos e derivados, correlação entre modos e tempos verbais e uniformidade de tratamento.
  3. Planejar e escrever a história que será encenada na peça teatral. O roteiro deve ser dividido em cenas, cada uma explorando um aspecto dos verbos.
  4. Revisar o roteiro, garantindo que todos os tópicos do projeto estão contemplados de forma clara e objetiva.
  5. Ensaiar a peça teatral.
  6. Gravar a apresentação da peça teatral.
  7. Revisar o vídeo, garantindo que todos os tópicos do projeto estão contemplados de forma clara e objetiva.
  8. Escrever um relatório sobre o projeto, contemplando os tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
  9. Submeter o roteiro escrito, o vídeo da apresentação e relatório para avaliação.

Entregas do Projeto

Os alunos deverão entregar:

  1. O roteiro escrito da peça teatral.
  2. O vídeo da apresentação da peça.

Além disso, devem redigir um documento escrito no formato de relatório contendo:

  1. Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema (verbos – tempos primitivos e derivados, correlação entre modos e tempos verbais e uniformidade de tratamento), sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria por trás dos verbos, detalhar a atividade prática (a peça teatral), indicar a metodologia utilizada na pesquisa e produção da peça, e apresentar os resultados obtidos.
  3. Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, os aprendizados obtidos e a aplicação prática dos conceitos estudados.
  4. Bibliografia utilizada: Devem ser referenciadas as fontes de consulta para realização do projeto.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies