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Projeto: Experimentando com Cetonas

Química

Original Teachy

'EM13CNT104'

Fun√ß√Ķes Org√Ęnicas: Cetona

Contextualização

Introdução ao Tema

As Cetonas s√£o compostos org√Ęnicos de grande import√Ęncia na ind√ļstria e na vida cotidiana, elas s√£o formadas por um grupo caracter√≠stico denominado grupo carbonila, que √© constitu√≠do por um √°tomo de carbono ligado diretamente a um √°tomo de oxig√™nio por uma liga√ß√£o dupla.

As Cetonas fazem parte da nossa realidade, existindo em in√ļmeros materiais que utilizamos diariamente. S√£o usadas na fabrica√ß√£o de resinas, pl√°sticos, solventes, perfumes, medicamentos, entre outros. O reconhecimento de tais compostos e a compreens√£o de suas propriedades e rea√ß√Ķes s√£o fundamentais para a compreens√£o da qu√≠mica org√Ęnica.

Além disso, as cetonas desempenham um papel crucial no corpo humano. Elas são produzidas naturalmente durante o metabolismo de gorduras e também quando há insuficiência de glicose no organismo. No entanto, a produção excessiva de cetonas pode levar a uma condição denominada cetoacidose, uma complicação séria do diabetes.

Contextualiza√ß√£o e sua import√Ęncia

As cetonas s√£o muito vers√°teis e t√™m uma s√©rie de aplica√ß√Ķes que impactam diretamente no nosso dia-a-dia. Medicamentos como a progesterona, um horm√īnio essencial na gravidez, e a cortisona, usada para tratar inflama√ß√£o, s√£o cetonas. Elas tamb√©m desempenham um papel importante na ind√ļstria cosm√©tica, sendo usadas para dar aroma a perfumes.

Em uma escala mais industrial, cetonas como a propanona s√£o utilizadas como solventes na fabrica√ß√£o de resinas e pl√°sticos. A compreens√£o das propriedades qu√≠micas e rea√ß√Ķes das cetonas √© fundamental n√£o apenas para a s√≠ntese de novos materiais, mas tamb√©m para garantir a seguran√ßa e a efici√™ncia do uso desses compostos.

Portanto, o estudo das cetonas n√£o √© apenas uma parte fundamental da qu√≠mica org√Ęnica, mas tamb√©m tem implica√ß√Ķes muito reais e pr√°ticas, por isso a import√Ęncia de se aprofundar neste tema.

Atividade Pr√°tica

Título: Experimentando com Cetonas

Objetivo do Projeto

Compreender o conceito, propriedades e usos das cetonas por meio de uma atividade experimental pr√°tica. Os estudantes tamb√©m trabalhar√£o em conjunto para pesquisar aplica√ß√Ķes das cetonas na vida cotidiana e na ind√ļstria, encorajando a colabora√ß√£o e a comunica√ß√£o em grupo.

Descrição do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos realizar√° um experimento pr√°tico envolvendo cetonas, mais especificamente com a Propanona (Acetona), que √© facilmente encontrada em removedores de esmalte. O experimento deve demonstrar a volatilidade e a capacidade da cetona de dissolver subst√Ęncias. Al√©m disso, os alunos devem pesquisar e apresentar 5 aplica√ß√Ķes diferentes de cetonas na ind√ļstria e na vida cotidiana.

Materiais Necess√°rios

  • Acetona (encontrada em removedores de esmalte).
  • Dois recipientes de vidro transparentes.
  • √Āgua.
  • √ďleo vegetal.
  • Corante alimentar.
  • Esmalte de unhas.
  • Luvas de prote√ß√£o e √≥culos de seguran√ßa.

Passo a Passo

  1. Experimento da Volatilidade: Primeiro, o grupo preencherá ambos os recipientes, um com água e o outro com acetona, até a metade. Em seguida, observe e registre quanto tempo leva para cada líquido evaporar. Isso demonstra a volatilidade da acetona em comparação com a água.

  2. Experimento de Solvabilidade: Em um novo recipiente, encha até a metade com água e adicione algumas gotas de corante alimentar. Agora, adicione óleo para criar uma camada separada no topo. Finalmente, adicione acetona ao recipiente. A reação entre a acetona e a mistura de água e óleo deve ser observada e documentada.

  3. Experimento de Remo√ß√£o de Esmalte: Aplique esmalte de unhas em uma superf√≠cie de vidro e deixe secar. Em seguida, use a acetona para remover o esmalte da superf√≠cie. Registre suas observa√ß√Ķes.

  4. Pesquisa de Aplica√ß√Ķes: Paralelamente √† atividade pr√°tica, os alunos devem pesquisar e documentar 5 aplica√ß√Ķes diferentes de cetonas na ind√ļstria e na vida cotidiana.

Entrega do Projeto

Os alunos devem submeter um relat√≥rio escrito de suas atividades e descobertas. O relat√≥rio deve ser composto por quatro se√ß√Ķes:

  1. Introdu√ß√£o: Deve conter o contexto do projeto, incluindo a relev√Ęncia das cetonas e um resumo das atividades planejadas.

  2. Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem detalhar a teoria por trás de suas experiências, explicar cada atividade em detalhes, descrever a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos a partir das atividades práticas.

  3. Conclus√£o: Aqui, os estudantes devem revisitar os pontos principais do projeto, discutir o que aprenderam e concluir com uma an√°lise final do projeto.

  4. Bibliografia: Deve incluir todas as fontes consultadas durante a pesquisa e preparação do projeto.

Os estudantes devem levar em consideração que este documento, além de uma avaliação de seu entendimento e aprendizado sobre cetonas, é também uma avaliação de suas habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e habilidades de comunicação, essenciais para a realização bem-sucedida do projeto.

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