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Projeto: Comparação de Informações de Pesquisas | Metodologia Ativa | Projeto

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Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF02MA22,EF02MA23'

Comparação de Informações de Pesquisas

Objetivos

- 🎯 Compreender e utilizar tabelas de dupla entrada e gráficos de barras simples para comparar informações.

- 🎯 Desenvolver habilidades de análise crítica ao interpretar dados em diferentes formatos visuais.

- 🎯 Aplicar o conhecimento matemático em situações práticas do dia a dia, tomando decisões informadas com base em dados.

Curiosidades

1. Você sabia que os gráficos de barras, que parecem tão simples, são uma invenção que data de mais de 200 anos? Eles foram popularizados por William Playfair no final do século XVIII! 📊

2. Imagine que só uma pequena fração da informação que você recebe diariamente é em formato de números ou dados gráficos, mas isso tem um grande impacto na sua compreensão do mundo! 🌍

3. Os cientistas usam gráficos e tabelas para comparar dados de experimentos e descobertas. Sem eles, seria muito mais difícil entender e comunicar os resultados de suas pesquisas! 🔬

Contextualização

🌟 Bem-vindos ao mundo dos gráficos e tabelas!🌟 Neste projeto, vamos explorar como informações podem ser organizadas e comparadas de maneira visual e intuitiva. Por que isso é importante? Porque vivemos em um mundo cheio de dados e decidir com base em 'achismos' não é a melhor estratégia. Ao aprender a usar tabelas e gráficos, vocês poderão tomar decisões mais inteligentes, seja escolhendo o melhor sorvete da sorveteria ou ajudando a decidir qual filme passar no próximo festival da escola.

Imagine que vocês são detetives, mas em vez de solucionar crimes, estão descobrindo padrões e fazendo previsões com base nos dados que coletam. Dados esses que podem estar escondidos em pesquisas de opinião, registros de vendas ou até mesmo em jogos que vocês adoram jogar! 🕵️‍♂️📊

Ao final deste projeto, vocês não apenas entenderão como ler e interpretar gráficos e tabelas, mas também como usar essas habilidades para fazer escolhas mais informadas e, quem sabe, até influenciar as decisões do dia a dia com suas novas habilidades de detetives de dados!

Atividade 1: Detetives de Dados: Uma Aventura Gráfica

Descrição

Nesta atividade, vocês se tornarão verdadeiros detetives de dados, explorando o mundo dos gráficos e das tabelas para descobrir padrões e tomar decisões fundamentadas. Vocês irão coletar informações de uma lista de compras imaginária e organizá-las em uma tabela de dupla entrada. Com base nessa tabela, criarão um gráfico de barras para visualizar e comparar os dados. O desafio é descobrir quais produtos são mais comprados e em quais dias da semana as compras são mais frequentes. Este exercício proporcionará uma compreensão prática de como dados reais são coletados, organizados e interpretados, preparando vocês para aplicar essas habilidades em situações do dia a dia.

Materiais Necessários

- Papel quadriculado ou folhas de caderno comum

- Canetas ou lápis coloridos

- Régua

- Lista de compras fictícia (fornecida pelo professor como PDF)

- Acesso a um software de planilhas como Google Sheets (opcional)

Passo a Passo

  1. Faça o download e imprima a lista de compras fictícia.
  2. Utilize o papel quadriculado para criar uma tabela de dupla entrada. Coloque os nomes dos produtos em uma coluna e os dias da semana em outra, organizando as quantidades compradas em cada dia.
  3. Com as canetas ou lápis coloridos, preencha a tabela com as informações da lista de compras.
  4. Utilize os dados da tabela para criar um gráfico de barras. Cada barra do gráfico deve representar a quantidade total de um produto comprada naquela semana.
  5. Se estiver usando um software de planilhas, como o Google Sheets, insira os dados na planilha e use a ferramenta de gráfico para criar o gráfico de barras.
  6. Analise o gráfico criado. Quais produtos são mais comprados? Há um dia da semana que se destaca nas compras? Anote suas observações.
  7. Com base nas análises, prepare um pôster que apresente a tabela e o gráfico. Inclua uma breve explicação sobre o que cada parte do gráfico representa e o que você aprendeu com a atividade.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um pôster digital ou manual que apresente a tabela de dupla entrada e o gráfico de barras criado a partir dos dados da lista de compras. O pôster deve ser visualmente atraente e incluir uma breve descrição dos dados coletados, das conclusões tiradas e de como o gráfico ajudou na compreensão dos dados.

Atividade 2: Construtores de Cidades Gráficas

Descrição

Nesta atividade, vocês terão a chance de ser urbanistas por um dia, mas com um toque de matemática! Vocês irão criar uma cidade gráfica, onde cada edifício representará uma categoria de dados distintos, como tipos de animais preferidos, cores favoritas ou frutas mais consumidas. A ideia é que cada aluno represente visualmente, através de gráficos de barras, como a população (os colegas da sala) se distribui entre as diferentes categorias. Vocês usarão sua criatividade para desenhar e montar esta cidade, tornando o aprendizado sobre gráficos e tabelas uma experiência divertida e artística. Ao final, cada um apresentará a sua 'cidade', explicando as escolhas feitas e os dados representados, promovendo uma compreensão prática e visual das informações coletadas.

Materiais Necessários

- Papel cartão ou cartolina

- Tesoura

- Cola

- Lápis de cor, canetas ou giz de cera

- Régua

- Dados coletados em sala (preferências dos colegas, trazidas em uma lista anônima)

- Folha de orientações com categorias sugeridas e como organizar os dados

Passo a Passo

  1. Reúna os materiais necessários listados e a lista de preferências coletadas.
  2. Escolha uma categoria de dados (ex: tipos de animais preferidos) e desenhe um esboço da distribuição esperada em um gráfico de barras.
  3. Use a régua para ajudar a desenhar os gráficos de barras no papel cartão, um para cada categoria escolhida.
  4. Use lápis de cor, canetas ou giz de cera para colorir e diferenciar cada barra no gráfico.
  5. Corte os gráficos de barras e organize-os na cartolina para formar a 'Cidade Gráfica', onde cada gráfico é um edifício.
  6. Cole os gráficos de barras na cartolina, rotulando cada um claramente.
  7. Prepare uma breve apresentação explicando o processo de criação da cidade, as escolhas de design e o que cada gráfico representa, baseando-se nos dados coletados.
  8. Apresente sua 'Cidade Gráfica' à classe, compartilhando o que aprendeu sobre representação de dados com gráficos de barras.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será a 'Cidade Gráfica' de cada aluno, composta por gráficos de barras que representam as categorias de dados escolhidas. Cada edifício (gráfico) deve ser claramente rotulado e demonstrar a proporção de alunos que escolheram cada categoria. A cidade deve ser montada em uma folha de papel cartão ou cartolina, e cada aluno deverá apresentar sua cidade à classe, explicando os dados que escolheu representar, como fez as escolhas de design e o que aprendeu com o processo.

Atividade 3: Festival de Dados: Criando e Analisando Pesquisas Visuais

Descrição

Prepare-se para embarcar em uma jornada de descobertas com o Festival de Dados! Nesta atividade, vocês terão a oportunidade de criar e analisar dados de maneira divertida e criativa. Vocês serão os organizadores de um festival na escola, onde coletarão dados sobre as preferências de gêneros musicais de seus colegas. O desafio é transformar esses dados em uma exposição visual atraente usando gráficos de barras e tabelas de dupla entrada. Este projeto não só reforçará suas habilidades matemáticas, mas também desenvolverá sua capacidade de comunicação e criatividade ao apresentar informações de forma clara e eficaz. Vocês aprenderão como organizar e analisar dados reais, além de como visualizá-los para que sejam facilmente compreendidos por outros.

Materiais Necessários

- Papel A3 ou cartolina

- Canetas, lápis de cor ou marcadores

- Folhas de pesquisa com perguntas sobre gêneros musicais (fornecidas pelo professor)

- Acesso a um software de planilhas como Google Sheets (opcional)

- Régua

- Tesoura

Passo a Passo

  1. Distribua as folhas de pesquisa para cada aluno coletar informações sobre os gêneros musicais preferidos de seus colegas.
  2. Organize os dados coletados em uma tabela de dupla entrada, com os gêneros musicais em uma coluna e o número de votos de cada gênero em outra.
  3. Use os dados da tabela para criar um gráfico de barras que represente visualmente a distribuição dos votos para cada gênero musical.
  4. Customize o gráfico de barras com cores diferentes para cada gênero musical, tornando a informação visualmente atraente e clara.
  5. Corte a tabela de dupla entrada e o gráfico de barras, se necessário, e organize-os na cartolina para criar uma exposição visual harmoniosa.
  6. Adicione títulos, legendas e uma breve descrição dos dados coletados e do que os gráficos representam.
  7. Apresente a exposição visual à classe, explicando o processo de coleta de dados e as conclusões tiradas a partir dos gráficos.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será uma exposição de dados visuais montada em uma cartolina, que incluirá uma tabela de dupla entrada e um gráfico de barras. Cada grupo criará uma apresentação visual que mostre quais gêneros musicais são mais populares entre os alunos da escola. A exposição deve ser clara, colorida e informativa, com uma breve descrição de como os dados foram coletados e o que os gráficos revelam sobre as preferências musicais.


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