Contextualização
O substantivo é a palavra que dá significado a tudo que nos rodeia, concretamente ou abstratamente. Nós o usamos para identificar pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos, por exemplo. No entanto, uma das belezas do estudo de linguagem é que raramente as palavras funcionam sozinhas. Assim como os seres humanos, as palavras também possuem seus "parceiros" - alguns deles são os determinantes do substantivo.
Os determinantes são palavras que precedem o substantivo para determiná-lo de alguma forma. Incluem artigos, pronomes e adjetivos. Eles são extremamente importantes porque fazem com que o substantivo seja melhor compreendido dentro do contexto da frase. Por exemplo, a frase "O gato é preto" tem o substantivo "gato", o artigo definido (um tipo de determinante) "O" e o adjetivo (outro tipo de determinante) "preto".
Este tema é fundamental na disciplina de Português, porque é a base para a compreensão e construção de frases coerentes e coesas. Saber identificar um substantivo, classificá-lo e encontrar seus determinantes é uma habilidade indispensável para qualquer pessoa que deseje se comunicar de maneira eficaz e precisa.
A língua portuguesa é uma das mais ricas e complexas do mundo, e seu domínio pode abrir muitas portas, tanto no âmbito acadêmico como profissional. Um bom domínio do uso de substantivos e seus determinantes demonstra que o falante possui uma compreensão mais profunda e sofisticada da língua. Isso pode ser visto, por exemplo, na escrita de um texto argumentativo, onde é necessário ser capaz de utilizar as palavras de forma precisa para convencer o leitor de sua perspectiva.
Para conhecer mais sobre o tema e se preparar para o projeto, sugerimos algumas leituras e vídeos:
- Substantivos - InfoEscola
- Substantivos e Adjetivos - Toda Matéria
- Determinantes do substantivo - Portal Educação
- Vídeo “Substantivos” - Professor Noslen (YouTube)
- Vídeo “Determinantes do substantivo” - Aula Livre (YouTube)
Atividade Prática
Título: "O Substantivo e seus Companheiros"
Objetivo do Projeto:
Compreender a utilização do substantivo na Língua Portuguesa, seus determinantes e sua classificação.
Descrição do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e deverão realizar uma análise linguística de um texto literário, identificando e classificando os substantivos e seus determinantes. Além disso, irão escrever uma história original usando os substantivos analisados, seus determinantes e formar palavras derivadas.
Materiais Necessários:
- Um livro ou texto de escolha do grupo (pode ser em formato digital ou físico)
- Caderno e lápis
- Computador com acesso à internet
Passo a Passo:
1. Escolha do Texto:
Cada grupo deve escolher um livro ou um texto de um autor que gostem para análise linguística. O texto pode ser de qualquer gênero (conto, poesia, drama, etc.), mas deve ter pelo menos duas páginas.
2. Análise do Texto:
Os integrantes do grupo devem ler e analisar o texto, identificando os substantivos e seus determinantes. Eles devem anotar os substantivos, classificá-los quanto ao grau e gênero, e identificar os determinantes (artigos, pronomes, adjetivos) que os acompanham.
3. Criação de Palavras Derivadas:
A partir dos substantivos encontrados, os alunos devem criar palavras derivadas usando os prefixos e sufixos mais comuns na língua portuguesa.
4. Escrita da História Original:
Após a análise linguística, o grupo deve escrever uma história original, utilizando os substantivos analisados, seus determinantes e as palavras derivadas criadas. A história deve ter um início, meio e fim, e deve fazer uso criativo das palavras analisadas.
5. Redação do Documento Final:
O grupo deve fazer um relatório final com a introdução (contextualização do tema, escolha do texto), desenvolvimento (análise do texto e criação da história), conclusões tiradas da atividade e a bibliografia utilizada. A introdução deve justificar a escolha do texto e a importância do assunto. No desenvolvimento, o grupo deve explicar como realizaram a análise linguística, a criação das palavras derivadas, a parte criativa da escrita da história e qualquer problema e/ou solução que tenham encontrado durante a realização do projeto. Na conclusão, devem retomar os pontos principais e explicar as lições aprendidas com o projeto. Na bibliografia, devem citar o texto original analisado e quaisquer outras fontes que tenham ajudado na elaboração do projeto.
Entregas do Projeto:
- Lista de substantivos e seus determinantes encontrados no texto original, com classificação de gênero e grau
- Lista de palavras derivadas criadas
- História original escrita pelo grupo
- Documento final escrito com introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.
A avaliação será baseada no entendimento do tema, na correção da análise linguística realizada, na habilidade de criar palavras derivadas, na criatividade da história escrita e na clareza e completude do documento final escrito.
O projeto deve ter um prazo de uma semana para ser finalizado, a partir da data de início. A carga horária total de cada aluno deve ser de duas a quatro horas.