Contextualização
As organizações intergovernamentais são entidades formadas por dois ou mais Estados, que se unem para cooperar em questões de interesse comum. A maior e mais conhecida dessas organizações é a ONU (Organização das Nações Unidas), fundada em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de manter a paz e a segurança internacionais, além de promover o desenvolvimento econômico e social.
A ONU e suas agências associadas (como a UNESCO, a OMS, entre outras) têm desempenhado um papel muito importante nas relações internacionais, lidando com questões que vão desde a resolução de conflitos até questões de saúde e educação. A atuação dessas organizações molda as relações entre os países e impacta a vida de todos nós, tornando esse tema altamente relevante para nosso cotidiano.
Dentro desse contexto global, várias questões podem ser analisadas, como a hegemonia europeia e a atuação dessas organizações em situações de conflito, a influência das organizações econômicas mundiais na cultura e no consumo e a atuação dessas organizações em relação às minorias étnicas e à diversidade cultural.
Introdução
Para que possamos compreender de maneira mais ampla a ONU e as organizações intergovernamentais, é fundamental que examinemos os diversos conceitos e temas que envolvem a atuação dessas entidades. Nesse sentido, focaremos em quatro tópicos chave: o papel da ONU e das organizações intergovernamentais no mundo pós 2ª Guerra Mundial, a influência dessas organizações na cultura e no consumo, a intervenção dessas entidades em situações de conflito e o respeito à diversidade cultural.
Para auxiliar nesse processo, sugerimos alguns materiais que serão úteis para aprofundar seu conhecimento nesses tópicos:
- Site oficial da ONU
- História da ONU: da criação à atualidade (Super Interessante)
- O que é a ONU e qual o seu papel? (Toda Matéria)
- As Organizações Intergovernamentais e a ordem internacional (Scielo)
Lembre-se, este é um projeto desafiador e que demandará tempo, pesquisa e discussão. Mantenha a mente aberta e lembre-se que a história do nosso mundo é complexa e multifacetada. Não busque soluções simples para perguntas complexas, mas sim tente compreender as várias camadas que compõem cada tópico.
Atividade Prática
Título da Atividade: Simulando a ONU: Resoluções para Crises Mundiais
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão prática do funcionamento da ONU e de como as decisões são tomadas em um cenário de crise internacional. Para isso, os alunos irão simular um comitê da ONU, discutindo e elaborando resoluções para situações reais de crise global.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes e cada grupo representará um país na ONU. Os países serão distribuídos de forma aleatória, mas equitativa, incluindo tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.
Cada grupo terá que pesquisar sobre seu país, como sua economia, cultura, política externa e posição em relação a temas globais, como conflitos, saúde global, economia e diversidade cultural. Além disso, os grupos deverão investigar a atuação de seu país na ONU.
Posteriormente, os grupos participarão de uma simulação de um comitê da ONU em que serão apresentadas diversas situações de crise para as quais eles precisarão encontrar soluções. Os estudantes serão desafiados a considerar os interesses de seu país, as relações internacionais e o papel da ONU em resolver essas crises.
Materiais Necessários:
- Computador com acesso à internet para pesquisa
- Papel e caneta para anotações
- Sala adequada para a simulação
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
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O professor divide os alunos em grupos e atribui um país para cada um.
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Cada grupo realiza uma pesquisa aprofundada sobre seu país e seu papel na ONU. As informações necessárias incluem, mas não se limitam a, economia, política, cultura, histórico de conflitos e posição atual em temas globais. Aprofunde-se nas quatro áreas principais de atuação da ONU: manutenção da paz internacional, promoção de direitos humanos, assistência humanitária e desenvolvimento sustentável.
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Com essa base, cada grupo deve elaborar um documento escrito que descreve a postura do seu país perante as principais questões globais. Isso deve incluir uma seção sobre a atuação do país na ONU.
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Depois, o professor apresenta uma série de cenários de crise global e os grupos devem discutir e elaborar resoluções para essas crises, tentando encontrar soluções que estejam alinhadas com os interesses de seu país e com o papel da ONU.
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Por fim, os grupos devem reportar o processo de discussão e as resoluções que elaboraram, em um formato de relatório de reunião.
Entregas do Projeto:
Cada grupo deverá entregar:
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Um relatório preliminar com a descrição do seu país e sua atuação na ONU.
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O registro do processo de discussão e as resoluções elaboradas para as crises apresentadas. Este relatório deve seguir o seguinte formato:
- Introdução: Apresentar o país representado, o papel da ONU e as crises apresentadas.
- Desenvolvimento: Descrever o processo de discussão e de elaboração das resoluções, mostrando como o grupo uniu a teoria à prática, além de esclarecer a metodologia utilizada.
- Conclusões: Retomar os pontos principais, mostrando as principais aprendizagens e conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicar as fontes utilizadas na pesquisa.
Este documento escrito deve ser entregue ao professor e será utilizado como base para avaliar a aprendizagem e o trabalho colaborativo dos alunos.