Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Projeto "Debatendo Carreiras PRÓ e CONTRA"

Lara da Teachy


Clube de Debates

Original Teachy

Debate e sua utilização nas carreiras

Contextualização

O debate é uma das mais antigas formas de engajamento humano em importantes tópicos e assuntos. Através do curso da história, o debate tem sido uma forma vital de comunicação, troca de ideias e até mesmo uma maneira de resolver conflitos. Desde a antiga Grécia, onde os filósofos discutiam sobre a natureza do universo, até os tempos atuais, onde os líderes mundiais discutem soluções para os desafios globais, o debate continua sendo uma peça chave na condução do pensamento e da ação humanos.

Num mundo cada vez mais dependente de comunicação eficaz e de soluções colaborativas para seus desafios, cada vez mais profissões requerem habilidades de debate eficazes. A capacidade de expressar suas ideias claramente e persuasivamente, analisar criticamente argumentos e informações, e construir um consenso através de divergências de opinião são habilidades preciosas em nosso mundo complexo e interconectado.

Introdução

É nesse contexto que este projeto se situa, visando aprimorar nossas habilidades de debate e melhor compreender como estas são utilizadas nas mais diversas carreiras. Este projeto busca, portanto, não apenas ensinar a teoria do debate, mas também como aplicar essa teoria na prática de forma eficaz e impactante.

O projeto se dividirá em três etapas principais4: Contextualização e Introdução, onde os diferentes aspectos do debate e sua importância serão discutidos; Atividade Prática, que vai desafiar vocês em um ambiente de debate real com um tópico a ser debatido entre grupos; e por último Conclusões e Critérios de Avaliação, encerrando o projeto e refletindo sobre o que aprendemos.

Material Complementar

Para que vocês possam se aprofundar mais no tema e ter uma base sólida para a realização do projeto, deixo aqui algumas sugestões de leituras e vídeos:

  • Livro "Debate: The art of Persuasive Speaking" por Harvey Sacks: É uma excelente introdução ao mundo do debate e seus princípios. (Certifique-se de estar em conformidade com a política anti-pirataria de sua escola)

  • TED Talk "The lost art of democratic debate" por Michael Sandel: É um vídeo incrível que mostra o poder do debate na formação de uma sociedade democrática.

  • Relatos de carreira: Vários vídeos e artigos estão disponíveis online com profissionais de diferentes campos explicando como eles usam as habilidades de debate em suas carreiras. Tente pesquisar por relatos de advogados, políticos, empresários, educadores, médicos, etc.

Espero que estes materiais ajudem a despertar ainda mais seu interesse em aprender e praticar esta arte antiga e tão relevante que é o debate!

Atividade Prática

Projeto "Debatendo Carreiras PRÓ e CONTRA"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a experiência de se preparar e participar em um debate. O tema do debate será "O papel do debate em diferentes carreiras". Cada grupo será responsável por representar e defender a relevância do debate em uma carreira específica (por exemplo, Direito, Educação, Política, Negócios, Medicina).

Os grupos irão pesquisar sobre suas carreiras designadas, preparar argumentos, ensaiar e, finalmente, irão debater em um fórum estruturado na frente da classe. Isso irá demandar dos alunos habilidades como pesquisa, análise crítica, organização de argumentos, comunicação eficaz e trabalho em equipe.

Materiais Necessários

  • Livros, artigos, internet, documentários, relatórios de carreira (Recursos para pesquisa)
  • Canetas, papel, cartazes, marcadores para anotações e brainstorming
  • Uma sala com cadeiras e mesa para o evento de debate
  • Cronômetro para controlar o tempo durante o debate

Descrição Detalhada do Projeto

Os estudantes serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será designado para defender a importância do debate em uma carreira específica. O professor pode designar as carreiras ou os grupos podem selecionar de uma lista pré-estabelecida.

Depois de designadas as carreiras, os grupos terão um mês para se prepararem para o debate. Durante esse tempo, eles devem pesquisar sua respectiva carreira, identificar maneiras de como as habilidades de debate são relevantes e úteis nessa carreira, e preparar seus argumentos para o debate.

Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Os estudantes são divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Designação das Carreiras: As carreiras são designadas para cada grupo pelo professor ou selecionadas pelos grupos a partir de uma lista pré-estabelecida.

  3. Pesquisa: Os grupos realizam pesquisas sobre sua carreira designada e sobre como as habilidades de debate são utilizadas nessa carreira.

  4. Preparação de Argumentos: Após a pesquisa, os grupos preparam seus argumentos para o debate. Eles devem desenvolver argumentos sólidos e claros sobre como as habilidades de debate são úteis e relevantes na carreira designada.

  5. Ensaio: Os grupos devem ensaiar seus argumentos e preparar-se para a refutação dos argumentos dos outros grupos.

  6. Debate: Os grupos participam do debate. Cada grupo apresenta seus argumentos, refuta os argumentos dos outros grupos e responde às perguntas da classe ou do professor.

  7. Relatório Final: Após o debate, cada grupo deve preparar um relatório escrita que reflita sobre sua experiência. O relatório deve ter quatro seções: introdução, desenvolvimento, conclusões, e bibliografia utilizada.

Entrega do Projeto

O trabalho de cada grupo resultará em dois produtos principais:

  1. Debate ao Vivo: Cada grupo apresentará seus argumentos perante a classe num debate estruturado que será então avaliado pelo professor. O debate ao vivo dará a oportunidade para que cada grupo exponha suas ideias, argumentos e pesquisas de uma maneira fluida e persuasiva.

  2. Relatório Escrito: Depois de concluído o debate, cada grupo deverá preparar um relatório por escrito de 2 a 4 páginas, obedecendo os seguintes tópicos principais:

  • Introdução: O relatório deve começar com uma introdução sucinta que delinea o foco da pesquisa e os principais argumentos levantados no debate.

  • Desenvolvimento: Nesta seção, o aluno deve explicar em detalhes as pesquisas realizadas, os métodos de pesquisa utilizados, os principais argumentos apresentados no debate, as refutações feitas contra os argumentos de outros grupos e as respostas a essas refutações.

  • Conclusões: O relatório deve terminar com uma reflexão dos estudantes sobre o que aprenderam neste projeto, como a atividade contribuiu para uma melhor compreensão do debate e suas aplicações práticas, e as habilidades que foram desenvolvidas no processo.

  • Bibliografia: Esta seção deve listar todas as fontes utilizadas para a pesquisa e o debate.

Lembrem-se, o objetivo deste relatório não é apenas avaliar o que vocês aprenderam, mas também como vocês trabalharam em equipe, como vocês se desenvolveram como debatedores e comunicadores e como vocês aplicaram criativamente seus conhecimentos num novo contexto.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Default Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto BullySTOP: Pesquisa, Debate e Ação
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Supremo de Debate em Equipe: Defendendo e Refutando
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Espelho, Espelho Meu: O Papel do Esporte na Nossa Sociedade
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Resolvendo um Conflito Global através do Debate
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies