Contextualização
O aprendizado de um novo idioma, tal como o espanhol, não se resume somente à aquisição de novas palavras e regras gramaticais. Aprender um idioma é também aprender a funcionar em um novo contexto cultural e a se comunicar de maneira eficiente dentro dele. Dito isto, um aspecto fundamental na comunicação cotidiana e que, muitas vezes, pode ser negligenciado durante a aprendizagem, é a maestria da conversação sobre tempo. Isso inclui a capacidade de expressar e entender dias da semana, datas e horas.
Introdução teórica
Ao aprender a expressar os dias da semana, as datas e as horas em espanhol, os alunos não somente aprofundam sua capacidade de se comunicar com falantes nativos em situações rotineiras do dia a dia, como também adquirem uma rica visão cultural. Espanhol, sendo uma língua falada em diversos países ao redor do mundo, tem diversas particularidades e sutilezas. Diferentes regiões têm diferentes maneiras de se referir ao tempo e entender essas variações ajudará a ter uma imersão mais eficiente e completa.
As expressões do tempo em espanhol, que incluem os dias da semana, as datas e as horas, são também uma excelente maneira de introduzir novos conceitos linguísticos aos alunos. Por exemplo, quando se fala de dias da semana ou datas, introduz-se naturalmente o conceito de gênero dos substantivos, uma vez que cada dia da semana em espanhol tem um gênero específico. Da mesma forma, ao se aprender a expressar as horas, conceitos como números ordinais e números cardinais são abordados.
Importância do tema
A capacidade de se comunicar sobre o tempo é uma habilidade indispensável na vida cotidiana. Num mundo globalizado onde as interações no dia a dia podem ocorrer em diferentes fusos horários, e onde viagens para países falantes de espanhol se tornaram comuns, entender e ser capaz de expressar o tempo em espanhol é uma competência essencial.
Além disso, compreender como expressar datas e horas no idioma espanhol pode facilitar a compreensão de textos em espanhol, seja em ambiente acadêmico ou profissional, já que a menção de datas e horários é frequente.
Atividade Prática
Título da atividade: "Relógio do Tempo: Dias, datas e horas em Espanhol."
Objetivo do Projeto
Este projeto foca no aprendizado e prática do vocabulário relacionado aos dias da semana, datas e horas em espanhol. Os alunos irão explorar, de forma lúdica e colaborativa, esses conceitos linguísticos, aplicando-os em situações cotidianas e desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
Descrição do Projeto
Os grupos serão formados por 3 a 5 alunos e cada grupo será responsável pela criação de um "Jogo de Tabuleiro do Tempo". A ideia é que os alunos desenvolvam um jogo interativo que desafie os participantes a usar e interpretar datas e horas em espanhol corretamente.
Materiais Necessários
- Papel cartão ou cartolina
- Marcadores coloridos
- Dados
- Pequenos objetos para serem utilizados como peças do jogo
- Régua
- Fitas adesivas
- Tesoura
Passo a Passo da Atividade
-
Criação do Tabuleiro: Em um papel cartão ou cartolina, os alunos desenham o tabuleiro do jogo. O layout deve ser composto de casas que representam diferentes conceitos relacionados ao tempo, como os dias da semana, datas específicas e horários do dia. Os alunos podem ser criativos e adicionar elementos de surpresa, como vantagens e desvantagens ao longo do trajeto.
-
Regras do Jogo: Os alunos devem elaborar as regras do jogo, de forma que estimule a prática do vocabulário estudado. Por exemplo, quando um jogador lança o dado e cai em uma casa, ele deve realizar uma tarefa relacionada ao tempo, como dizer a data corrente em espanhol ou descrever sua rotina de um determinado dia da semana. Se o jogador falhar na tarefa, ele volta para a casa anterior.
-
Manual de Instruções: Após definir as regras, os alunos devem redigir um manual, em espanhol, explicando como jogar, incluindo exemplos do vocabulário utilizado.
-
Teste do Jogo: Uma vez que o tabuleiro esteja pronto, os alunos devem testar o jogo entre si, fazendo os ajustes necessários.
-
Apresentação: Por fim, cada grupo fará uma apresentação do seu jogo frente à turma, explicando as regras e o processo de criação.
Entrega do Projeto
Após a finalização da atividade prática, os alunos deverão preparar um relatório escrito (em Espanhol) de aproximadamente cinco páginas, contendo:
-
Introdução: Deve conter uma breve descrição do projeto, sua relevância, objetivo e a relação com os conceitos de dias da semana, datas e horas em espanhol.
-
Desenvolvimento: Aqui, os estudantes devem detalhar o processo de criação do jogo, as regras estabelecidas e como elas contribuem para o aprendizado dos conceitos linguísticos foco. Também devem incluir a metodologia utilizada no trabalho em equipe, os obstáculos encontrados ao longo do processo e como foram superados.
-
Conclusões: Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com a experiência, como aplicaram o vocabulário estudado, o que descobriram sobre a cultura hispânica e como aprimoraram suas habilidades socioemocionais (trabalho em equipe, comunicação, etc.).
-
Bibliografia: Aqui, os estudantes devem listar todas as fontes de consulta utilizadas durante o projeto, desde livros até vídeos e sites.
Todos os materiais produzidos (o jogo, as regras e o relatório) deverão ser entregues em um prazo de um mês a partir da data de apresentação do projeto.