Contextualização
A Segurança no Laboratório é um ou dos requisitos mais importantes ao se executar qualquer tipo de experimento científico. Porém, uma infeliz tendência nas disciplinas focadas na prática laboratorial é dar uma atenção marginal para este tópico tão crucial. Geralmente, as normas de seguranças são passadas aos alunos de maneira apressada e superficial, não permitindo uma profunda compreensão de sua importância e aplicação. Esse cenário se torna alarmante ao se observar as estatísticas de acidentes laboratoriais, muitos dos quais resultaram em sérios danos à saúde de estudantes e profissionais. Por isso, nesse projeto estamos dando enfoque necessário a esse assunto tão relevante.
Os laboratórios de ciências são ambientes onde a observação, a experimentação e a investigação permitem que os alunos se engajem de maneira ativa em seu processo de aprendizado. Entretanto, esses espaços também apresentam riscos inerentes como a exposição a substâncias tóxicas, a manipulação de equipamentos elétricos e as possibilidades de explosões, queimaduras ou contaminação. A segurança no laboratório não é apenas uma questão de seguir a lista de "faça" e "não faça", mas sim, exige um entendimento abrangente das práticas e protocolos de segurança estabelecidas.
Introdução
Os próximos parágrafos apresentam a base teórica para o nosso projeto. Além disso, será fornecido materiais extras para que os alunos possam aprofundar-se em determinados temas. Sugerimos a leitura do livro "Safety in the Chemical Laboratory" de James Kaufman e a consulta ao site da Organização Mundial da Saúde (OMS), que oferece diversos recursos úteis.
A Segurança no Laboratório pode ser entendida como o conhecimento e aplicativo das normas e práticas de segurança durante a condução de experimentos laboratoriais. Essas normas e práticas foram desenvolvidas para minimizar riscos e proteger a saúde e a segurança dos indivíduos que trabalham no laboratório. Elas incluem uma série de habilidades e procedimentos, como a correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), o manuseio apropriado de substâncias químicas, a aplicação de clinica médica de emergência e o procedimento de evacuação.
A Biossegurança é outro conceito importante para a nossa disciplina. Ela refere-se às medidas desenvolvidas para evitar a transmissão de infecções em laboratórios biológicos, clínicos e hospitalares, bem como em ambientes comunitários e domiciliares. A Biossegurança procura diminuir ou eliminar os riscos apresentados por diferentes organismos, seja eles bacterias, vírus ou parasitas.
Por último, a Ergonomia na Prática Laboratorial pode ser compreendida como o estudo da eficiência das pessoas em seu ambiente de trabalho. Ela busca otimizar a relação entre os operadores de sistemas e os seus ambientes de trabalho. No nosso contexto, envolve fatores como o layout do laboratório, a adequação dos equipamentos utilizados pelos laboratoristas e a própria maneira como o trabalho é organizado.
Atividade Prática
"Lab Safety Detectives"
Objetivo do Projeto:
Desenvolver a compreensão e a importância do cumprimento das normas de segurança em laboratório. Para isso, os alunos vão se tornar verdadeiros detetives de segurança de laboratório, identificando infrações simuladas de regras de segurança.
Materiais Necessários:
- Laboratório de Ciência adequado
- Itens de Segurança (EPIs: luvas, óculos de segurança, aventais)
- Substâncias químicas e materiais de laboratório
- Ficha de Infrações de Segurança (para cada equipe)
- Dispositivo de gravação (por exemplo, um smartphone)
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e irão atuar como inspetores de segurança. Vamos configurar várias estações ao redor do laboratório, cada uma contendo várias infrações de segurança. Em cada estação, os alunos devem identificar o que está errado em relação à segurança. Além disso, os alunos devem propor uma solução correta para cada transgressão detectada. Recomendamos que os alunos utilizem um dispositivo de gravação para documentar as infrações, bem como suas sugestões de remediação.
Usaremos um laboratório de ciências para este projeto, pois eles estão geralmente equipados com muitas substâncias químicas, equipamentos e ferramentas de laboratório. Os itens de segurança (EPIs) também serão necessários para a realização desta atividade, pois os alunos precisam praticar o uso correto desses equipamentos.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
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As infrações à segurança do laboratório devem ser configuradas com antecedência pelas pessoas responsáveis.
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Cada equipe deve ser equipada com um kit básico de equipamentos de segurança, que contém EPIs.
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O objetivo e as regras do projeto devem ser claramente explicados aos alunos antes de iniciarem a tarefa.
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Os alunos devem então caminhar pelo laboratório, estação por estação, identificando o que está errado em cada uma delas.
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Os alunos devem gravar cada infração, discutindo o que está errado, por que está errado e como poderia ser corrigido, como meio de documentação.
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A equipe deve registrar cada infração e a correção sugerida em sua Ficha de Infrações à Segurança.
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Depois de visitar todas as estações, cada equipe deve preparar um relatório detalhado discutindo suas descobertas.
Com base nessa atividade prática, os alunos devem redigir um relatório. O relatório deve seguir a estrutura padrão de introdução, desenvolvimento, conclusões e referências. Na introdução do relatório, os alunos devem contextualizar a “Segurança no Laboratório”, explicar por que ela é importante e detalhar o objetivo desta atividade. No desenvolvimento, o relatório deve conter uma breve explicação sobre as normas de segurança, os riscos associados aos experimentos de laboratório e a justificativa por trás das regras de segurança do laboratório. Além disso, detalhar as infrações que identificaram, a razão de serem problemáticas e como foram corrigidas. As conclusões devem recapitular os pontos principais, o que aprenderam com essa experiência e como poderiam aplicar esse conhecimento em futuros experimentos. As referências devem constar no final do relatório, citando todas as fontes de informações que foram usadas.