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Projeto: Criação do infográfico "Os Números da Nossa Escola"

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Informática

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Tabelas e Gráficos no Word

Contextualização

Nossa vida diária está repleta de dados. Vivemos em um mundo onde a informação é extremamente valiosa e, por consequência, a habilidade de entender, interpretar e apresentar dados de forma eficaz é uma competência essencial nos dias de hoje. Dentro dessa perspectiva, entra a relevância de conhecer e utilizar recursos de TI como as "Tabelas e Gráficos no Word".

O programa Microsoft Word é utilizado massivamente por todo o mundo seja no ambiente acadêmico, empresarial ou mesmo pessoal. Ele nos proporciona ferramentas valiosas para comunicar ideias e informações de forma estruturada e visualmente atraente. Dentre os muitos recursos que o Word oferece, a criação de tabelas e gráficos é uma vida vez mais imprescindível para aqueles que buscam se destacar em meio a um mar de dados e informações.

Introdução

As tabelas e gráficos presente no Word são ferramentas poderosas que auxiliam na organização de dados, facilitando a leitura, compreensão e análise. Tabelas permitem a apresentação de números e informações de uma forma que torna fácil a comparação de diferentes itens ou a visualização de variações e tendências. Gráficos, por sua vez, são perfeitos para exibir informações visuais, tais como tendências ao longo do tempo.

Com o domínio na criação e manipulação desses elementos, torna-se possível apresentar de maneira eficiente informações complexas e dados numéricos, que podem ajudar na tomada de decisões importantes em diversas áreas.

Neste projeto, vamos nos aprofundar nesse mundo das tabelas e gráficos no ambiente do Word. Juntos, aprenderemos sobre sua criação, customização, manipulação de dados e análise.

Materiais de apoio:

Para que aprofundem seus conhecimentos sobre o tema, sugiro as seguintes fontes de consulta:

  • "Microsoft Word 2019 Step by Step" - Barrios, Joan Lambert and Preppernau, Joyce.

  • "Word 2019 For Dummies" - Gookin, Dan.

  • Vídeo tutorial "How to Insert and Format Tables in Word 2019" disponível no YouTube.

  • Vídeo tutorial "How to Create Graphs in Word 2019" também disponível no YouTube.

Lembrem-se! A prática leva à perfeição. Então é importante que explorem as funcionalidades do Word e pratiquem a criação de várias tabelas e gráficos para adquirir confiança e habilidade.

Atividade Prática

Criação do infográfico "Os Números da Nossa Escola"

Objetivo do Projeto

A atividade proposta visa a aplicação prática do uso de tabelas e gráficos no ambiente do Microsoft Word. Para isso, cada grupo de 3 a 5 alunos criará um infográfico informativo detalhando várias estatísticas da nossa escola utilizando estes recursos. Este material poderá ser usado em murais informativos, site da escola e entregues aos demais estudantes.

Materiais Necessários

  • Computador com Microsoft Word instalado.
  • Dados sobre a escola (número de estudantes por turma, média de notas por turma, número de funcionários, etc) que serão fornecidos pela direção da escola.
  • Pesquisa na internet para recursos gráficos adicionais (se necessário).

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão responsáveis pela criação de um infográfico no Word que reflita a realidade da nossa escola. Eles precisarão trabalhar em equipes para coletar, organizar e visualizar os dados fornecidos utilizando as habilidades técnicas que aprendemos ao longo das aulas.

O infográfico deverá apresentar pelo menos 3 tabelas e 3 gráficos, cada um destacando uma estatística diferente da escola. Essas representações devem ser claramente legendadas e comentadas para que qualquer pessoa possa entender as informações ali presentes.

Os infográficos serão compartilhados com toda a escola, portanto, devem ser claros, informativos e visualmente agradáveis.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Organize sua equipe e decida uma estratégia de trabalho. Como os dados serão divididos? Quem será responsável por qual tarefa?

  2. Coletar os dados da escola fornecidos pela direção, organizando as informações de forma lógica em tabelas.

  3. Desenvolver tabelas no Word para apresentar os dados coletados, aplicando as técnicas corretas para formatar e manipular os dados nas tabelas.

  4. Elaborar gráficos baseados nas tabelas criadas para visualizar as informações de forma clara e concisa.

  5. Criar legendas e comentários para cada gráfico e tabela, garantindo que a informação seja compreendida por qualquer leitor.

  6. Revisar o trabalho em equipe: os dados estão corretos? Os gráficos estão claros e informativos? O infográfico como um todo é visualmente agradável e fácil de entender?

  7. Compilar seu infográfico no Word, certificando-se de que todos os elementos estejam em harmonia no documento: as tabelas, os gráficos, os textos e outros elementos visuais.

  8. Após a conclusão da parte prática do projeto, cada equipe deverá criar um relatório que acompanhará o infográfico. Esse relatório deve incluir a seguinte estrutura:

  • Introdução: Nesta seção, a equipe vai explicar sobre o projeto e qual seu objetivo.

  • Desenvolvimento: Aqui, a equipe deve detalhar o processo de criação do infográfico. É importante descrever cada passo, desde a coleta de dados até a conclusão do infográfico, explicando as decisões que foram tomadas no processo e como as ferramentas do Word foram utilizadas para criar as tabelas e gráficos.

  • Conclusões: Nesta secção, a equipe vai refletir sobre o projeto. O que aprenderam? Que desafios encontraram e como os superaram? Como encontraram soluções criativas para estes desafios? Quais foram os insights tirados da análise dos dados apresentados no infográfico?

  • Bibliografia: Cite todas as fontes de informações e recursos gráficos utilizados para o projeto.

Entrega do Projeto

O projeto final incluirá o infográfico e o relatório. Ambos os materiais devem ser entregues em formato digital (PDF) por e-mail para o professor.

O infográfico deve ser claro e informativo, e o relatório deve detalhar o processo de pesquisa e criação do infográfico, bem como os aprendizados e conclusões da equipe.

Cada grupo de alunos terá uma semana para completar o projeto a partir da data de início.


Iara Tip

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