Contextualização
O conceito de Sustentabilidade, definido pelo Relatório de Brundtland (1987), aponta para três dimensões: meio ambiente, sociedade e economia. Essas três dimensões devem estar interligadas e serem consideradas conjuntamente para garantir que as necessidades das gerações atuais sejam atendidas sem prejudicar a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas.
A Justiça Social, por outro lado, é um princípio fundamental para convivência pacífica e próspera dentro e entre as nações. Nós promovemos a justiça social quando removemos as barreiras que as pessoas enfrentam por causa de gênero, idade, raça, etnia, religião, cultura ou incapacidade.
Juntos, Sustentabilidade e Justiça Social são a base para a criação de uma sociedade mais justa e sustentável. Entender a importância dessa interseção e dominar as habilidades necessárias para trabalhar efetivamente em torno desses tópicos é essencial para qualquer estudante da disciplina de Sustentabilidade. No entanto, enfrentar esses desafios não será uma tarefa fácil. É preciso uma compreensão crítica, conhecimento interdisciplinar, pensamento crítico, tomada de decisão ética, comunicação eficaz, colaboração, habilidades de resolução de problemas e advocacia.
O Papel da Sustentabilidade e da Justiça Social no Mundo Atual
Considerando a crise climática, a perda de biodiversidade, a contaminação ambiental e a desigualdade social crescente que estamos enfrentando atualmente, a importância da Sustentabilidade e da Justiça Social tornou-se mais relevante do que nunca. Trabalhando juntos para a justiça social, podemos enfrentar estes desafios e criar uma sociedade sustentável.
Nesse sentido, se quisermos cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, teremos de considerar a justiça social em todas as nossas ações voltadas para a sustentabilidade. Devemos garantir que ninguém seja deixado para trás.
Materiais de Estudo Complementares
Para você se aprofundar no assunto e se preparar para desenvolver seu projeto, aqui estão algumas sugestões de materiais de estudos:
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Livros: "Desigualdades Ambientais e Justiça Espacial nas Cidades" de Rualdo Menegat; "Earthscan Reader in Sustainable Development" de John Pezzey, Michael Toman.
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Documentários: "Home: Nosso Planeta, Nossa Casa" (Yann Arthus-Bertrand, 2009); "O Futuro do Planeta" (National Geographic, 2016).
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Vídeos: "Por que a justiça climática é uma questão de direitos humanos?" (TED-Ed); "Sachs: Sustainable Development" (The Economist).
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Sites: [Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento] (PNUD); [Instituto Ethos] [Greenpeace] [Instituto Socioambiental] [World Resources Institute]
Eu incentivo vocês a pesquisarem sobre outros materiais também que possam ajudá-los no entendimento e construção do projeto e, posteriormente, discutirmos em sala de aula.
Atividade Prática
Projeto "Ação Sustentável e Justa: Construindo um Futuro Melhor"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre Sustentabilidade e Justiça Social, permitindo que os eles possam analisar problemas reais em suas comunidades, planejar e executar soluções práticas que demonstrem os princípios de sustentabilidade e justiça social.
O projeto também tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, tais como gestão do tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet para pesquisa
- Câmera para documentação (opcional)
- Materiais para execução do projeto (varia dependendo do projeto)
Descrição Detalhada do Projeto
O projeto será desenvolvido por grupos de 3 a 5 estudantes e terá a duração de um mês.
Cada grupo deverá escolher e analisar um problema de sustentabilidade que impacte diretamente um grupo social em sua comunidade. Os estudantes devem pesquisar sobre o problema e como este impacta na justiça social e propor uma solução para ele.
Em seguida, os estudantes devem criar e executar um plano de ação para implementar a solução na comunidade e documentar todo o processo.
Os estudantes devem usar a teoria estudada em classe para apoiar suas escolhas e decisões durante o projeto.
O projeto culminará com a criação de um relatório e uma apresentação.
Passo a Passo para Realização da Atividade
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Formação dos grupos: Os grupos devem ser formados por 3 a 5 estudantes.
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Definição do problema: Cada grupo deve definir um problema de sustentabilidade em sua própria comunidade que esteja diretamente ligado à justiça social.
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Pesquisa: Os grupos deverão investir tempo pesquisando o problema escolhido, descobrindo como ele se relaciona com a sustentabilidade e a justiça social.
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Plano de Ação: Com base na pesquisa, os estudantes devem então criar um plano de ação claro e detalhado que descreva os passos que eles tomarão para implementar sua solução.
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Execução: O plano deve ser executado, com os estudantes documentando todo o processo. Isso pode ser feito através de fotos, vídeos, diários de bordo, etc.
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Criação do Relatório: Cada grupo deve criar um relatório detalhado que descreva o problema escolhido, a pesquisa realizada, o plano de ação, a execução e os resultados.
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Apresentação: Finalmente, cada grupo deve fazer uma apresentação oral para a classe compartilhando todo o processo e as conclusões alcançadas.
Conclusão e Entregas do Projeto
Ao final do projeto, os grupos de alunos devem entregar:
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O relatório escrito, contendo: Introdução (com o contexto do problema e seu impacto na justiça social), Desenvolvimento (descrição da pesquisa realizada, detalhamento do plano de ação e relato da execução do plano), Conclusões (discussão dos resultados, aprendizados e conclusões sobre a interligação de sustentabilidade e justiça social) e Bibliografia utilizada.
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A apresentação oral, que pode vir acompanhada de slides, deve conter: Descrição do problema e de como ele impacta a justiça social, explicação do plano de ação e sua execução, resultados alcançados, aprendizado do grupo com o projeto e discussão dos próximos passos após a execução do projeto.
Este modelo de projeto permite aos alunos experimentarem e entenderem na prática os conceitos interligados de Sustentabilidade e Justiça Social, e colocarem em prática suas habilidades de pesquisa, colaboração, gestão de tempo, resolução de problemas, pensamento criativo e comunicação.