# Contextualização
Teatro e Terapia são campos que, à primeira vista, podem parecer distantes, mas na realidade estão profundamente conectados. Teatro é uma forma de expressão, um meio pelo qual indivíduos podem explorar e expressar suas emoções, idéias e experiências. Terapia é um meio de cura, auxiliando as pessoas a compreenderem seus sentimentos, a refletir sobre suas experiências de vida e a desenvolver estratégias para lidar com desafios emocionais e sociais.
Combinadas, essas duas disciplinas deram origem a uma área de estudo e prática inovadora que é conhecida como Teatro Terapêutico. Durante este curso, vamos mergulhar fundo neste fascinante campo, aprendendo sobre seus fundamentos teóricos e colocando as ideias em prática através de um projeto criativo e colaborativo.
A Terapia através do teatro é uma forma de psicoterapia que usa técnicas teatrais para promover a expressão pessoal e o desenvolvimento emocional. Ela reconhece que o teatro é uma forma de arte que tem o potencial de transformar e curar. O teatro permite que você explore questões pessoais através de metáforas e simulações, oferecendo uma perspectiva diferente e a oportunidade de experimentar diferentes resultados.
Esta abordagem terapêutica é particularmente eficaz para pessoas com dificuldades de expressão emocional ou que têm dificuldade em falar sobre suas experiências. No teatro, essas experiências podem ser externalizadas e exploradas através de personagens, situações e histórias fictícias, proporcionando uma forma indirecta, mas poderosa, de abordar sentimentos e experiências dolorosas.
Em nosso mundo acelerado e altamente comunicativo de hoje, as habilidades que você adquirirá estudando 'Teatro e Terapia' são extremamente relevantes e valiosas. Eles não se limitam a situações terapêuticas, mas são igualmente úteis em muitos outros contextos, como habilidades de liderança, resolução de conflitos, trabalho em equipe e autoconsciência. Ressaltamos que é fundamental a prática de empatia e respeito no estudo de 'Teatro e Terapia'.
Abaixo estão listados alguns recursos que poderão auxiliá-los nessa jornada:
1. Livro: "[Drama Therapy]" de Robert J Landy.
2. Livro: "[The Couch and the Stage: Integrating Words and Action in Psychotherapy]" de Robert J Landy e David Read Johnson.
3. Documentário: "[Acting Out: A Theatrical Response to Trauma]".
4. Artigo da Scientific American: "[The Therapeutic Power of Performing Arts]".
5. TED Talk: "[Drama for Life | Robert Landy | TEDxNYU]".
# Atividade Prática
### Projeto "Em Cena": Teatro como Terapia
## Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma experiência prática de como o teatro pode ser usado como uma ferramenta de terapia. Os alunos irão pesquisar, planejar e realizar um pequeno projeto de teatro que incorpora as técnicas de terapia através do teatro. Além disso, eles são obrigados a documentar e refletir profundamente sobre este processo.
## Materiais Necessários:
- Papel e lápis (para o planeamento)
- Espaço para ensaios e apresentação
- Acesso a recursos/referências para pesquisa
- Equipamento básico de teatro (itens de figurino, adereços, luzes)
- Uma câmera para gravações
## Descrição detalhada do projeto:
Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas e escolher um tema de discussão emocional ou social para explorá-lo por meio do teatro. Exemplos de temas podem incluir ansiedade, depressão, preconceito, relações interpessoais problematicas e assim por diante.
Cada grupo deve passar por um processo de brainstorming para definir o melhor formato teatral para explorar o tema escolhido. Os grupos terão liberdade para escolher qualquer formato, desde o drama clássico até a comédia de improvisação, o teatro físico ou o teatro de rua.
Os alunos devem passar por um processo de pesquisa sobre os principais conceitos teóricos, terapêuticos e teatrais relacionados ao tema escolhido. Eles precisarão aplicar este conhecimento no planejamento e na execução de sua produção. A expectativa é que eles apresentem uma performance de 15 a 20 minutos.
Por fim, os alunos deverão documentar todo o processo de pesquisa, planejamento, ensaios e performance, refletindo sobre como as técnicas de Teatro-Terapêutico foram aplicadas e quais foram os seus impactos.
## Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
1. **Formação dos Grupos**: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas.
2. **Seleção do Tema**: Cada grupo deve escolher um tema de discussão emocional ou social para ser explorado através do teatro.
3. **Pesquisa e Planejamento**: Os alunos deverão pesquisar sobre os principais conceitos teóricos, terapêuticos e teatrais relacionados ao tema escolhido e planejar a estrutura crua do projeto.
4. **Desenvolvimento do Roteiro**: Os grupos devem desenvolver um roteiro teatral baseado em seu tema e pesquisa.
5. **Ensaios**: Os grupos devem ensaiar e aprofundar sua produção, explorando como as técnicas de Teatro-Terapia se aplicam em suas práticas.
6. **Performance**: Cada grupo deve apresentar sua produção de 15-20 minutos aos outros grupos e facilitadores.
7. **Documentação e Reflexão**: Todo o processo de pesquisa, planejamento, ensaios e a performance deve ser documentado pelos alunos em um relatório final detalhado. A reflexão deve conectar o trabalho prático realizado com os conceitos teóricos aprendidos.
## Entregas do Projeto:
Cada grupo deverá apresentar duas entregas finais:
1. **Performance Teatral**: Uma performance teatral de 20 minutos que demonstrará a aplicação prática dos conceitos de Teatro-Terapia.
2. **Relatório Escrito**: Um relatório detalhado sobre o processo de pesquisa, planejamento, ensaios e performance. Este relatório deve incluir:
- **Introdução**: Uma introdução ao tema, explicando sua relevância e aplicação no mundo real, e o objetivo do grupo para este projeto.
- **Desenvolvimento**: Detalhes da pesquisa teórica realizada, descrição detalhada da prática (incluindo o processo de formulação do roteiro, ensaios e desafios encontrados), a metodologia usada e a discussão dos resultados obtidos.
- **Conclusão**: Uma conclusão retomando pontos importantes, o aprendizado obtido e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- **Bibliografia**: Lista dos livros, páginas da web, vídeos, etc, que foram utilizados como referência no trabalho do projeto.
Os alunos são incentivados a utilizar escrita reflexiva ao longo do relatório, conectando suas experiências práticas com a teoria estudada na disciplina e destacando pontos principais de sua aprendizagem. O relatório deve ter entre 4.000 e 5.000 palavras, excluindo a bibliografia.