Contextualização
O século XX marcou uma virada significativa na história do teatro. Foi neste século que vimos a ascensão de novos movimentos e técnicas que desafiaram as convenções estabelecidas e reimaginaram o que o teatro poderia ser e fazer. De Strindberg e Stanislavski a Brecht e Beckett, de grupos de teatro de vanguarda independente às superproduções teatrais em grande escala, a história do teatro do século XX até o presente é rica e diversa, repleta de artistas visionários, textos inovadores e experiências teatrais impactantes.
Introdução
Vamos começar nosso estudo com um olhar sobre o teatro realista e naturalista do início do século XX. Procuraremos entender como os dramaturgos e diretores desta época buscavam retratar a vida como ela é, com todas as suas contradições e complexidades, em contraste com as convenções mais idealizadas do teatro do século XIX.
Em seguida, nos voltaremos para os movimentos de vanguarda que abalaram o mundo do teatro nas primeiras décadas do século XX: o expressionismo, o surrealismo, o dadaísmo e o futurismo. Investigaremos as inovações formais e estilísticas que esses movimentos introduziram, bem como as questões filosóficas, estéticas e políticas que eles levantaram.
Finalmente, chegaremos ao teatro do pós-guerra e ao período contemporâneo. Aqui, exploraremos uma variedade de tendências e movimentos, incluindo o teatro do absurdo, o teatro épico, a arte da performance, o teatro de protesto e mais. Também prestaremos atenção à maneira como o teatro interage com a realidade social e política de sua época, e como ele continua a se reinventar diante das mudanças tecnológicas.
Importância
A partir deste estudo, esperamos desenvolver uma apreciação mais profunda do valor e da importância do teatro como uma forma de expressão artística e social. Além disso, esperamos entender melhor como o teatro reflete e responde aos desenvolvimentos sociais, culturais e políticos de uma época, e como ele contribui para moldar as sensibilidades e percepções de quem o faz e de quem o assiste.
O teatro do século XX até o presente também abre caminho para uma gama de possibilidades criativas e interpretativas para o presente e o futuro. Compreender a história e as tendências do teatro até aqui pode nos ajudar a imaginar o que virá e a contribuir para a evolução contínua desta forma vibrante e vital de expressão humana.
Materiais Extras
- [BANHAM, Martin (1995) – The Cambridge Guide to Theater, Cambridge, Cambridge University Press]
- [CARLSON, Marvin (1993) - Theories of the theatre: a historical and critical survey from the Greeks to the present]#bookTabs=1)
Estes livros contêm uma riqueza de informações sobre a história do teatro e proporcionarão contextos úteis para a nossa exploração. Além disso, para entusiasmá-los e envolvê-los mais, teremos algumas discussões interativas em sala de aula, onde poderão compartilhar suas descobertas e insights, desafios e perguntas.
Atividade Prática
Teatro através das Décadas: Produção e Apresentação
Objetivo do projeto
Este projeto visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre as várias correntes e movimentos teatrais do século XX até o presente, por meio da pesquisa, produção escrita e encenação teatral. Os grupos são incentivados a cooperar e a explorar esses movimentos teatrais de maneira crítica, criativa e colaborativa.
Materiais necessários
- Livros, artigos e recursos online para pesquisa.
- Espaço para ensaio.
- Material para cenografia (dependendo da encenação teatral escolhida).
- Roupa de acordo com o período que eles estão encenando (eles podem ser criativos aqui!).
Descrição detalhada do projeto
Cada grupo deverá escolher uma década do século XX ou uma parte específica do século XXI e realizar um projeto em três partes:
-
Pesquisa e relatório escrito: os alunos pesquisarão o teatro do período escolhido cobrindo os principais movimentos, principais influenciadores, peças emblemáticas, inovações técnicas, interações com a política, a sociedade, a cultura e a tecnologia.
-
Peça teatral escrita: usando suas pesquisas, os alunos escreverão uma curta peça teatral (10-15 minutos) que reflete ou incorpora a estética, os temas e as técnicas do período.
-
Encenação: os alunos ensaiarão e apresentarão uma versão encurtada de sua peça para a classe.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
-
Formação de grupos de 3 a 5 alunos.
-
Escolha de uma década ou período do século XX até o presente.
-
Realização de pesquisa abrangente sobre a história do teatro na década ou período escolhido. Como regra geral, cada grupo deve passar cerca de 5 horas para realizar essa pesquisa.
-
Redação de um relatório sobre os principais movimentos e influenciadores teatrais, as notáveis peças e produções, inovações técnicas, interações com a política, sociedade, cultura e tecnologia e qualquer outro ponto relevante da década. Incluir referências bibliográficas.
-
Baseando-se no que aprenderam, os alunos devem então escrever uma curta peça teatral (10-15 minutos) que de alguma forma reflita a estética, temas e técnicas do período.
-
Ensaiar e encenar a peça teatral criada. Incluir um introdutório explicando a conexão entre a peça e o período escolhido.
-
Apresentar a peça e a pesquisa para a turma.
Estima-se que a duração desse projeto seja de cerca de 5 a 10 horas de trabalho por aluno, a ser realizado ao longo de um período de um mês.
Entregas do projeto
Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:
- Um relatório escrito sobre a história do teatro no período escolhido. O relatório deve incluir: introdução, desenvolvimento (pesquisa e análise sobre a história do teatro), conclusões e bibliografia utilizada.
- Uma cópia escrita da peça teatral.
- Um registro videográfico da apresentação teatral, incluindo a introdução da conexão entre a peça e o período escolhido.
Espera-se que ao realizar este projeto, os alunos obtenham uma compreensão sólida da história do teatro no século XX até o presente, desenvolvam habilidades práticas na produção e realização teatral e ganhem experiência em trabalho em equipe, pesquisa e escrita acadêmica.