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Projeto: História Viva da Filosofia Moderna e Contemporânea

Lara da Teachy


Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS104'

Filosofia Moderna e Contemporânea

Contextualização

A filosofia moderna e contemporânea é marcada por mudanças substanciais no pensamento humano. Com as transformações sociais, políticas e científicas ocorridas a partir do século XVII, a filosofia torna-se um campo cada vez mais questionador e reflexivo.

A filosofia moderna, que compreende aproximadamente os séculos XVII e XVIII, é caracterizada por um grande questionamento do pensamento medieval. Notáveis filósofos como René Descartes, John Locke, Baruch Spinoza, entre outros, estiveram à frente desses novos questionamentos, desafiando antigos paradigmas e apresentando novas formas de consciência filosófica.

A filosofia contemporânea, que se estende do século XIX ao presente, não é menos revolucionária. Ela continua a tradição da filosofia moderna, mas com um foco muito mais intenso no indivíduo e na sociedade. Filósofos como Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Jean-Paul Sartre, entre outros, enfocaram essas questões com perspicácia única, expandindo ainda mais o campo filosófico.

Estudar o contexto histórico da filosofia moderna e contemporânea é crucial para entender a evolução do pensamento humano e a forma como nossas sociedades se estruturaram ao longo dos séculos. A filosofia é uma ferramenta poderosa que pode nos ajudar a questionar, refletir e compreender melhor o mundo em que vivemos. Portanto, aprender sobre esses períodos da filosofia nos permite ter uma visão mais clara de como nossas crenças e valores atuais foram moldados.

As mudanças e evoluções de pensamento que a filosofia moderna e contemporânea trouxeram afetam diretamente a maneira como vivemos hoje. Conceitos como a separação entre religião e estado, a liberdade de expressão e a busca pelo sentido da vida, tão presentes em nosso cotidiano, têm suas raízes profundamente fincadas nesses períodos da filosofia.

Atividade Prática

Título da Atividade: "História Viva da Filosofia Moderna e Contemporânea"

Objetivo do Projeto

Promover um entendimento profundo da filosofia moderna e contemporânea através de uma experiência vivencial. Os alunos se tornarão especialistas em um filósofo específico e trarão suas ideias e pensamentos à vida.

Descrição Detalhada do Projeto

Divididos em grupos de 3 a 5, cada grupo escolherá um filósofo pertencente aos períodos da filosofia moderna ou contemporânea para estudar em profundidade. Cada integrante do grupo deverá se familiarizar com as principais obras, ideias e contextos históricos de seu filósofo escolhido.

Os grupos irão criar uma apresentação teatral representando um debate entre os filósofos escolhidos pelos grupos. Cada integrante do grupo representará o filósofo escolhido, argumentando e debatendo as ideias do filósofo em primeira pessoa. A apresentação deve ser criativa e engajante, incorporando uma variedade de mídias e artefatos culturais, como música, arte, literatura etc. que estejam relacionados ao filósofo escolhido.

O projeto será concluído com a elaboração de um relatório individual em que cada aluno irá detalhar sua pesquisa e o processo de preparação para o debate, bem como reflexões sobre o aprendizado obtido.

Materiais Necessários

  • Material de leitura sobre os filósofos (livros, artigos, sites confiáveis)
  • Materiais para a apresentação (por exemplo, figurinos, acessórios, músicas, etc.)
  • Computador com acesso à internet para pesquisa e preparação do relatório

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos e escolha do filósofo a ser estudado por cada grupo.
  2. Pesquisa: cada integrante do grupo deverá estudar em profundidade o filósofo escolhido, entendendo seus principais pensamentos, obras e o contexto histórico em que ele viveu.
  3. Planejamento da apresentação: o grupo deverá organizar um roteiro para a apresentação teatral que represente um debate entre os filósofos escolhidos.
  4. Preparação dos recursos necessários para a apresentação.
  5. Apresentação do debate teatralizado para a classe.
  6. Após a apresentação, cada aluno irá redigir individualmente um relatório detalhado sobre sua pesquisa e experiências durante o projeto.

O tempo total estimado para a atividade é de aproximadamente 2 a 4 horas por aluno.

Entrega do Projeto

Após a execução da apresentação teatral, cada aluno deverá redigir um relatório. O relatório deve consistir em:

  1. Introdução: O aluno deve contextualizar o filósofo escolhido, a relevância de suas ideias e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do filósofo escolhido, explicar a preparação para a apresentação em detalhes, indicar a metodologia utilizada para a pesquisa e o estudo do filósofo, e por fim apresentar e discutir resultados obtidos nesse projeto.
  3. Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório deverá ser entregue após uma semana da apresentação teatral. O trabalho em equipe, a qualidade da apresentação e o relatório individual serão avaliados.


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