Contextualização
O capitalismo é um sistema econômico e social que surgiu no século XV na Europa, basicamente na mesma época que o mercantilismo. Embora o termo seja usado para descrever o sistema econômico predominante no Ocidente, o capitalismo tem diferentes formas e práticas ao longo da história. Capitalismo 2, o termo que vamos estudar neste projeto, refere-se a uma evolução do capitalismo clássico.
A essência do capitalismo é a propriedade privada dos meios de produção e a busca pelo lucro. No entanto, o Capitalismo 2 é caracterizado pela maior interação com o estado, maior preocupação socioambiental e consideração do bem-estar de todos os stakeholders, não apenas dos acionistas. Essas diferenças apresentam implicações significativas para o mundo em que vivemos e são essenciais para entender a economia e a geopolítica modernas.
Nesse cenário, o capitalismo 2 promove um outro olhar para a promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta. Este sistema também busca harmonizar os objetivos econômicos com a justiça social, viabilizando uma forma mais equitativa de distribuição de recursos e conhecimentos. A busca por equilíbrio entre o progresso econômico e a proteção dos recursos naturais e dos direitos humanos se torna um dos pilares do capitalismo 2.
Entender essas mudanças e as implicações do capitalismo 2 é crucial para qualquer pessoa que queira entender o mundo moderno. Este sistema influencia diretamente a economia global, a geopolítica, a gestão dos recursos naturais, a sustentabilidade ambiental e muitos outros aspectos da nossa vida cotidiana. Portanto, o conhecimento e a compreensão do capitalismo 2 oferecem aos alunos a oportunidade de se tornarem cidadãos mais informados e preparados para enfrentar os desafios do século 21.
Sugiro os seguintes recursos para iniciar seus estudos sobre o tema:
- Capitalismo, socialismo e democracia, de Joseph Schumpeter
- O Espírito do Capitalismo, de Nicolas Bouzou
- Capitalismo consciente, de John Mackey e Raj Sisodia
- Capitalismo: Para entender a economia do nosso tempo, de Thomas Piketty
Podem também recorrer a vídeos e sites para complementar o estudo:
Atividade Prática: "Rumo ao Capitalismo 2 - Um Jogo de Tabuleiro Interativo"
Objetivo do Projeto
Criar um jogo de tabuleiro que simule o funcionamento do capitalismo 2, destacando suas características, consequências e contrastes com o capitalismo clássico. O jogo deve abordar os aspectos econômicos, sociais, ambientais e geopolíticos presentes no capitalismo 2.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os alunos deverão se dividir em grupos de 3 a 5 pessoas. O projeto tem previsão de duração de 20 horas para ser desenvolvido em todas as suas etapas.
Os alunos serão conduzidos a construir um jogo de tabuleiro que represente a evolução do capitalismo clássico para o capitalismo 2, destacando os pontos mais importantes desta transição, as características peculiares do capitalismo 2 e as suas implicações para a economia, sociedade, meio ambiente e geopolítica.
Materiais Necessários
- Papelão ou papel cartão (para base do tabuleiro)
- Papel colorido (para peças do jogo e detalhes do tabuleiro)
- Lápis, canetas coloridas, marcadores
- Tesoura e cola
- Blocos de notas (para redação das regras e anotações do jogo)
- Computador com acesso à internet (para pesquisas durante o desenvolvimento do projeto)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Pesquisa e planejamento (6 horas): Os alunos devem inicialmente fazer uma pesquisa aprofundada sobre o tema "Capitalismo 2", abordando aspectos como surgimento, diferenças entre o capitalismo clássico e o capitalismo 2, características principais, impactos econômicos, sociais, ambientais e geopolíticos. Com o resultado da pesquisa, os alunos deverão discutir e planejar como essas informações podem ser transformadas em um jogo de tabuleiro.
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Desenho e construção do tabuleiro (4 horas): Com base no planejamento, os alunos devem desenhar o layout do tabuleiro, representando os conceitos e aspectos pesquisados. Os alunos devem ser incentivados a serem criativos, utilizando cores, símbolos e representações para facilitar o entendimento dos jogadores.
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Criação das regras e dos elementos do jogo (5 horas): Os alunos devem definir o objetivo do jogo (o que o jogador deve alcançar para vencer), as regras de movimentação no tabuleiro, as ações possíveis (por exemplo, comprar empresas, fazer acordos, pagar impostos, enfrentar crises econômicas etc.) e as consequências destas ações. Além disso, os alunos deverão criar as peças, cartas ou outros elementos que serão utilizados durante o jogo.
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Teste do jogo e ajustes (3 horas): Com o jogo pronto, os alunos deverão jogar algumas rodadas para verificar se as regras estão claras, se o jogo é divertido e se os conceitos do capitalismo 2 são bem apresentados. Após o teste, os alunos poderão fazer ajustes, se necessário.
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Redação do Documento Escrito (2 horas): Os alunos deverão redigir um documento abordando os quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
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Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema capitalismo 2, sua relevância e aplicação no mundo real, o objetivo do projeto de criação do jogo de tabuleiro e a conexão entre o tema e a atividade proposta.
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Desenvolvimento: Os alunos devem explicitar a teoria sobre o capitalismo 2, explicar cada etapa do projeto em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir o jogo criado, suas regras, funcionalidades e como elas representam as características do capitalismo 2.
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Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos no decorrer do projeto e as conclusões retiradas sobre a temática do capitalismo 2.
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Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para realizar o projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
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As entregas deste projeto são o jogo de tabuleiro criado e o documento escrito, que são partes complementares. O jogo representa a aplicação prática dos conceitos aprendidos, enquanto o documento escrito possibilita uma reflexão teórica sobre os conceitos, a metodologia usada e a importância do tema.