Contextualização
Introdução
Concordância nominal é o conjunto de princípios que regem as relações entre nomes e demais palavras (artigos, adjetivos, pronomes, numerais). No Português, essa concordância é necessária para que estas palavras concordem em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) com o nome a que se referem. É um aspecto essencial da gramática para garantir a correção e a clareza da expressão escrita e oral.
A correta concordância nominal permite evitar erros de comunicação, já que este recurso contribui para a clareza e efetividade da mensagem, mantendo a harmonia e a coerência entre as palavras de uma sentença. Além disso, a concordância nominal é fundamental para se fazer compreender corretamente, dado que a relação entre as palavras numa frase pode alterar completamente o seu significado.
O domínio da concordância nominal é de suma importância não apenas para a vida acadêmica, mas também para o mundo profissional. Em muitas profissões, a escrita correta e eficiente é uma habilidade valorizada e, em alguns casos, até mesmo exigida. Além disso, a concordância nominal é essencial para se preparar para exames e concursos que possuem a língua portuguesa como disciplina.
Contextualização
A concordância nominal é a base para a compreensão correta do Português, uma vez que as palavras precisam estar em harmonia para que o sentido de uma frase seja adequadamente decodificado. No entanto, muitas vezes ignoramos ou simplesmente não percebemos os erros de concordância que cometemos em nosso dia a dia.
Vale lembrar que a concordância nominal não é uma regra isolada, mas está inserida em um contexto maior, o da língua portuguesa. Assim, o seu estudo e compreensão não se resume apenas à teoria, mas também à prática, através da leitura e da produção de textos. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo não somente desenvolver o conhecimento técnico em concordância nominal, mas também incentivar a prática da leitura e escrita.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Teatro Criativo de Concordância Nominal"
Objetivo do Projeto:
Aplicar e praticar os conceitos de concordância nominal de maneira criativa e colaborativa, através da elaboração e apresentação de uma peça de teatro.
Descrição Detalhada do Projeto:
A ideia é que os alunos criem um roteiro para uma peça de teatro de 15 minutos que ilustre várias situações onde a concordância nominal é aplicada. Eles devem também representar essa peça para os colegas e professores.
O roteiro deve ser original, ou seja, não pode ser uma simples transcrição de uma peça de teatro já existente. O roteiro deve ser criado pelos componentes do grupo, que devem pesquisar e aplicar corretamente os conceitos de concordância nominal.
Além disso, a peça deve explorar pelo menos cinco situações diferentes onde a concordância nominal seja essencial para o entendimento da situação. Cada situação deve ser explicada ao público antes de ser demonstrada na peça.
Materiais Necessários:
- Livros e/ou acesso à internet para pesquisa
- Local adequado para os ensaios e a apresentação da peça
- Se necessário, cenários, figurinos e outros adereços para a peça
Passo a Passo:
- Formação dos grupos: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 componentes.
- Pesquisa: Os alunos devem pesquisar nos recursos fornecidos e em outras fontes confiáveis sobre os conceitos e regras de concordância nominal.
- Criação do roteiro: Os grupos devem criar um roteiro original para uma peça de 15 minutos, utilizando corretamente os conceitos estudados. Cada grupo deve também explicar, de maneira clara e objetiva, como a concordância nominal foi aplicada em cada situação da peça.
- Ensaio e apuração: Os grupos devem ensaiar a peça, corrigir eventuais falhas e se preparar para a apresentação. Se necessário, podem criar cenários, figurinos e outros adereços para enriquecer a apresentação.
- Apresentação: Os grupos devem apresentar a peça para os colegas e professores, explicando as situações de concordância nominal antes de representá-las.
Entregas:
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Roteiro da peça, com explicações claras e objetivas das situações de concordância nominal.
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Apresentação da peça de teatro.
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Relatório final: após a realização da peça, cada grupo deve escrever um relatório em formato de documento seguindo os seguintes tópicos:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema (concordância nominal), sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás dos conceitos de concordância nominal utilizados na peça, explicar a atividade (elaboração e apresentação da peça) em detalhes, indicar a metodologia utilizada (pesquisa, criação do roteiro, ensaio e apresentação da peça) e apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.