Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Composição e Decomposição de Naturais Menores que 10 000

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF03MA02'

Composição e Decomposição de Naturais Menores que 10 000

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Composição e Decomposição de Naturais Menores que 10 000

Palavras ChaveComposição de Números Naturais, Decomposição de Números Naturais, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Respiração Profunda, Regulação Emocional, Metodologia Socioemocional, Matemática, Ensino Fundamental, Competências Socioemocionais
Materiais NecessáriosBlocos de construção, Cartões de números, Cadernos, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Folhas de papel, Relógio ou cronômetro
Códigos BNCCEF03MA02: Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a compreensão e decomposição de números naturais, ao mesmo tempo que desenvolve suas competências socioemocionais. Ao abordar o conceito matemático de maneira integrada com a metodologia RULER, os alunos serão incentivados a reconhecer, entender, nomear, expressar e regular suas emoções, facilitando um ambiente de aprendizagem mais eficaz e empático.

Objetivos Principais

1. Compreender a composição e decomposição de números naturais menores que 10.000, identificando centenas, dezenas e unidades.

2. Desenvolver habilidades socioemocionais ao reconhecer e nomear emoções durante o processo de aprendizagem matemática.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para Foco

A atividade de aquecimento emocional será uma prática de Respiração Profunda, que ajuda a promover foco, presença e concentração dos alunos.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés firmemente plantados no chão.

2. Oriente-os a fecharem os olhos e colocarem as mãos sobre o abdômen, sentindo o movimento da respiração.

3. Instrua-os a inspirarem profundamente pelo nariz durante quatro segundos, enchendo os pulmões completamente.

4. Peça que segurem a respiração por quatro segundos.

5. Em seguida, instrua-os a expirarem lentamente pela boca durante seis segundos, esvaziando os pulmões completamente.

6. Repita esse ciclo de respiração profunda por cinco vezes, incentivando os alunos a focarem apenas na respiração e no movimento de seu corpo.

7. Após a última respiração, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e tragam a atenção de volta à sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

Entender a composição e decomposição de números naturais menores que 10.000 é fundamental para desenvolver habilidades matemáticas básicas, que são aplicadas em diversas situações do dia a dia, como ao contar dinheiro ou ao medir objetos. Além disso, essa compreensão facilita o aprendizado de conceitos matemáticos mais complexos no futuro.

Ao mesmo tempo, ao trabalhar com números, podemos sentir diferentes emoções, desde a excitação ao descobrir um novo conceito até a frustração ao enfrentar dificuldades. Reconhecer e entender essas emoções nos ajuda a lidar melhor com elas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais positivo e produtivo. Vamos explorar juntos como as emoções podem influenciar nosso aprendizado e como podemos usar estratégias para manter a calma e o foco.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. ### Componentes Principais do Assunto da Aula

2. Composição de Números Naturais: Explicar que a composição de um número natural é a maneira como ele é formado a partir de suas partes componentes - unidades, dezenas, centenas e milhares. Utilizar o exemplo do número 567, onde 5 representa as centenas, 6 representa as dezenas e 7 representa as unidades.

3. Decomposição de Números Naturais: Mostrar como um número pode ser decomposto em suas partes componentes. Por exemplo, 567 pode ser decomposto em 500 (5 centenas), 60 (6 dezenas) e 7 (7 unidades).

4. Importância da Decomposição: Discutir a importância de entender a decomposição dos números para a realização de operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.

5. Exemplos Práticos: Oferecer exemplos adicionais para solidificar a compreensão, como decompor 4321 em 4000 (4 milhares), 300 (3 centenas), 20 (2 dezenas) e 1 (1 unidade).

6. Analogias e Comparações: Usar analogias, como comparar a decomposição de números com a decomposição de um quebra-cabeça em peças menores, facilitando a montagem do todo.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 40 minutos

Explorando a Composição e Decomposição de Números

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em pares para compor e decompor números naturais menores que 10.000, utilizando materiais concretos como blocos de construção ou cartões de números.

1. Divida os alunos em pares e distribua os materiais (blocos de construção ou cartões de números).

2. Instrua os alunos a escolherem um número natural menor que 10.000.

3. Peça que um aluno componha o número utilizando os materiais, separando unidades, dezenas, centenas e milhares.

4. O outro aluno deve verificar a composição e, em seguida, decompor o número de volta em suas partes componentes.

5. Após cada rodada, os alunos devem trocar de papéis e repetir o processo com um novo número.

6. Incentive os alunos a discutirem entre si as emoções sentidas durante a atividade, como frustração, alegria ou confusão, e como lidaram com elas.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna os alunos em um círculo para discutir as emoções experimentadas durante a composição e decomposição dos números. 🌟 Utilize o método RULER para guiar a discussão:

Recognize: Peça aos alunos que compartilhem as emoções que sentiram durante a atividade.

Understand: Discuta as causas dessas emoções e como elas impactaram a realização da tarefa.

Label: Ajude os alunos a nomearem corretamente as emoções, como frustração, alegria, ansiedade ou satisfação.

Express: Incentive os alunos a expressarem como lidaram com essas emoções, tanto positivamente quanto negativamente.

Regulate: Trabalhe com os alunos para identificar estratégias para regular suas emoções futuras, como respiração profunda, pedir ajuda ou fazer uma pausa.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a Reflexão e Regulação Emocional, sugira aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em pequenos grupos sobre os desafios enfrentados durante a aula. Os alunos devem refletir sobre como se sentiram ao compor e decompor os números, quais emoções surgiram e como lidaram com elas. Incentive-os a compartilhar estratégias que funcionaram bem e aquelas que poderiam ser melhoradas.

Objetivo: O objetivo dessa atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções e comportamentos, os alunos podem desenvolver maior autoconhecimento e autocontrole, essenciais para um aprendizado contínuo e eficaz.

Encerramento e Olhar para o Futuro

No Encerramento e Olhar para o Futuro, o professor pode orientar os alunos a definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça aos alunos que pensem em uma meta específica de aprendizado, como melhorar a habilidade de decompor números rapidamente, e uma meta pessoal, como gerenciar melhor a frustração ao enfrentar dificuldades matemáticas. Discuta como essas metas podem ser atingidas e peça aos alunos que anotem suas metas em seus cadernos ou em um mural da sala de aula.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a habilidade de decompor números rapidamente e com precisão.

2. Praticar a respiração profunda sempre que sentir frustração durante atividades desafiadoras.

3. Pedir ajuda ao professor ou a um colega quando enfrentar dificuldades.

4. Manter um diário de emoções para registrar sentimentos e estratégias usadas para regulá-los. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades matemáticas e socioemocionais, promovendo um crescimento contínuo e uma maior autossuficiência no ambiente escolar.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Porcentagem: Problemas com Porcentagem
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Reta Numérica: Números Naturais
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Polinômios: Propriedades | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Potenciação: Propriedades
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies