Entrar

Plano de aula de Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas.

Português

Original Teachy

'EF35LP21'

Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas.

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas.

Palavras ChaveFormação do Leitor, Relatos de Observações, Relatos de Pesquisas, Metodologia Digital, Português, Ensino Fundamental, Análise Crítica, Investigação, Pesquisa Científica, Exploração de Marte, Diário de Cientista, Caça ao Tesouro Virtual, Tecnologias Digitais, Redes Sociais, Colaboração, Comunicação, Autocrítica, Feedback
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Tablets ou computadores, Internet, Aplicativos de apresentação (PowerPoint, Google Slides), Softwares de edição de vídeo, Acesso ao Instagram, Sites educativos para caça ao tesouro, Google Docs ou plataformas colaborativas
Códigos BNCCEF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.; EF35LP22: Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.; EF35LP23: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.; EF35LP24: Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar de forma clara e objetiva os objetivos principais da aula, destacando as habilidades que os alunos devem desenvolver, como a compreensão e leitura de relatos de observações e pesquisas. Isso garante que os alunos conheçam as expectativas e estejam preparados para as atividades práticas que seguirão.

Objetivos principais:

1. Compreender o que são relatos de observações e pesquisas.

2. Ler e compreender relatos de observações e pesquisas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de análise crítica ao ler relatos de observações e pesquisas.
  2. Estimular o interesse pela investigação e pesquisa através de métodos de observação.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema, utilizando uma abordagem prática e conectada com a realidade digital em que vivem. Ao buscar fatos interessantes e discutir perguntas chave, os alunos começam a refletir sobre a importância dos relatos de observações e pesquisas, preparando-se para as atividades práticas que seguirão na aula.

Aquecendo

Inicie a aula com uma breve introdução ao tema 'Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas'. Explique que os relatos de observações e pesquisas são narrativas baseadas em fatos observados e investigados, muito comuns em projetos científicos e trabalhos escolares. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre um relato de observação ou pesquisa que acharam relevante. Eles terão alguns minutos para fazer isso e compartilhar com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que vocês entenderam por relato de observação?

2. Alguém encontrou um exemplo interessante de relato de pesquisa? Pode compartilhar conosco?

3. Por que vocês acham importante registrar observações e pesquisas em relatos?

4. Como vocês acham que relatos de observações e pesquisas podem nos ajudar no dia a dia?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e colaborativa na construção de relatos de observações e pesquisas. Utilizando tecnologias digitais, os alunos poderão explorar e registrar suas descobertas de maneira criativa e contextualizada com o mundo atual, reforçando o aprendizado e a importância da pesquisa científica.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ‍ Exploradores Digitais: Missão Marte

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a capacidade de pesquisa e observação, além de desenvolver habilidades de síntese e apresentação de informações.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e receberão a missão de criar um relato detalhado de uma expedição imaginária a Marte. Utilizando tablets ou computadores, eles explorarão informações sobre o planeta vermelho, como a composição do solo, clima, possíveis formas de vida, etc., para embasar suas observações. Cada grupo deverá criar um vídeo curto ou uma apresentação em slides para compartilhar suas descobertas com a turma.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá a missão de explorar Marte virtualmente utilizando recursos da internet.

  • Os alunos devem pesquisar fatos sobre o planeta, como clima, geografia e possíveis formas de vida.

  • Em seguida, os grupos devem criar um relato detalhado sintetizando suas descobertas.

  • Cada grupo cria um vídeo curto ou uma apresentação em slides para compartilhar com a turma.

  • Os alunos devem usar aplicativos como PowerPoint ou softwares de edição de vídeo para estruturar suas apresentações.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu trabalho para a classe, simulando uma conferência de cientistas.

Atividade 2 -  Storytelling no Instagram: Diário de Um Cientista

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita e comunicação, além de incentivar o uso responsável e criativo das redes sociais para fins educativos.

- Descrição: Os alunos criarão um diário de um cientista fictício no Instagram, onde registrarão observações e pesquisas sobre um fenômeno natural escolhido. Eles produzirão posts diários com fotos, vídeos e legendas, contextualizando as descobertas e observações feitas pelo 'cientista' durante suas investigações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um fenômeno natural para investigar, como o ciclo da água, a vida de um inseto, ou a polinização das flores.

  • Os alunos pesquisam sobre o fenômeno escolhido e coletam informações relevantes.

  • Utilizando o Instagram, os grupos criarão um perfil fictício de um cientista que está documentando suas descobertas.

  • Os grupos devem produzir posts diários incluindo fotos, vídeos e legendas que descrevem suas observações.

  • Incentive os alunos a serem criativos: podem simular entrevistas com colegas ou criar gráficos explicativos.

  • Ao final do período, cada grupo apresenta sua página do Instagram para a turma, explicando suas descobertas e a metodologia usada.

Atividade 3 -  Caça ao Tesouro Virtual: Descobrindo Relatos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações, além de promover trabalho em equipe e uso de tecnologias digitais.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro virtual onde terão que encontrar e analisar relatos de observações e pesquisas sobre diversos temas científicos. Usando tablets ou computadores, eles seguirão pistas escondidas em diferentes sites educativos e coletarão informações para completar a atividade.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Prepare antecipadamente uma lista de sites educativos e esconda pistas neles (links, textos ou imagens) sobre variados temas científicos.

  • Forneça a primeira pista para cada grupo, que indicará onde encontrar a próxima pista.

  • Os alunos devem seguir as pistas, que os levarão a relatos de observações e pesquisas em diferentes sites.

  • Cada grupo deve coletar informações relevantes de cada relato encontrado e registrar suas descobertas.

  • Após completar a caça ao tesouro, cada grupo cria um documento ou apresentação que sintetiza suas descobertas e as compartilha com a turma.

  • Incentive o uso de ferramentas como Google Docs ou outras plataformas colaborativas para a criação do relatório final.

Retorno

Duração: 30 - 35 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e promover a reflexão coletiva sobre as atividades realizadas. Ao compartilhar suas experiências e receber feedback dos colegas, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, autocrítica e colaboração, além de reforçar os conceitos explorados durante a aula.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira um breve roteiro que o professor pode utilizar para introduzir essa discussão:

Inicie pedindo a cada grupo que apresente suas descobertas e relatos sobre suas respectivas atividades. Peça que cada grupo destaque o que mais chamou atenção durante o processo de observação e pesquisa. Estimule os alunos a fazerem perguntas uns aos outros sobre seus trabalhos e compararem diferentes métodos de pesquisa e observação que usaram.

Reflexões

1. Quais foram os desafios encontrados durante a criação dos relatos de observações e pesquisas? 2. Como vocês decidiram quais informações eram mais relevantes para incluir nos seus relatos? 3. O que vocês aprenderam sobre a importância de registrar observações e pesquisas em relatos detalhados?

Feedback 360°

Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma a considerar o seguinte ao fornecer feedback:

Seja específico: Destaque pontos concretos sobre o que foi bem feito e o que pode ser melhorado. Seja respeitoso: Utilize uma linguagem que valorize o esforço de todos, promovendo um ambiente colaborativo. Seja construtivo: Foque em como melhorar, oferecendo sugestões práticas e encorajando os colegas a refletirem sobre seu trabalho.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Reflexão Final: A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido ao longo da aula, destacando a importância prática e a relevância dos relatos de observações e pesquisas na vida moderna. Permitindo aos alunos verem a aplicação real das habilidades desenvolvidas, esta conclusão promove um senso de realização e relevância que incentiva o aprendizado contínuo. 

Resumo

Para Encerrar!   Hoje, exploramos o incrível mundo dos Relatos de Observações e Pesquisas!  Cada grupo embarcou em missões fantásticas, como Explorar Marte, Escrever Diários de Cientistas no Instagram e até mesmo Participar de uma Caça ao Tesouro Virtual. Vocês se tornaram verdadeiros detetives científicos, descobrindo fatos fascinantes e compartilhando suas descobertas de forma criativa! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: No mundo digital de hoje, estar online é parte do nosso dia a dia. Utilizamos ferramentas como smartphones e redes sociais não apenas para diversão, mas também para aprender e compartilhar conhecimento. A aula de hoje mostrou como essas tecnologias podem ser poderosas aliadas na educação e na ciência, permitindo que realizemos investigações, registremos nossas observações e colaboremos com outras pessoas de maneira eficiente e divertida! 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Entender como criar e ler relatos de observações e pesquisas é essencial não apenas no ambiente escolar, mas também na vida cotidiana. Seja ao documentar um experimento para a escola, ao reportar uma situação para um projeto comunitário, ou até mesmo ao analisar notícias e informações na internet, essas habilidades nos ajudam a interpretar dados de forma crítica e a comunicar nossas descobertas claramente. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies