Plano de Aula | Metodologia Teachy | Pronomes
Palavras Chave | Pronomes, Pronomes Anafóricos, Coesão Textual, Metodologia Digital, Redes Sociais, Histórias Interativas, Gamificação, Influenciadores Digitais, Feedback 360°, Colaboração em Grupo |
Materiais Necessários | Celulares ou Computadores com acesso à internet, Plataforma Instagram ou similar para criação de narrativas interativas, Conta no Kahoot! ou Quizizz para atividades de gamificação, Câmeras ou celulares para gravação de vídeos, Aplicativos de Edição de Vídeo (opcional), Projetor ou TV para exibir vídeos, Quadro Branco e Marcadores para discussões |
Códigos BNCC | EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. |
Ano Escolar | 4º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o uso correto e consciente dos pronomes como ferramenta de coesão textual. Ao compreenderem e aplicarem os pronomes, os estudantes melhorarão suas habilidades de escrita e leitura, tornando-se mais proficientes na construção de textos coesos e claros.
Objetivos principais:
1. Identificar diferentes tipos de pronomes e suas funções em textos.
2. Utilizar pronomes de forma correta para garantir a coesão e clareza em frases e parágrafos.
3. Reconhecer o uso de pronomes anafóricos em contextos diversos.
Objetivos secundários:
- Estimular a leitura crítica de textos, identificando recursos coesivos.
- Promover a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é introduzir o tema de forma engajante e garantir que os alunos estejam prontos para a prática, conectando seus conhecimentos prévios com novas informações obtidas através de uma pesquisa rápida e divertida. Este aquecimento ajuda a tornar o aprendizado mais significativo e interativo.
Aquecendo
Os pronomes são palavras que substituem os nomes (substantivos) e são essenciais para evitar repetição e garantir a coesão textual. Nesta aula, os alunos irão explorar diferentes tipos de pronomes e suas funções. Para começar, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre pronomes e compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. O que você entende por pronomes?
2. Por que os pronomes são importantes na construção de frases e textos?
3. Quais são os tipos de pronomes que você já conhece?
4. Como os pronomes ajudam a tornar os textos mais coesos?
5. Pode dar um exemplo de uma frase utilizando um pronome anafórico?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma oportunidade prática e divertida de aplicar seus conhecimentos sobre pronomes em contextos digitais reais. Isso não apenas reforça a aprendizagem, mas também aumenta o engajamento ao conectá-la com suas experiências do dia a dia, utilizando tecnologias modernas como aliadas no processo educativo.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Histórias nas Redes Sociais
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de usar pronomes anafóricos para garantir a coesão em narrativas digitais.
- Descrição: Os alunos criarão uma narrativa interativa no Instagram, onde precisarão utilizar pronomes corretamente para garantir a coesão do texto. Cada grupo criará posts, stories e legendas para narrar uma história, focando no uso correto dos pronomes anafóricos.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve criar uma conta fictícia no Instagram (se a escola permitir o uso de redes sociais) ou utilizar uma plataforma de simulação de redes sociais.
-
Os alunos devem planejar uma história curta e dividir essa história em várias partes, que serão publicadas como posts e stories.
-
Durante a criação da história, os alunos devem se concentrar no uso de pronomes para garantir a coesão textual. Por exemplo, se mencionarem um personagem em um post, utilizar pronomes adequados nos posts seguintes para referir-se a ele.
-
Promova uma discussão sobre o uso dos pronomes ao final, onde cada grupo explica como os pronomes ajudaram a tornar sua história mais coesa.
Atividade 2 - Gamificação dos Pronomes
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Reforçar o conhecimento dos alunos sobre o uso de pronomes anafóricos de forma divertida e competitiva.
- Descrição: Os alunos participarão de um jogo digital de perguntas e respostas onde devem identificar e corrigir o uso de pronomes em diversos enunciados. Utilizando uma plataforma como Kahoot! ou Quizizz, os grupos competirão para ver quem consegue mais pontos.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve acessar a plataforma Kahoot! ou Quizizz em seus computadores ou celulares.
-
Explique as regras do jogo: cada rodada terá uma pergunta com um enunciado onde os alunos devem identificar e/ou corrigir o uso de pronomes.
-
Inicie o jogo e permita que os grupos respondam às perguntas em conjunto, discutindo suas respostas antes de enviar.
-
Ao final do jogo, revele o grupo vencedor e promova uma discussão sobre os erros comuns e como os pronomes foram utilizados.
Atividade 3 - Influenciadores Digitais e Pronomes
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Praticar o uso de pronomes em contextos orais e escritos, simulando uma situação real de comunicação digital.
- Descrição: Os alunos criarão um vídeo curto no estilo de um influenciador digital, abordando qualquer tema de interesse deles. Durante o vídeo, deverão utilizar pronomes corretamente para manter a coesão e clareza do discurso.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Dê a cada grupo a missão de criar um vídeo curto (2-3 minutos) no estilo de um influenciador digital.
-
Os alunos devem escolher um tema que lhes interesse e que seja relevante para eles.
-
Durante o planejamento e gravação do vídeo, os alunos devem prestar atenção especial à utilização de pronomes para manter a coesão do discurso.
-
Após a gravação, cada grupo deve apresentar seu vídeo para a turma.
-
Promova uma sessão de feedback, onde os alunos comentam sobre o uso de pronomes nos vídeos apresentados.
Retorno
Duração: 20 - 30 minutos
A finalidade desta etapa é promover uma reflexão consciente sobre o processo de aprendizado, permitindo que os alunos sintetizem o conhecimento adquirido e recebam feedback construtivo dos colegas. Isso não apenas solidifica o entendimento dos pronomes, mas também desenvolve habilidades de comunicação e colaboração em grupo, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, permitindo que cada grupo compartilhe o que aprendeu ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Introdução à discussão: Explique aos alunos que esta é uma oportunidade para refletirem sobre o aprendizado e compartilharem suas experiências nas atividades realizadas.
- Compartilhamento de Conclusões: Peça a cada grupo para apresentar brevemente sua atividade (Histórias nas Redes Sociais, Gamificação dos Pronomes ou Influenciadores Digitais), destacando o uso de pronomes anafóricos e como isso ajudou na coesão textual.
- Reflexão sobre os Desafios: Incentive os alunos a discutirem os desafios que enfrentaram ao utilizar os pronomes corretamente e como superaram esses obstáculos.
- Lições Aprendidas: Pergunte aos grupos quais foram as principais lições que tiraram das atividades e como acreditam que isso ajudará em sua escrita e comunicação futuras.
Reflexões
1. Como o uso de pronomes ajudou a tornar sua narrativa mais coesa? 2. Quais desafios vocês encontraram ao tentar usar pronomes adequadamente e como os superaram? 3. Como vocês podem aplicar o que aprenderam sobre pronomes em outras disciplinas e contextos da vida diária?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos outros membros do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma a seguir estas etapas para garantir que o feedback seja respeitoso e produtivo:
- Feedback Positivo: Cada aluno deve começar destacando um aspecto positivo da contribuição do colega no grupo.
- Áreas de Melhoria: Em seguida, cada aluno deve indicar uma área onde o colega pode melhorar, sempre de forma construtiva e específica.
- Sugestões de Ação: Peça aos alunos que sugiram ações concretas que os colegas podem adotar para melhorar suas habilidades.
- Feedback Respeitoso: Reforce a importância de dar e receber feedback com respeito, empatia e foco no crescimento e aprendizado coletivo.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade da Conclusão! - A finalidade desta etapa é sintetizar e reforçar o aprendizado dos alunos, mostrando a importância prática do uso adequado dos pronomes em diversas situações de comunicação. Ao concluir a aula de forma divertida e conectada com a realidade dos alunos, garantimos que o conhecimento adquirido será mais facilmente retido e aplicado no dia a dia, promovendo uma comunicação mais eficiente e coesa.
Resumo
Resumo Resumido e Divertido! - Imagina um super herói das palavras que evita repetições e torna nossas frases mais fluentes. Esse herói se chama Pronome! Hoje, exploramos diferentes pronomes, como pessoais, possessivos e demonstrativos. Também aprendemos sobre os pronomes anafóricos, que nos ajudam a construir textos coesos e claros, substituindo termos já mencionados para não repetirmos. E tudo isso em uma divertida aventura nas redes sociais, jogos digitais e vídeos estilo influenciadores!
No Mundo
Pronomes no Mundo Atual! - Em um mundo onde a comunicação digital é tão dinâmica e constante, saber usar pronomes corretamente é essencial. Eles ajudam a criar textos claros e coesos, seja em posts de redes sociais, vídeos no YouTube ou em mensagens de texto. O conhecimento que adquirimos hoje nos torna mais proficientes para expressar nossas ideias de forma eficaz e elegante no ambiente digital, onde a clareza é fundamental.
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia! - Usar pronomes corretamente impacta diretamente a forma como nos comunicamos, seja escrevendo uma redação escolar, participando de uma chamada de vídeo ou publicando uma foto com legenda no Instagram. Eles são ferramentas essenciais para garantir que nossas mensagens sejam compreendidas e que nossos textos mantenham a fluidez, essencial para qualquer tipo de comunicação, principalmente nas plataformas digitais. ✍️