Plano de Aula | Metodologia Ativa | Textualidade: Coesão e Coerência
Palavras Chave | Coesão e Coerência, Recursos de Coesão, Atividades Práticas, Textualidade, Compreensão de Textos, Análise Crítica, Interatividade, Discussão em Grupo, Aplicação de Conhecimento, Engajamento Estudantil |
Materiais Necessários | Cartões com partes de textos, Textos parcialmente incoerentes, Conjunto de palavras-chave para contos, Papel e canetas para anotações, Quadro branco ou flip chart, Marcadores, Cronômetro ou relógio para controle de tempo |
Códigos BNCC | EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.; EF06LP07: Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação.; EF06LP08: Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas.; EF06LP12: Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto). |
Ano Escolar | 6º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer a base teórica necessária que permitirá aos alunos aplicar efetivamente os conceitos de coesão e coerência em atividades práticas. Ao definir claramente os objetivos, o professor orienta o foco dos alunos e assegura que todos os participantes estejam alinhados com as metas de aprendizado. Esta clareza ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo de aula, garantindo que os esforços sejam direcionados para os resultados desejados.
Objetivos principais:
1. Garantir que os alunos compreendam o conceito de coesão e coerência, identificando suas diferenças e importâncias.
2. Desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer e utilizar recursos de coesão referencial, semântica e de representação de diferentes vozes em textos.
Objetivos secundários:
- Incentivar a análise crítica de textos variados, a fim de perceber como a coesão e coerência são aplicadas na prática.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio, facilitando a transição para a aplicação prática do conteúdo. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente e a aplicar conceitos teóricos em exemplos concretos, preparando-os para as atividades em sala. A contextualização ajuda a perceber a relevância prática e cotidiana dos temas abordados, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.
Situações Problema
1. Apresente aos alunos um texto que, apesar de conter todas as palavras corretas, não faz sentido quando lido em sequência. Peça para identificarem o que está faltando para que o texto seja coerente.
2. Mostre dois textos sobre o mesmo tema, um bem estruturado e outro confuso, e peça para compararem a clareza e a lógica de ambos. Pergunte o que torna um texto mais compreensível que o outro, mesmo que ambos usem as mesmas palavras.
Contextualização
Explique a importância da textualidade no dia a dia, citando exemplos como manuais de instruções, receitas culinárias e notícias. Destaque como a falta de coesão e coerência pode dificultar a compreensão e até gerar mal-entendidos. Reforce que entender esses conceitos ajuda não apenas na leitura e escrita, mas também na comunicação eficaz em diversas situações cotidianas e profissionais.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e dinâmica os conceitos de coesão e coerência que estudaram previamente. Ao trabalhar em grupos, eles podem discutir ideias, justificar escolhas e aprender uns com os outros, promovendo uma compreensão mais profunda e colaborativa. As atividades são estruturadas para serem desafiadoras e envolventes, incentivando a participação ativa e o pensamento crítico.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives da Coesão e Coerência
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de reconstruir textos de forma coesa e coerente, aplicando os conceitos de coesão e coerência.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um conjunto de cartões, cada um contendo uma parte de um texto, mas fora de ordem. O desafio é reconstruir o texto de forma coesa e coerente. Cada grupo receberá cartões com diferentes textos para garantir diversidade nos desafios.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.
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Distribua os cartões de texto embaralhados para cada grupo.
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Explique que eles devem organizar os cartões para formar um texto coeso e coerente.
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Estabeleça um tempo limite de 30 minutos para a atividade.
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Cada grupo apresentará seu texto reconstruído para a classe, explicando as escolhas feitas para a ordem das frases.
Atividade 2 - Torneio de Textos Coesos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a criatividade e o entendimento dos recursos de coesão e coerência, além de promover a colaboração entre os alunos.
- Descrição: Os alunos participarão de um torneio onde cada rodada consiste em receber um texto parcialmente incoerente e adicionar frases para melhorar a coesão e coerência. Cada adição será pontuada com base na melhoria do texto. O grupo com mais pontos ao final do torneio vence.
- Instruções:
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Organize a classe em grupos de até 5 alunos.
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Entregue a cada grupo um texto com lacunas ou partes confusas.
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Os grupos devem adicionar frases que considerem adequadas para melhorar a coesão e coerência do texto.
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Pontue cada adição baseada na contribuição para a clareza do texto.
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Realize várias rodadas com textos diferentes.
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Anuncie o grupo vencedor com base na pontuação total.
Atividade 3 - Criação de Contos Coesos e Coerentes
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de aplicar coesão e coerência em textos criativos, além de aprimorar a capacidade de apresentação e discussão dos alunos.
- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar contos curtos utilizando um conjunto de palavras-chave e devem garantir a coesão e coerência do enredo. Após a criação, cada grupo lerá seu conto para a classe e receberá feedback sobre a aplicação dos conceitos de textualidade.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Forneça a cada grupo um conjunto de palavras-chave que devem ser utilizadas no conto.
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Os grupos devem criar um conto curto que faça sentido e seja coeso, utilizando as palavras-chave.
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Cada grupo apresentará seu conto para a classe.
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Após cada apresentação, promova uma discussão sobre a coesão e coerência do conto.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
Esta etapa do plano de aula tem como finalidade consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros. A discussão em grupo ajuda a reforçar os conceitos de coesão e coerência, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Ao responder às questões chave, os alunos são incentivados a refletir criticamente sobre o conteúdo, consolidando seu entendimento e aplicabilidade prática.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve explicar a importância da reflexão conjunta sobre as atividades realizadas. Sugere-se que cada grupo compartilhe brevemente as estratégias utilizadas na atividade 'Detetives da Coesão e Coerência' e discuta como o conceito de coesão e coerência foi aplicado na reorganização dos textos. Em seguida, cada grupo pode apresentar os contos criados na atividade 'Criação de Contos Coesos e Coerentes', seguido de uma análise crítica dos aspectos de coesão e coerência presentes em cada conto.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao tentar tornar os textos mais coesos e coerentes?
2. Como os diferentes recursos de coesão e coerência ajudaram na reorganização dos textos e na criação dos contos?
3. De que forma esta compreensão dos textos coesos e coerentes pode ser aplicada em outras disciplinas ou situações do dia a dia?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, garantindo que eles possam fazer a conexão entre a teoria estudada e a prática realizada em sala. Além disso, visa reforçar a importância dos conceitos de coesão e coerência na comunicação, incentivando os alunos a aplicar esses conhecimentos em suas atividades diárias e futuras aprendizagens.
Resumo
Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre coesão e coerência, reforçando a importância de cada conceito e destacando os recursos como a coesão referencial, semântica e os mecanismos de representação de diferentes vozes. É crucial que os alunos tenham uma visão clara de como esses elementos são aplicados em textos diversos.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. Através de atividades práticas como 'Detetives da Coesão e Coerência' e 'Criação de Contos Coesos e Coerentes', os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico estudado previamente, o que facilitou a internalização dos conceitos de coesão e coerência.
Fechamento
Destacar a relevância dos estudos de coesão e coerência é essencial, não apenas para o domínio da língua escrita, mas também para a comunicação eficaz no cotidiano. A habilidade de construir textos coesos e coerentes é crucial em diversas situações, desde a redação de um e-mail até a elaboração de relatórios e apresentações profissionais.