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Plano de aula de Variação Linguística: Variedades Regionais

Português

Original Teachy

'EF67LP06'

Variação Linguística: Variedades Regionais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Capacitar os alunos a identificar e compreender as diferenças entre as variedades regionais da língua portuguesa falada no Brasil.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de reconhecer a importância do respeito e valorização das diferentes formas de expressão linguística presentes no país.

  3. Estimular os alunos a refletirem sobre como a variação linguística pode influenciar a comunicação e as relações sociais, promovendo uma visão mais crítica e inclusiva.

    Objetivos secundários:

    • Incentivar a participação ativa dos alunos, por meio de discussões e atividades práticas, no processo de aprendizagem sobre variação linguística.

    • Fomentar o Desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a buscar novos conhecimentos sobre o tema, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos sobre variação linguística e suas principais formas (dialetos, socioletos, idioletos, etc). Além disso, reforça a importância de respeitar e valorizar a diversidade linguística, promovendo uma breve discussão sobre situações reais em que a não aceitação de variedades linguísticas pode gerar preconceitos e discriminação.

  2. Situação-problema: O professor propõe duas situações hipotéticas para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o tema:

    a) "Imagine que você está em uma viagem pelo Brasil e, a cada cidade que passa, percebe que as pessoas falam de maneira diferente. Como você reagiria a essa situação? Como se comunicaria com elas?"

    b) "Vocês já viram notícias de pessoas que foram discriminadas por causa do sotaque ou da forma de falar? Como isso pode impactar a vida dessas pessoas?"

  3. Contextualização: O professor explica que a variação linguística é um fenômeno muito comum e natural, presente em todas as línguas do mundo, inclusive no português. Reforça que o estudo desse tema é fundamental para entendermos as relações sociais e culturais de uma determinada região.

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    a) O professor compartilha curiosidades sobre o tema, como por exemplo, que o Brasil tem mais de 200 línguas indígenas e que cada uma delas é um exemplo de variação linguística.

    b) O professor apresenta uma música, um poema ou um trecho de um livro de um autor brasileiro que utilize uma variedade regional do português. Pode ser um trecho de uma música de Chico Buarque, por exemplo, que é conhecido por usar o "carioquês" em suas composições.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar engajados e curiosos para aprender mais sobre o assunto, pois terão percebido a importância e a relevância da variação linguística no dia a dia.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Construindo um Mosaico Linguístico" (10 - 12 minutos)

    Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de cinco e cada grupo receberá uma caixa contendo palavras e expressões típicas de uma determinada região do Brasil. O desafio será identificar a qual região pertence cada caixa, a partir das palavras e expressões contidas nela.

    • Passo 1: O professor distribui as caixas e orienta os alunos a abri-las sem revelar o conteúdo para os outros grupos.

    • Passo 2: Cada grupo deverá analisar as palavras e expressões contidas em sua caixa, fazer uma pesquisa rápida no celular (se necessário) e, em seguida, discutir em conjunto a qual região do Brasil elas pertencem.

    • Passo 3: Após a discussão, os grupos deverão escrever um pequeno texto explicando o porquê de suas escolhas, levando em consideração o contexto social e cultural da região.

    • Passo 4: Por fim, os grupos apresentam suas conclusões para a turma e o professor faz os devidos comentários, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos de variação linguística.

  2. Atividade "Dramatizando a Variação Linguística" (10 - 12 minutos)

    Nesta atividade, os alunos, ainda nos mesmos grupos, receberão um pequeno roteiro de uma cena de uma peça de teatro. O roteiro estará escrito em um dialeto diferente do que eles estão acostumados a falar. O desafio será "traduzir" o roteiro para o dialeto que eles conhecem, mantendo o sentido e a intenção do texto original.

    • Passo 1: O professor distribui os roteiros e orienta os alunos a iniciarem a atividade.

    • Passo 2: Cada grupo deverá ler o roteiro e, em seguida, discutir em conjunto as palavras e expressões que não conhecem e que precisarão "traduzir".

    • Passo 3: Após a discussão, os grupos começam a "tradução", substituindo as palavras e expressões do dialeto do roteiro por equivalentes no dialeto que eles conhecem.

    • Passo 4: Por fim, os grupos apresentam a cena "traduzida" para a turma. O professor faz os devidos comentários, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos de variação linguística.

  3. Discussão e Síntese (5 - 7 minutos)

    Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor propõe uma discussão em classe, na qual cada grupo compartilha suas conclusões e aprendizados das atividades realizadas. O professor deve mediar a discussão, fazendo perguntas que estimulem a reflexão e aprofundamento do tema.

    • Passo 1: O professor inicia a discussão perguntando aos alunos qual foi a atividade que mais gostaram e por quê.

    • Passo 2: Em seguida, o professor questiona os alunos sobre as dificuldades encontradas durante as atividades e como conseguiram superá-las.

    • Passo 3: Por fim, o professor faz um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância da variação linguística para a formação cultural e social do Brasil.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter ampliado seu entendimento sobre a variação linguística, compreendendo de forma prática e contextualizada como ela se manifesta nas diferentes regiões do Brasil.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar com a turma as conclusões de suas atividades. O professor deve orientar os alunos a focarem em três pontos principais:

    • As palavras e expressões que consideraram mais marcantes do dialeto/região que estudaram.
    • As dificuldades encontradas na "tradução" do roteiro e como as superaram.
    • A importância de respeitar e valorizar a variação linguística.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    O professor, após as apresentações dos grupos, deve fazer uma conexão entre as conclusões dos alunos e os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula. Isso pode ser feito através de perguntas reflexivas, como:

    • "Como as atividades realizadas se relacionam com o conceito de variação linguística que estudamos?"
    • "Vocês conseguiram identificar algum preconceito linguístico presente em suas atividades? Como lidaram com ele?"
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    Por fim, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor faz as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?"

    Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas. Após esse tempo, o professor convida alguns alunos a compartilharem suas reflexões com a turma.

Ao final desta etapa, os alunos devem ser capazes de articular a teoria com a prática, compreendendo de forma mais profunda a importância da variação linguística e como ela se manifesta no dia a dia. Além disso, eles terão a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo Aprendido (2 - 3 minutos)

    O professor inicia a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele pode destacar os conceitos de variação linguística, as diferentes formas de variação (dialetos, socioletos, idioletos), a importância do respeito e valorização das diferentes formas de expressão linguística e como a variação linguística pode influenciar a comunicação e as relações sociais.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    Em seguida, o professor reforça como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram os alunos a compreenderem de forma concreta e contextualizada os conceitos teóricos apresentados. O professor também destaca a importância de aplicar esse conhecimento no dia a dia, ressaltando que o respeito à diversidade linguística é essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir vídeos, documentários, livros, artigos e sites que abordem a variação linguística e a diversidade linguística no Brasil. Além disso, o professor pode indicar atividades online, como quizzes e jogos, que ajudem os alunos a praticarem o que aprenderam.

  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)

    Por fim, o professor destaca a relevância do assunto para o dia a dia, ressaltando que a variação linguística está presente em nossas vidas de diversas formas, seja na comunicação com pessoas de diferentes regiões do Brasil, seja na interpretação de textos literários, músicas e filmes. O professor reforça que compreender e respeitar a diversidade linguística é fundamental para a formação de cidadãos críticos, conscientes e tolerantes.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado os conhecimentos adquiridos durante a aula e estar motivados para continuar aprendendo sobre o tema. Eles também devem ter compreendido a importância da variação linguística e como ela se manifesta em suas vidas cotidianas.

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