Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Sistema Solar: Introdução
Palavras Chave | Sistema Solar, Planetas, Corpos Celestes, Física, 9º ano, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Emoções, Visualização Criativa, Pesquisa de Grupo, Apresentação, Reflexão, Regulação Emocional |
Materiais Necessários | Computadores ou tablets para pesquisa, Material para cartazes (papel, canetas, tintas), Projetor e tela para apresentações de slides, Modelos 3D de planetas (opcional), Texto de referência sobre o Sistema Solar, Folhas de papel para a atividade de reflexão escrita |
Códigos BNCC | EF09CI14: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Física |
Unidade Temática | Terra e Universo |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e detalhada do tema a ser estudado, que é o sistema solar, enquanto desenvolvem habilidades socioemocionais. Esta etapa inicial prepara os alunos para se engajarem de maneira produtiva e emocionalmente saudável no aprendizado, estabelecendo uma base sólida tanto para o entendimento do conteúdo científico quanto para o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Objetivos Principais
1. Descrever a composição e a ordem dos planetas no sistema solar.
2. Identificar e explicar a estrutura dos corpos celestes que compõem o sistema solar.
Introdução
Duração: 20 - 25 minutos
Atividade de Aquecimento Emocional
Viagem ao Cosmos Interior ✨
A atividade de aquecimento emocional selecionada é a Visualização Criativa. Esta prática envolve guiar os alunos a imaginar um cenário detalhado e relaxante que promove a concentração e a presença no momento. A visualização criativa ajuda a acalmar a mente, reduz a ansiedade e prepara os alunos para o aprendizado, aumentando a capacidade de foco e de absorção do conteúdo.
1. Preparação do Ambiente: Peça para os alunos se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão. Se possível, diminua a iluminação da sala para criar um ambiente mais tranquilo.
2. Respiração Profunda: Oriente os alunos a fecharem os olhos e a respirarem profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Repita esse processo por três vezes.
3. Início da Visualização: Comece a guiar a visualização pedindo aos alunos que imaginem estar deitados em um campo aberto à noite, olhando para o céu estrelado.
4. Detalhamento da Cena: Descreva lentamente o cenário, mencionando a sensação do vento suave, o cheiro da grama fresca e o brilho das estrelas. Incentive-os a imaginar cada detalhe.
5. Exploração do Cosmos: Peça aos alunos que imaginem uma estrela brilhante vindo na direção deles e os levando em uma viagem pelo cosmos. Descreva a travessia por diferentes planetas, cada um com suas cores e características únicas.
6. Retorno e Reflexão: Após a viagem pelo cosmos, oriente os alunos a retornarem ao campo aberto e, lentamente, abrir os olhos. Peça para que eles respirem fundo mais uma vez e, ao expirarem, abram os olhos, sentindo-se calmos e focados.
Contextualização do Conteúdo
Imagine o nosso Sistema Solar como uma grande vizinhança cósmica, onde cada planeta tem suas próprias características e histórias fascinantes. Conhecer esses corpos celestes não é apenas uma questão de aprender sobre ciência, mas também de entender o nosso lugar no universo e como somos todos conectados. Por exemplo, a Terra, nosso lar, é afetada pelas influências gravitacionais dos planetas vizinhos e pela energia que recebemos do Sol. Aprender sobre o Sistema Solar também nos ensina sobre a importância da colaboração e da coexistência, refletindo como cada elemento, por menor que seja, desempenha um papel essencial no equilíbrio do todo.
Desenvolvimento
Duração: 60 - 75 minutos
Roteiro Teórico
Duração: 20 - 25 minutos
1. Estrutura do Sistema Solar: O Sistema Solar é composto por uma estrela central, o Sol, e todos os corpos celestes que orbitam ao seu redor, incluindo planetas, luas, asteroides, cometas e meteoroides.
2. Sol: O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Ele é composto principalmente de hidrogênio e hélio e é responsável por mais de 99% da massa total do sistema. A energia do Sol é fundamental para a vida na Terra.
3. Planetas Rochosos: Estes são os planetas mais próximos do Sol e incluem Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são compostos principalmente de rocha e metal.
4. Cinturão de Asteroides: Localizado entre Marte e Júpiter, este cinturão é composto por inúmeras rochas e fragmentos que não se formaram em um planeta.
5. Planetas Gasosos: Estes incluem Júpiter e Saturno, que são compostos principalmente de hidrogênio e hélio. Eles são conhecidos por suas várias luas e anéis.
6. Planetas Gigantes de Gelo: Urano e Netuno são chamados de gigantes de gelo devido à presença de água, amônia e metano em suas composições.
7. Cinturão de Kuiper e Nuvem de Oort: Estas regiões contêm muitos corpos gelados e são a fonte de muitos cometas. O Cinturão de Kuiper está além de Netuno, enquanto a Nuvem de Oort é uma enorme esfera que envolve o Sistema Solar.
8. Comparações e Analogias: Explique que o Sistema Solar pode ser comparado a uma família, onde cada planeta tem sua própria personalidade e papel, mas todos orbitam em torno do Sol, que é como o 'pai' dessa família cósmica.
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: 35 - 40 minutos
Exploradores do Sistema Solar 敖
Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um planeta ou corpo celeste para pesquisar e apresentar para a classe. Eles devem focar não apenas nos aspectos científicos, mas também em como esse corpo celeste pode influenciar ou ser influenciado pelos outros, promovendo uma compreensão interconectada do sistema.
1. Divisão em Grupos: Divida a turma em grupos, distribuindo aleatoriamente um planeta ou corpo celeste para cada grupo.
2. Pesquisa Detalhada: Cada grupo deve pesquisar sobre seu respectivo corpo celeste, incluindo suas características principais, composição, órbita, luas (se houver) e curiosidades interessantes.
3. Interconexões: Incentive os alunos a pensar em como seu corpo celeste interage com os outros no Sistema Solar. Por exemplo, como a gravidade de Júpiter pode afetar asteroides próximos.
4. Preparação da Apresentação: Os alunos devem preparar uma apresentação de 5 minutos para compartilhar suas descobertas com a classe. A apresentação pode incluir cartazes, slides, modelos 3D ou qualquer outro recurso visual.
5. Expressão Criativa: Peça aos grupos para criar uma pequena dramatização ou história que ilustre a importância do seu corpo celeste no Sistema Solar.
6. Apresentação: Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, compartilhando tanto informações científicas quanto suas histórias criativas.
Discussão e Feedback em Grupo
Após as apresentações, use o método RULER para guiar uma discussão em grupo e dar feedbacks socioemocionais. Comece Reconhecendo as emoções expressas durante as apresentações, tanto positivas (entusiasmo, curiosidade) quanto negativas (nervosismo, ansiedade). Peça aos alunos para Entender as causas e consequências dessas emoções, como a preparação e o trabalho em grupo podem ter influenciado seus sentimentos.
Em seguida, ajude os alunos a Nomear corretamente essas emoções e Expressá-las de maneira apropriada, discutindo como eles se sentiram durante a atividade e quais estratégias usaram para lidar com seus sentimentos. Finalmente, Regule as emoções, incentivando a prática de técnicas de autocontrole e autoconhecimento que possam ser úteis em futuras atividades e apresentações.
Conclusão
Duração: 15 - 20 minutos
Reflexão e Regulação das Emoções
Sugira aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante a aula, como trabalhar em grupo, realizar a pesquisa e apresentar as descobertas. Em seguida, promova uma discussão em grupo onde eles possam compartilhar suas experiências e como geriram suas emoções. Incentive-os a serem honestos sobre seus sentimentos e a discutir as estratégias que usaram para lidar com situações desafiadoras, como ansiedade ou nervosismo durante a apresentação.
Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. A reflexão escrita e a discussão em grupo permitirão que os alunos reconheçam suas emoções, compreendam as causas e consequências dessas emoções, e desenvolvam habilidades para expressar e regular essas emoções de maneira adequada.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Para encerrar a aula, peça aos alunos que estabeleçam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo estudado. Explique que essas metas podem incluir tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o Sistema Solar quanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a colaboração em grupo e a autoconfiança nas apresentações. Incentive-os a pensar em como aplicar o que aprenderam em futuras atividades escolares e na vida cotidiana.
Possíveis Ideias de Metas:
1. Aprofundar o conhecimento sobre o Sistema Solar através de leituras complementares.
2. Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação.
3. Melhorar a colaboração e o trabalho em grupo.
4. Exercitar a autoconfiança e o autocontrole em situações de fala em público.
5. Aplicar técnicas de regulação emocional em outras disciplinas e contextos. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras e alcançáveis, os alunos podem direcionar seus esforços de maneira mais eficaz, promovendo um crescimento contínuo tanto no conhecimento científico quanto nas habilidades socioemocionais.