Entrar

Plano de aula de Animações e Transições no Google Slides

Informática

Original Teachy

Animações e Transições no Google Slides

Objetivos

Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

  1. Introduzir o Google Slides: O objetivo inicial da aula é garantir que todos os alunos estejam familiarizados com o Google Slides, a ferramenta que eles usarão para aprender sobre animações e transições. Isso inclui a interface do usuário, como adicionar e formatar slides, e outras funcionalidades básicas.

  2. Entender Animações e Transições: Uma vez que os alunos estejam confortáveis ​​com o Google Slides, o próximo objetivo é introduzir o conceito de animações e transições. Os alunos devem entender o que são animações e transições, por que são importantes e como podem melhorar uma apresentação.

  3. Aplicar Animações e Transições: O último objetivo principal é que os alunos apliquem o que aprenderam adicionando animações e transições aos seus próprios slides. Isso inclui selecionar o tipo correto de animação ou transição, configurá-la corretamente, e aplicá-la de uma maneira que melhore a apresentação, em vez de distrair o público.

Objetivos secundários:

  1. Conhecer Princípios de Design: Um objetivo secundário importante é que os alunos aprendam os princípios básicos do design. Isso os ajudará a usar animações e transições de uma maneira que seja visualmente agradável e eficaz na comunicação de suas ideias.

  2. Aplicação Estratégica de Animações e Transições: Além de simplesmente aprender a adicionar animações e transições, os alunos devem aprender a usá-los estrategicamente. Isso significa entender quando e onde usar animações e transições para maximizar o impacto, sem sobrecarregar o público.

Introdução

Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

Para iniciar a aula, o professor deve refrescar a memória dos alunos com relação ao conteúdo da aula anterior, focando na "Criação de Apresentações no Google Slides". Deve-se enfatizar a importância de se ter uma boa compreensão da interface do Google Slides e suas funcionalidades básicas para poder avançar para o uso de animações e transições.

Em seguida, o professor pode introduzir o tópico do dia apresentando duas situações problema:

  1. "Imagine que você está fazendo uma apresentação para um grande público. Você quer manter a atenção de todos, mas percebe que as pessoas estão começando a se distrair. Como você pode usar animações e transições para manter seu público engajado?"

  2. "Você está criando uma apresentação para um projeto escolar e quer que ela se destaque das demais. Como as animações e transições podem ajudar a fazer sua apresentação mais dinâmica e interessante?"

Para contextualizar a importância do tema, o professor pode discutir como as animações e transições são usadas em apresentações profissionais e acadêmicas para manter a atenção do público e comunicar ideias de forma mais eficaz.

Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades ou fatos interessantes relacionados ao tema, tais como:

  1. "Sabiam que o termo 'PowerPoint' é muitas vezes usado como um termo genérico para apresentações digitais, mas há muitas outras ferramentas disponíveis, como o Google Slides, que oferecem funcionalidades semelhantes e até superiores, como a capacidade de colaborar em tempo real?"

  2. "Vocês sabiam que, de acordo com um estudo, apresentações com elementos visuais, como animações e transições, são 43% mais persuasivas do que apresentações sem esses elementos?"

Ao final desta etapa, os alunos devem estar familiarizados com o que são animações e transições e por que são importantes na criação de apresentações eficazes.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

Antes de mergulhar na teoria e prática das animações e transições, o professor deve garantir que os alunos tenham um sólido entendimento das habilidades básicas do Google Slides. Isso pode ser feito através de uma rápida revisão dos conceitos-chave e das funcionalidades básicas, que incluem a criação de novos slides, a adição e formatação de texto, a inserção de imagens e a configuração de temas.

Apresentação Teórica

Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)

Uma vez que os alunos estejam confortáveis com o Google Slides, o professor pode começar a introduzir a teoria das animações e transições. Isso deve incluir uma explicação detalhada sobre o que são animações e transições, os diferentes tipos de animações e transições disponíveis no Google Slides, bem como a importância de usá-las corretamente para manter a atenção do público e melhorar a comunicação de ideias.

O professor também deve explicar os princípios básicos do design que são relevantes para o uso de animações e transições. Isso inclui a manutenção de um design consistente e equilibrado, o uso eficaz de cores e fontes, e a prevenção da sobrecarga de informações.

Finalmente, o professor deve enfatizar a importância de uma aplicação estratégica de animações e transições. Isso significa que as animações e transições não devem ser usadas apenas por uma questão de estética, mas devem ser utilizadas para melhorar a compreensão e o engajamento do público.

Atividades Práticas

Estimativa de tempo: (30 - 35 minutos)

Após a apresentação teórica, o professor deve conduzir os alunos através de várias atividades práticas para ajudá-los a aplicar o que aprenderam.

  1. Atividade Prática de Animações: O professor deve instruir os alunos a criar um novo slide no Google Slides e adicionar alguns elementos, como texto e imagens. Em seguida, os alunos devem ser orientados a adicionar diferentes tipos de animações a esses elementos e experimentar com as configurações de animação, como duração e início.

  2. Atividade Prática de Transições: Em seguida, os alunos devem criar vários slides e adicionar diferentes tipos de transições entre eles. Eles devem experimentar com as configurações de transição, como duração e velocidade.

Para ambas as atividades, o professor deve circular pela sala para oferecer assistência conforme necessário, e os alunos devem ser encorajados a ajudar uns aos outros e compartilhar suas descobertas.

Materiais Necessários

Para esta aula, os alunos precisarão de:

  1. Computadores ou dispositivos móveis com acesso à Internet.
  2. Contas do Google para acessar o Google Slides.
  3. Exemplos de apresentações (fornecidas pelo professor) para análise e discussão.

Ao final desta etapa, os alunos devem ser capazes de aplicar com confiança animações e transições no Google Slides, e entender como esses elementos podem ser usados para melhorar suas apresentações.

Retorno

Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)

O retorno é uma parte crucial da aula, pois permite ao professor verificar se os alunos realmente entenderam o que foi ensinado. Para fazer isso, várias atividades podem ser realizadas:

Revisão das Atividades Práticas

Estimativa de tempo: (5 - 7 minutos)

O professor deve começar revisando as atividades práticas que foram realizadas. Isso pode ser feito pedindo a alguns alunos para compartilhar suas apresentações com a classe e explicar como eles usaram animações e transições para melhorar seus slides. O professor pode então fornecer feedback e esclarecer quaisquer confusões que possam ter surgido.

Reflexão sobre a Aprendizagem

Estimativa de tempo: (5 - 7 minutos)

Em seguida, o professor pode propor um exercício de reflexão. Os alunos devem receber um pedaço de papel e ter um minuto para escrever as respostas para as seguintes perguntas:

  1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
  2. "Quais perguntas você ainda tem sobre o tema?"

Esta atividade permite que os alunos consolidem seu aprendizado e identifiquem quaisquer lacunas em seu entendimento, que o professor pode abordar na próxima aula ou individualmente.

Exercício para Casa

Estimativa de tempo: (2 - 3 minutos)

Finalmente, o professor deve fornecer uma lista de exercícios relacionados ao tópico da aula para que os alunos resolvam em casa. Isso pode incluir a criação de uma apresentação no Google Slides que utiliza animações e transições de forma eficaz. O professor pode então revisar essas apresentações na próxima aula para verificar o progresso dos alunos e fornecer feedback adicional.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida do uso de animações e transições no Google Slides e estar prontos para aplicar essas habilidades em suas futuras apresentações.

Conclusão

Estimativa de tempo: (5 - 10 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos de aprendizado:

  1. Definição de Animações e Transições: As animações são técnicas que adicionam movimento aos elementos de um slide, enquanto as transições são animações que ocorrem entre slides. Ambos são usados para acrescentar dinamismo e interatividade às apresentações.

  2. Aplicação de Animações e Transições: Os alunos aprenderam a aplicar diferentes tipos de animações e transições no Google Slides, bem como a configurá-las corretamente para atingir o efeito desejado.

  3. Princípios de Design: Os alunos foram apresentados aos princípios básicos do design, que são essenciais para o uso eficaz de animações e transições.

  4. Aplicação Estratégica: Por fim, os alunos aprenderam sobre a importância de usar animações e transições de maneira estratégica, para melhorar a comunicação de ideias e manter o engajamento do público, ao invés de distraí-lo ou confundi-lo.

O professor pode então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. A teoria foi apresentada através da explicação dos conceitos de animações e transições, bem como dos princípios de design. A prática foi realizada por meio das atividades de adicionar e configurar animações e transições no Google Slides. E as aplicações foram discutidas ao longo da aula, com ênfase em como essas técnicas podem ser usadas para melhorar apresentações acadêmicas e profissionais.

Para complementar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais extras para estudo, tais como tutoriais online, vídeos do YouTube, e blogs sobre design de apresentações.

Por fim, o professor deve destacar a importância das animações e transições na vida cotidiana. Na era digital, as apresentações desempenham um papel crítico na comunicação de ideias, tanto na escola quanto no trabalho. Dominar o uso de animações e transições pode ajudar os alunos a criar apresentações mais envolventes e eficazes, dando-lhes uma vantagem em diversas situações, desde projetos escolares até apresentações de negócios.

Após a conclusão da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara e abrangente de como as animações e transições no Google Slides podem ser utilizadas para melhorar suas apresentações e comunicação de ideias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies