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Questão sobre Trajetos de Pessoas e Objetos

Matemática

Originais Teachy

'EF03MA12'

Trajetos de Pessoas e Objetos

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Matemática

Pedro quer sair de casa e ir até a casa da sua avó, que fica a 5 quarteirões de distância, para lhe entregar um presente. O trajeto de Pedro envolve caminhar em linha reta por 3 quarteirões, dobrar à direita e caminhar em linha reta por mais 2 quarteirões. Durante o caminho, ele encontra sua vizinha Dona Maria, que lhe pede para entregar uma carta ao seu neto que mora a 4 quarteirões da casa da avó de Pedro. No entanto, o neto de Dona Maria mora em uma rua perpendicular à rua que Pedro deveria seguir para chegar à casa da avó. Se o neto de Dona Maria mora a exatamente o mesmo número de quarteirões que Pedro já caminhou desde sua casa, quantos quarteirões Pedro precisará caminhar a mais para entregar a carta antes de continuar até a casa da avó?
a.
Pedro precisará caminhar a mais 3 quarteirões para entregar a carta antes de continuar até a casa da avó.
b.
Pedro precisará caminhar a mais 6 quarteirões para entregar a carta antes de continuar até a casa da avó.
c.
Pedro precisará caminhar a mais 4 quarteirões para entregar a carta antes de continuar até a casa da avó.
d.
Pedro precisará caminhar a mais 7 quarteirões para entregar a carta antes de continuar até a casa da avó.
e.
Pedro precisará caminhar a mais 5 quarteirões para entregar a carta antes de continuar até a casa da avó.

Gabarito:

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

Polígonos Regulares: Ângulos e Diagonais

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João está aprendendo sobre simetria e plano cartesiano em suas aulas de Matemática. Ele desenhou um quadrado ABCD de lado 2 unidades no primeiro quadrante do plano cartesiano, de forma que o ponto A está na origem (0,0) e o quadrado está posicionado de forma que os vértices B, C e D estão nos pontos (2,0), (2,2) e (0,2) respectivamente. Agora, ele quer desenhar o simétrico deste quadrado em relação à origem. Você pode ajudar João? Descreva os passos que ele deve seguir e explique o conceito de simetria usado nesse processo.

Simetria no Plano Cartesiano: Introdução • 'EF04MA19, 'EF07MA20''

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Uma arquiteta está planejando um jardim que deve ter a forma de um polígono regular. Ela desenvolveu um algoritmo que, a partir da medida de cada lado e da soma dos ângulos internos, determina o número de lados do polígono. Sabendo que cada lado mede 10 metros e a soma dos ângulos internos é 1080 graus, Qual é o número de lados do polígono?

Polígonos: Introdução • 'EF07MA28'

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