Entrar

Questão sobre Coerência e Coesão

Português

Originais Teachy

'EF08LP03'

Coerência e Coesão

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Português

Texto de referência: "Esperança" de Luis Fernando Veríssimo "Sonhei que havia no mundo um líquido mágico que se podia colocar na caixa d'água para que todas as pessoas de uma casa acordassem alegres, comunicativas, realizadas, dispostas a perdoar as desavenças do dia anterior e decididas a começar tudo de novo com otimismo e boa vontade. E havia um pó também, muito fino, que se podia por na água para cozinhar, e todo mundo que comesse daquela comida não sentia mais ressentimento nem ódio, só sentimentos nobres." Considerando o poema "Esperança" do autor Luis Fernando Veríssimo: a) Escolha três exemplos de mecanismos anafóricos presentes no texto e explique como eles são usados para manter a coesão do texto. b) Dê sua opinião sobre a visão de mundo proposta por Veríssimo, defendendo seu ponto de vista com exemplos do texto. Lembre-se de usar argumentos e contra-argumentos e de marcar claramente suas opiniões com articuladores de coesão que sinalizem contraste, exemplificação ou ênfase.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies