Entrar

Questão sobre Textualidade: Coesão e Coerência

Português

Originais Teachy

'EF06LP03'

Textualidade: Coesão e Coerência

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Considere o seguinte trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho." Neste poema, a repetição da expressão "tinha uma pedra" desempenha um papel crucial na sua coesão e coerência. Avaliando este recurso estilístico, como ele contribui para o significado geral do poema e qual impacto ele pode ter na interpretação do leitor sobre os obstáculos representados por essa "pedra"?
a.
A repetição da expressão 'tinha uma pedra' no poema de Carlos Drummond de Andrade destaca a ideia de que os obstáculos são raros e excepcionais, sugerindo que a vida é geralmente livre de dificuldades.
b.
A repetição da expressão 'tinha uma pedra' no poema de Carlos Drummond de Andrade indica que os obstáculos são apenas ilusões criadas pela mente, não tendo impacto real na vida do leitor.
c.
A repetição da expressão 'tinha uma pedra' no poema de Carlos Drummond de Andrade reforça a ideia central do poema sobre a presença constante e inevitável de obstáculos na vida, intensificando a experiência emocional do leitor e destacando a universalidade dos desafios humanos.
d.
A repetição da expressão 'tinha uma pedra' no poema de Carlos Drummond de Andrade enfatiza que os obstáculos são específicos de certas pessoas, não refletindo uma experiência comum a todos os seres humanos.
e.
A repetição da expressão 'tinha uma pedra' no poema de Carlos Drummond de Andrade sugere que os obstáculos são temporários e podem ser facilmente superados, minimizando a importância dos desafios na vida.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o fragmento da crônica abaixo e responda à questão a seguir: "Todo dia, ao atravessar a praça, vejo o senhorzinho sentado no banco, alimentando os pombos. Sua serenidade parece contrastar com a correria ao redor. Uma cena simples, mas que convida à reflexão sobre o valor das pequenas pausas na rotina agitada da cidade grande." Com base neste fragmento, identifique qual característica fundamental da crônica é evidenciada e como ela se manifesta nesse texto.

Gênero Textual: Crônica • 'EF08LP01, EF89LP09'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies