Entrar

Questão sobre Estrutura de um Argumento

Clube de Debates

Originais Teachy

Estrutura de um Argumento

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Clube de Debates

Durante um debate sobre a conservação ambiental, um dos participantes afirma que as mudanças climáticas atuais são o resultado de processos naturais que ocorreram ao longo da história da Terra, e não são influenciadas pelas atividades humanas. Ele sustenta seu argumento citando o aquecimento global que levou ao fim da Era do Gelo, um fenômeno que aconteceu muito antes do surgimento de qualquer civilização industrial. Analise a estrutura do argumento apresentado e identifique qual falácia lógica pode estar sendo utilizada para evidenciar a influência humana nas mudanças climáticas atuais. Considere as premissas, a conclusão e a relação entre elas para identificar a falha na inferência lógica.
a.
A falácia lógica que pode estar sendo utilizada é a 'negação do antecedente'.
b.
A falácia lógica que pode estar sendo utilizada é a 'generalização apressada'.
c.
A falácia lógica que pode estar sendo utilizada é o 'apelo à autoridade'.
d.
A falácia lógica que pode estar sendo utilizada é a 'falsa analogia'.
e.
A falácia lógica que pode estar sendo utilizada é o 'argumento de consequência inversa'.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um clube de debates, a prática regular de argumentação e contra-argumentação é essencial para o desenvolvimento da autoconfiança dos participantes. A capacidade de articular e defender ideias de forma clara e persuasiva diante de uma plateia e de seus pares é um dos principais objetivos pedagógicos do debate. A autoconfiança, por sua vez, é uma competência que se desenvolve progressivamente e pode ser transferida para diversas áreas da vida. Considerando o contexto da Teoria da Autopercepção de Daryl Bem, que sugere que os indivíduos podem aprender sobre si mesmos observando seu próprio comportamento e as reações dos outros, e refletindo sobre a relação entre participação em debates e o fortalecimento da autoconfiança, argumente sobre como a prática do debate pode influenciar positivamente a percepção de autoeficácia e autoconceito dos estudantes, levando em conta a construção da identidade e as relações sociais no ambiente escolar.

Debate e a construção da Autoconfiança

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Participar de um clube de debates no ensino médio pode ser uma excelente maneira de desenvolver habilidades de liderança. Through active involvement in debates, students can polish their critical thinking, public speaking, and teamwork abilities. A questão avalia o impacto do debate no aprimoramento da liderança, considerando a necessidade de comunicação eficaz, escuta ativa e a capacidade de engajar os outros em discussões construtivas.

Debate e Liderança: como o debate desenvolve a liderança?

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

No contexto da constante evolução da sociedade e do mercado de trabalho, o ensino médio muitas vezes é criticado por sua suposta falta de relevância no preparo dos jovens para a vida adulta. Alguns argumentam que as escolas deveriam focar mais em habilidades práticas e menos em conteúdos teóricos, enquanto outros defendem a importância de uma base sólida de conhecimentos tradicionais. Considerando essa discussão, qual deve ser o papel principal das escolas no ensino médio, e como essa função se alinha com as necessidades dos alunos em termos de preparação para o futuro? Em outras palavras, qual o equilíbrio ideal entre disciplinas clássicas e práticas que devem ser ensinadas nas escolas secundárias, levando em conta a realidade do mercado e o desenvolvimento integral dos estudantes?

Debate Prático: O que deveríamos aprender nas escolas?

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um debate sobre o impacto das redes sociais na sociedade contemporânea, um aluno faz uma afirmação apresentando um dado sem citar a fonte: 'As redes sociais são a principal ferramenta de comunicação do século XXI, superando em alcance e influência todos os meios anteriores, como jornais e televisão.' Considerando a importância da citação de fontes confiáveis, analise a afirmação do aluno à luz das regras de um debate formal e identifique qual falha pode ser apontada se a afirmação for contestada durante o debate.

Regras e Formatos de Debate

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies