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Questão sobre Escolas Filosóficas: Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea

Filosofia

Originais Teachy

'EM13CHS101'

Escolas Filosóficas: Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea

Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Filosofia

Discorra sobre a influência do pensamento filosófico da Escola de Atenas, representada por figuras como Platão e Aristóteles, na concepção do conhecimento e da educação na Idade Média. Relacione também a visão de mundo medieval, fortemente embasada na fé e na teologia, com as críticas e transformações que as ideias modernas, a partir do Renascimento, impuseram a esse paradigma. Em sua resposta, utilize o conceito de 'tradição' e 'ruptura', discutindo como esses elementos caracterizam a transição do pensamento filosófico entre os períodos abordados.

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Em um contexto onde avanços científicos e tecnológicos transformam profundamente a maneira como vivemos, a ética se torna central para a reflexão sobre o impacto dessas mudanças. Essa reflexão é permeada por questões de liberdade, cultura e religião, que muitas vezes entram em conflito ou em diálogo com a ciência. Arthur Caplan, um dos mais proeminentes bioéticos contemporâneos, argumenta que 'sem um entendimento sólido da ética, a ciência pode ser muito perigosa'. Considere o seguinte cenário hipotético: Um grupo de neurocientistas afirma ter desenvolvido uma tecnologia capaz de prever com 99% de precisão tendências criminosas em indivíduos com base em padrões de atividade cerebral. Essa tecnologia tem o potencial de ser revolucionária no que diz respeito à prevenção de crimes, mas também levanta sérias questões éticas, especialmente relacionadas à liberdade e à presunção de inocência. A partir da perspectiva da ética, liberdade, cultura e religião, discuta: 1. Como diferentes sistemas de valores e crenças podem informar a abordagem de uma sociedade em relação ao uso e regulação de uma tecnologia controversa como a descrita no cenário? 2. Avalie criticamente a afirmação de Caplan, usando exemplos concretos de como a falta de consideração ética pode transformar descobertas científicas em 'perigas' para a sociedade.

Ciência e seus Contextos: Ética, Liberdade, Cultura e Religião • 'EM13CHS103'

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A ética é um conceito significativo no âmbito da moral, que governa a conduta humana e o sentido particular de certo ou errado, e a vontade é resultado da disposição interior de uma pessoa, moldando suas ações e decisões. Considerando o papel dos organismos internacionais na defesa dos Direitos Humanos e os princípios de justiça, igualdade e fraternidade, é importante ponderar a relação entre ética e vontade na tomada de decisões sobre políticas públicas e atuações. Diante disso, qual dos filósofos mencionados a seguir aponta que a ética deve ser guiada pela razão e pela vontade boa, em vez do mero prazer ou desejo, para se alcançar o bem comum?

Ética e Vontade • 'EM13CHS604, EM13CHS605'

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A construção da moralidade é um processo complexo que envolve aspectos culturais, sociais e individuais. Através da filosofia moral, tentamos compreender como as pessoas desenvolvem seus sistemas morais e como estes são aplicados no dia a dia. Considerando as teorias éticas de Kant, que valoriza a autonomia e a universalidade das regras morais, e de Stuart Mill, que se baseia na maximização da felicidade e na noção de utilidade, elabore um texto que discuta a aplicabilidade prática dessas teorias em situações cotidianas, considerando a complexidade das relações humanas e as possíveis tensões entre princípios universais e a diversidade de valores culturais. Em sua resposta, analise como um cidadão pode tomar decisões morais e lidar com conflitos éticos utilizando elementos das teorias de Kant e Mill, e discuta os desafios e limitações que essas teorias apresentam quando confrontadas com a realidade plural de uma sociedade.'

Construção da Moralidade • 'EM13CHS501'

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