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Questão sobre Geometria Espacial: Volume dos Cones

Matemática

Originais Teachy

'EM13MAT309'

Geometria Espacial: Volume dos Cones

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Matemática

Uma empresa de design arquitetônico foi contratada para remodelar uma sala de reuniões com formato de um cone invertido, onde o teto é representado pela superfície cônica e o espaço interno é considerado útil para a acomodação de pessoas. O objetivo é calcular a quantidade de material necessário para revestir a superfície interna do teto, que tem um diâmetro de base de 10 metros e uma altura de 5 metros. O material a ser utilizado tem um custo significativo, e a empresa deseja otimizar o projeto considerando tanto a estética quanto os custos. Para isso, além de calcular a área total da superfície de revestimento, é necessário levar em conta que a estrutura da sala possuirá pontos de luz distribuídos de forma uniforme na superfície do teto, de modo que a instalação elétrica exigirá perfurações precisas. Se cada ponto de luz ocupa uma área de 0,01 metros quadrados e a densidade de pontos de luz desejada é de 1 ponto para cada 2 metros quadrados de superfície do teto, qual é a quantidade total de material a ser utilizada no revestimento do teto, considerando apenas as áreas que não serão ocupadas pelos pontos de luz?
a.
49,75π metros quadrados
b.
48,75π metros quadrados
c.
49,5π metros quadrados
d.
50π metros quadrados
e.
25π metros quadrados

Gabarito:

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Na sala de aula, a professora Ana separou alguns brinquedos para mostrar aos alunos. Ela pegou um carrinho de brinquedo, uma bola e um barquinho de papel. O carrinho é maior que o barquinho, e a bola é menor que o carrinho. Qual dos três objetos é o mais pesado? Escreva o nome desse objeto e conte por que você acha que ele é o mais pesado.

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

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Uma arquiteta está planejando um jardim que deve ter a forma de um polígono regular. Ela desenvolveu um algoritmo que, a partir da medida de cada lado e da soma dos ângulos internos, determina o número de lados do polígono. Sabendo que cada lado mede 10 metros e a soma dos ângulos internos é 1080 graus, Qual é o número de lados do polígono?

Polígonos: Introdução • 'EF07MA28'

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