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Questão sobre Matemática Financeira: Juros e Mudança de Valores no Tempo

Matemática

Originais Teachy

'EM13MAT303'

Matemática Financeira: Juros e Mudança de Valores no Tempo

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Matemática

Uma pessoa fez um empréstimo de R$ 1.000,00 para ser pago em dois anos com taxa de juros simples de 10% ao ano. Qual será o valor total que ela terá que pagar ao final dos dois anos? E se fossem juros compostos? Comparando essas duas situações, qual delas apresenta um crescimento linear e qual apresenta um crescimento exponencial?
a.
O valor total que a pessoa terá que pagar ao final dos dois anos com juros simples será de R$ 1.000,00 e com juros compostos será de R$ 1.200,00. A situação com juros simples apresenta um crescimento exponencial, enquanto a situação com juros compostos apresenta um crescimento linear.
b.
O valor total que a pessoa terá que pagar ao final dos dois anos com juros simples será de R$ 1.100,00 e com juros compostos será de R$ 1.220,00. A situação com juros compostos apresenta um crescimento linear, enquanto a situação com juros simples apresenta um crescimento linear.
c.
O valor total que a pessoa terá que pagar ao final dos dois anos com juros simples será de R$ 1.210,00 e com juros compostos será de R$ 1.200,00. A situação com juros compostos apresenta um crescimento linear, enquanto a situação com juros simples apresenta um crescimento exponencial.
d.
O valor total que a pessoa terá que pagar ao final dos dois anos com juros simples será de R$ 1.200,00 e com juros compostos será de R$ 1.210,00. A situação com juros simples apresenta um crescimento linear, enquanto a situação com juros compostos apresenta um crescimento exponencial.
e.
O valor total que a pessoa terá que pagar ao final dos dois anos com juros simples será de R$ 1.200,00 e com juros compostos será de R$ 1.200,00. A situação com juros simples apresenta um crescimento exponencial, enquanto a situação com juros compostos apresenta um crescimento exponencial.

Gabarito:

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João está aprendendo sobre simetria e plano cartesiano em suas aulas de Matemática. Ele desenhou um quadrado ABCD de lado 2 unidades no primeiro quadrante do plano cartesiano, de forma que o ponto A está na origem (0,0) e o quadrado está posicionado de forma que os vértices B, C e D estão nos pontos (2,0), (2,2) e (0,2) respectivamente. Agora, ele quer desenhar o simétrico deste quadrado em relação à origem. Você pode ajudar João? Descreva os passos que ele deve seguir e explique o conceito de simetria usado nesse processo.

Simetria no Plano Cartesiano: Introdução • 'EF04MA19, 'EF07MA20''

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João e Maria estavam brincando de desenhar formas geométricas. João desenhou um triângulo e Maria ficou curiosa sobre seus componentes. Considerando o desenho de João, identifique os vértices, lados e ângulos do triângulo. Além disso, com base nas características do triângulo desenhado, classifique-o quanto aos lados (escaleno, isósceles ou equilátero) e quanto aos ângulos (acutângulo, retângulo ou obtusângulo). Explique sua resposta.

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

Polígonos Regulares: Ângulos e Diagonais

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