Entrar

Questão sobre Literatura: 3ª Fase do Modernismo no Brasil

Português

Originais Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 3ª Fase do Modernismo no Brasil

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Português

Trecho de referência: "A morte, essa coisa estrambótica, é uma andorinha que arruma a gola ao contorno do nosso pescoço, a morte é uma violeta que amadurece nos olhos dos homens desconhecidos, no entanto a morte tem também sapatos de veludo para passear nos salões de dança, tem também um leque com penas de periquito, um leque de cores contra o lugubre preto que ela sempre veste." - Trecho do romance Quarup de Antônio Callado, autor modernista da terceira fase do modernismo brasileiro. Com base no trecho extraído do romance Quarup de Antônio Callado, responda: a) Antônio Callado, em seu texto, oferece uma visão bastante peculiar e diversa sobre a morte. Identifique essa visão a partir da análise linguística e do uso das metáforas no trecho apresentado. Argumente de que forma essa visão se opõe ou se concilia com as visões tradicionalmente veiculadas pela sociedade e como isso revela uma característica da terceira fase do Modernismo no Brasil. b) Pesquise sobre a vida e a obra de Antônio Callado e explique por que ele é considerado um importante autor da terceira fase do modernismo brasileiro. Quais características de sua obra o inserem nesse contexto específico?

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o fragmento da crônica abaixo e responda à questão a seguir: "Todo dia, ao atravessar a praça, vejo o senhorzinho sentado no banco, alimentando os pombos. Sua serenidade parece contrastar com a correria ao redor. Uma cena simples, mas que convida à reflexão sobre o valor das pequenas pausas na rotina agitada da cidade grande." Com base neste fragmento, identifique qual característica fundamental da crônica é evidenciada e como ela se manifesta nesse texto.

Gênero Textual: Crônica • 'EF08LP01, EF89LP09'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies