Entrar

Questão sobre Relações Intertextuais

Português

Originais Teachy

'EM13LGG103'

Relações Intertextuais

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Português

Considere o seguinte trecho do poema "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto: "Somos Severinos iguais em tudo na vida, na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta." E o seguinte fragmento da música "Cidadão" de Zé Ramalho: "Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar. Foi um tempo de aflição, eram quatro condução, duas pra ir, duas pra voltar." A partir da análise dos dois textos, qual é a relação intertextual que pode ser identificada entre eles, considerando o contexto social e cultural representado?
a.
A relação intertextual entre o poema 'Morte e Vida Severina' de João Cabral de Melo Neto e a música 'Cidadão' de Zé Ramalho está na representação de uma classe social marginalizada e explorada. Ambos os textos falam sobre pessoas que, apesar de serem fundamentais para a construção da sociedade, vivem em condições precárias e são invisibilizadas. A intertextualidade se dá na crítica social e na denúncia das condições de vida dos menos favorecidos, que é um tema comum nos dois textos.
b.
A relação intertextual entre o poema 'Morte e Vida Severina' de João Cabral de Melo Neto e a música 'Cidadão' de Zé Ramalho está na representação de uma jornada de autodescoberta e superação pessoal. Ambos os textos falam sobre indivíduos que, apesar das dificuldades, encontram um sentido maior em suas vidas. A intertextualidade se dá na busca por identidade e propósito, que é um tema comum nos dois textos.
c.
A relação intertextual entre o poema 'Morte e Vida Severina' de João Cabral de Melo Neto e a música 'Cidadão' de Zé Ramalho está na representação de uma celebração das tradições culturais brasileiras. Ambos os textos falam sobre a importância de preservar a cultura e os costumes locais. A intertextualidade se dá na valorização das raízes culturais, que é um tema comum nos dois textos.
d.
A relação intertextual entre o poema 'Morte e Vida Severina' de João Cabral de Melo Neto e a música 'Cidadão' de Zé Ramalho está na representação de uma busca por liberdade e autonomia. Ambos os textos falam sobre personagens que desejam escapar de suas condições opressivas. A intertextualidade se dá na luta pela emancipação pessoal, que é um tema comum nos dois textos.
e.
A relação intertextual entre o poema 'Morte e Vida Severina' de João Cabral de Melo Neto e a música 'Cidadão' de Zé Ramalho está na representação de um conflito geracional entre pais e filhos. Ambos os textos falam sobre as dificuldades de comunicação e entendimento entre diferentes gerações. A intertextualidade se dá na exploração das tensões familiares, que é um tema comum nos dois textos.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um texto literário, a escolha das palavras e a sua grafia são fundamentais para a construção da atmosfera e do estilo. O escritor Machado de Assis, em sua obra 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', utiliza-se de um cuidadoso rebuscamento vocabular, muitas vezes recorrendo a arcaísmos e palavras pouco usuais. Imagine que você está revisando um manuscrito original desse livro, o qual apresenta trechos com rasuras e palavras alteradas devido ao desgaste do tempo. Se deparando com um trecho como o exemplo a seguir, identifique e corrija a grafia das palavras, atentando-se para a norma culta vigente e o contexto histórico da obra: 'O que o leitor moderno poderia interpretar como um erro, na verdade, é um resquício da prática tipográfica da época, onde a letra 's' costumava ser escrita de forma distinta ao final das palavras, como em 'verdaes' e 'coisas'.'

Ortografia

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um discurso político, são comuns o uso de termos acessórios da oração, como adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo, pois estes ajudam a enfatizar e tornar o discurso mais claro e expressivo. Dada esta informação, analise o trecho a seguir: "Cidadãos e cidadãs brasileiras, nossa nação enfrenta, infelizmente, um momento de incerteza política e econômica. Com determinação, superaremos os desafios e construiremos um futuro melhor para todos." Identifique e classifique os termos acessórios da oração presentes neste trecho, explicando sua função e importância no discurso.

Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o conto 'A terceira margem do rio', de Guimarães Rosa, e a crônica 'O prazer de ler', de Rubem Alves, e identifique as características textuais que os diferenciam, considerando aspectos como a estrutura, o tempo e o espaço da narrativa, bem como a relação com o leitor e o uso de figuras de linguagem. Em seguida, elabore um texto argumentativo que discorra sobre como a escolha de tais elementos constrói a identidade de cada gênero e influencia a forma como são recebidos pelo público leitor. Faça uma análise crítica, apoiando-se em teóricos da literatura, para justificar a sua compreensão sobre a distinção entre o conto e a crônica, e a importância dessas distinções na prática da leitura e na apreciação da obra literária.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG103'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies