Questão sobre Reações: Introdução

'EF09CI03'

Reações: Introdução

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Ciências

Durante uma aula prática de ciências, um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental realizou uma série de experimentos que envolveram diferentes tipos de reações químicas. Um dos experimentos consistiu na mistura de hidróxido de sódio (NaOH) com ácido clorídrico (HCl) em um béquer. Os alunos observaram que, após a mistura, houve um aumento na temperatura do conteúdo do béquer e a formação de cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O). Considerando a ocorrência do experimento e os conhecimentos de química, elabore uma explicação para identificar o tipo de reação que ocorreu, com base na análise dos reagentes e produtos formados. Além disso, relacione o princípio de conservação de massa com o conceito de reação química, explicando como a observação da formação de produtos pode confirmar a aplicação desse princípio. Discuta também o impacto dessa reação em um contexto ambiental, considerando os componentes dos reagentes e produtos e a forma como eles são encontrados na natureza ou na indústria.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...

Dificuldade Média

Teachy

Durante um experimento em laboratório, os alunos observaram a reação entre uma solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3) e uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl). Eles notaram a formação de um precipitado branco, o cloreto de prata, e a solução remanescente não apresentou qualquer mudança de coloração. Considerando o experimento e os conhecimentos sobre tipos de reações químicas, responda: (1) Qual é o tipo de reação que ocorre entre o nitrato de prata e o cloreto de sódio, e quais as evidências que nos permitem identificar esse tipo de reação? (2) Explique, com base nas propriedades dos íons envolvidos, por que a formação de cloreto de prata leva à ausência de mudança de coloração na solução final, e como esse processo relaciona-se a um exemplo de reação ácido-base.

Reações: Introdução • 'EF09CI03'

Dificuldade Fácil

Teachy

Considere o seguinte cenário hipotético: um alquimista do século XVII, desejoso de entender a natureza das transformações químicas, mistura um pedaço de ferro com enxofre em um determinado ambiente controlado e observa uma nova substância sendo formada. Com base no conhecimento atual, sabemos que essa reação é um exemplo clássico de uma reação de síntese. Partindo deste contexto e considerando a classificação moderna das reações químicas, explique: (1) Por que a reação entre o ferro e o enxofre se encaixa no tipo de reação de síntese, e (2) Identifique qual seria o produto esperado dessa reação e justifique sua resposta, levando em conta as propriedades individuais de cada elemento envolvido.

Reações: Introdução • 'EF09CI03'

Dificuldade Fácil

URCA

Corpo Humano: Organização das Células • 'EF06CI05'

Dificuldade Média

Teachy

Qual é o principal uso da água em sua casa? Como você a utiliza no seu dia a dia? Descreva formas sustentáveis de uso da água que você poderia adotar em sua rotina.

Utilização da Água • ''EF05CI04''