Professor(a), crie listas de exercícios e provas em minutos!

Acesse gratuitamente mais de 200.000 de questões com gabarito comentado, crie listas, planos de aula e provas com a Teachy.

Cadastro Gratuito

Disciplina: Ciências

Questão de: Unidade Astronômica

Fonte: Originais Teachy

Grau de dificuldade: Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Ciências

A Unidade Astronômica (UA) foi criada com base na distância média da Terra ao Sol. Por meio dela podemos calcular também outras grandes distâncias no Sistema Solar. Por exemplo, qual é a distância média entre Saturno e Urano?
a.
19,2 UA
b.
14,6 UA
c.
9,9 UA
d.
7,7 UA
e.
5,5 UA

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.

Gabarito disponível apenas para professores cadastrados.
Faça cadastro na Teachy e tenha acesso já!

Unidade Astronômica
Originais Teachy
Quem busca por esse tema, também viu essas questões...
Questão 1:

Média

Considere que os cientistas estão estudando um planeta recém-descoberto no sistema solar, que possui uma órbita elíptica em torno do Sol. Para analisar a dinâmica orbital desse planeta, é necessário converter as distâncias mencionadas para a unidade astronômica (UA), que é a média da distância entre a Terra e o Sol. A órbita do novo planeta tem um afélio de 3,5 vezes a distância do Sol à Terra e um periélio de metade dessa distância. Por determinação de pesquisadores de Geociências, a luminosidade solar recebida nesse planeta no periélio deve ser comparada com a luminosidade que a Terra recebe do Sol. Considerando que a luminosidade recebida por um corpo é inversamente proporcional ao quadrado da distância ao corpo emissor de luz, qual é a relação entre a luminosidade solar recebida no periélio do novo planeta e a luminosidade solar que a Terra recebe no periélio de sua órbita?
Unidade Astronômica
Originais Teachy
Questão 2:

Difícil

Durante uma aula de Astronomia, um grupo de estudantes do 9º ano é desafiado a calcular o tamanho de uma unidade astronômica (UA) em quilômetros, sabendo que a velocidade da luz no vácuo é de aproximadamente 299.792.458 metros por segundo e que a distância média entre a Terra e o Sol é de 1 UA. Além disso, considerando o movimento de translação da Terra ao redor do Sol, os alunos devem determinar a variação do ângulo de incidência dos raios solares em diferentes latitudes durante o solstício de inverno no hemisfério sul. Para resolver o desafio, os estudantes precisam combinar seus conhecimentos de Geometria para compreender o movimento terrestre e de Física para calcular a distância em atividades de sala de aula. Qual o tamanho de uma unidade astronômica em quilômetros e qual a variação do ângulo de incidência dos raios solares, à medida que se desloca da linha do Equador (0º de latitude) para o Trópico de Capricórnio (23,5ºS) durante o solstício de inverno no hemisfério sul?
Unidade Astronômica
Originais Teachy
Questão 3:

Fácil

Corpo Humano: Organização das Células - EF06CI05
Fonte: URCA
Questão 4:

Fácil

Corpo Humano: Organização das Células - EF06CI05
Fonte: URCA
Gostou dessas questões? Temos mais de 100 mil como essas para você, professor!
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo