🇧🇷
Entrar

Questão sobre Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Educação Física

Originais Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Educação Física

Durante uma aula de Educação Física, os alunos do 3° ano foram introduzidos a uma série de jogos e brincadeiras que têm origem nas culturas indígena e africana, e que são parte importante do patrimônio cultural do Brasil. Eles aprenderam que esses jogos não só proporcionam diversão, mas também carregam consigo aspectos sociais, históricos e até mesmo matemáticos. A professora Ana, querendo enfatizar a importância dessas brincadeiras no contexto social, propôs uma atividade que combinasse a prática dos jogos com a reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Os alunos foram convidados a organizar um campeonato de 'Peteca', um jogo tradicional indígena, e 'Amarelinha', de origem africana, que são jogados com regras específicas. Ao longo da atividade, os alunos observaram que a distribuição dos times e a definição da ordem dos jogadores que participam de cada rodada seguem um padrão que pode ser relacionado com a organização social de uma comunidade. A professora explicou que, na 'Peteca', os times são formados por duplas e que cada jogador de um time joga uma vez até que todos tenham jogado em sequência, enquanto na 'Amarelinha' a ordem de jogada segue a numeração dos quadrados desenhados no chão, o que pode ser relacionado com a ideia de hierarquia e ordem na sociedade. Com base nesse contexto interdisciplinar e na observação dos padrões de organização social presentes nos jogos, qual alternativa melhor representa a relação dos jogos 'Peteca' e 'Amarelinha' com a estrutura social das comunidades indígenas e africanas que os inspiraram originalmente?
a.
Na 'Peteca', a formação de times por duplas representa a centralização do poder em poucos indivíduos, enquanto na 'Amarelinha' a sequência numérica indica a falta de coletividade nas sociedades indígenas e africanas.
b.
A 'Peteca' reflete a distribuição equitativa de funções e a 'Amarelinha' sugere a importância de seguir uma ordem estabelecida, características que podem ser encontradas tanto em comunidades indígenas quanto africanas.
c.
A intenção dos jogos 'Peteca' e 'Amarelinha' é exatamente oposta à estrutura social das comunidades que os inspiraram, sendo a 'Peteca' um jogo de estratégia individual e a 'Amarelinha' um jogo de cooperação e trabalho coletivo.
d.
A 'Peteca' e a 'Amarelinha' são jogos que não apresentam qualquer relação com a estrutura social das comunidades que os criaram.
e.
A 'Peteca' é um jogo que valoriza a competição e a 'Amarelinha' representa a liberdade de escolha, elementos alheios à estrutura social das culturas indígena e africana.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Os esportes de rede são práticas físicas que, além de habilidades motoras, demandam compreensão das regras e do ambiente onde são executados. A instalação de uma rede em campo tem funções específicas que variam de acordo com o esporte praticado, podendo ser utilizada para dividir o espaço de jogo, como suporte para a pontuação ou ainda atuando como 'julgamento' da jogabilidade, como no caso de toques ou faltas. No voleibol, por exemplo, a altura da rede e suas propriedades elásticas têm influência direta no desenvolvimento do jogo. Considerando um cenário onde uma escola pretende organizar um torneio interclasse de esportes de rede, e sabendo que a física das redes é crucial para o desempenho dos atletas, é necessário, antes de iniciar o torneio, verificar as condições das redes a serem utilizadas. Dentre as preocupações, deve-se observar a altura padrão da rede, sua rigidez e o correto tensionamento. Supondo que uma equipe de organizadores do torneio precise aferir o tensionamento correto de uma rede de voleibol, que possui uma altura de 2,43 metros (para homens) e requisitos rigorosos de fábrica para a tensão horizontal, que varia entre 36 e 46 N, qual seria o procedimento para aferir se a tensão da rede está dentro dos parâmetros estabelecidos?

Esportes de Rede: Introdução • 'EF89EF01', 'EF89EF02', 'EF89EF03', 'EF89EF04'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na última aula de Educação Física, aprendemos sobre diferentes estilos de dança e como eles envolvem vários movimentos corporais. Para você, qual estilo de dança mais chamou sua atenção e por quê? Descreva os movimentos principais envolvidos nesse estilo de dança e como você acha que esses movimentos ajudam a desenvolver a integração das funções motoras e psíquicas.

Movimento e Dança • ''EF35EF09''

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de Educação Física, o professor propôs um debate sobre os benefícios dos exercícios físicos regulares para a saúde dos adolescentes. Em meio à discussão, um aluno citou a importância da atividade física para o desenvolvimento dos músculos e ossos, enquanto outro destacou o papel do exercício na melhoria da concentração e no alívio do estresse. Diante dessas afirmações, qual elemento do sistema músculo-esquelético é mais diretamente beneficiado pelo exercício físico regular, e como essa melhoria poderia contribuir para a qualidade de vida dos estudantes, tanto em termos de saúde física quanto de desempenho acadêmico?

Exigência dos Exercícios Físicos • 'EF89EF07', 'EF89EF09'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imagine que você e seus amigos decidiram brincar de Bolinha de Gude e Pião no recreio. Pense em como essas brincadeiras podem ajudar no seu desenvolvimento físico e motor. Escreva um pequeno texto explicando como você acredita que jogar Bolinha de Gude e Pião pode te ajudar a melhorar suas habilidades físicas e motoras.

Brincadeiras e Jogos: Bolinha de Gude e Pião • 'EF35EF01, EF35EF02'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies