Entrar

Questão sobre Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Educação Física

Originais Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Educação Física

Durante uma aula de Educação Física, os alunos do 3° ano foram introduzidos a uma série de jogos e brincadeiras que têm origem nas culturas indígena e africana, e que são parte importante do patrimônio cultural do Brasil. Eles aprenderam que esses jogos não só proporcionam diversão, mas também carregam consigo aspectos sociais, históricos e até mesmo matemáticos. A professora Ana, querendo enfatizar a importância dessas brincadeiras no contexto social, propôs uma atividade que combinasse a prática dos jogos com a reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Os alunos foram convidados a organizar um campeonato de 'Peteca', um jogo tradicional indígena, e 'Amarelinha', de origem africana, que são jogados com regras específicas. Ao longo da atividade, os alunos observaram que a distribuição dos times e a definição da ordem dos jogadores que participam de cada rodada seguem um padrão que pode ser relacionado com a organização social de uma comunidade. A professora explicou que, na 'Peteca', os times são formados por duplas e que cada jogador de um time joga uma vez até que todos tenham jogado em sequência, enquanto na 'Amarelinha' a ordem de jogada segue a numeração dos quadrados desenhados no chão, o que pode ser relacionado com a ideia de hierarquia e ordem na sociedade. Com base nesse contexto interdisciplinar e na observação dos padrões de organização social presentes nos jogos, qual alternativa melhor representa a relação dos jogos 'Peteca' e 'Amarelinha' com a estrutura social das comunidades indígenas e africanas que os inspiraram originalmente?
a.
A 'Peteca' reflete a distribuição equitativa de funções e a 'Amarelinha' sugere a importância de seguir uma ordem estabelecida, características que podem ser encontradas tanto em comunidades indígenas quanto africanas.
b.
A 'Peteca' e a 'Amarelinha' são jogos que não apresentam qualquer relação com a estrutura social das comunidades que os criaram.
c.
A intenção dos jogos 'Peteca' e 'Amarelinha' é exatamente oposta à estrutura social das comunidades que os inspiraram, sendo a 'Peteca' um jogo de estratégia individual e a 'Amarelinha' um jogo de cooperação e trabalho coletivo.
d.
Na 'Peteca', a formação de times por duplas representa a centralização do poder em poucos indivíduos, enquanto na 'Amarelinha' a sequência numérica indica a falta de coletividade nas sociedades indígenas e africanas.
e.
A 'Peteca' é um jogo que valoriza a competição e a 'Amarelinha' representa a liberdade de escolha, elementos alheios à estrutura social das culturas indígena e africana.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de Educação Física, o professor propôs um debate sobre os benefícios dos exercícios físicos regulares para a saúde dos adolescentes. Em meio à discussão, um aluno citou a importância da atividade física para o desenvolvimento dos músculos e ossos, enquanto outro destacou o papel do exercício na melhoria da concentração e no alívio do estresse. Diante dessas afirmações, qual elemento do sistema músculo-esquelético é mais diretamente beneficiado pelo exercício físico regular, e como essa melhoria poderia contribuir para a qualidade de vida dos estudantes, tanto em termos de saúde física quanto de desempenho acadêmico?

Exigência dos Exercícios Físicos • 'EF89EF07, EF89EF09'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

As lutas tradicionais do Brasil, como a capoeira, a huka-huka, a luta marajoara e o jiu-jitsu brasileiro, são mais do que simples práticas esportivas; elas carregam história, cultura e identidades regionais. Cada uma dessas lutas tem suas origens e características únicas, refletindo a diversidade cultural do país. Considerando essas informações, qual dessas lutas é conhecida por integrar elementos de música e dança em suas apresentações, tornando-se não apenas uma luta, mas também uma expressão cultural completa?

Lutas do Brasil • 'EF67EF14, EF67EF15'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

O ritmo, os gestos e os movimentos são elementos importantes das danças. Como você explicaria a importância do ritmo em uma dança que você gosta?

Elementos Constitutivos das Danças • 'EF12EF12'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Os esportes de invasão, como basquete, futebol e handebol, são atividades em que duas equipes competem pelo controle de um espaço e de um objeto com o objetivo de marcar pontos contra a equipe adversária. Além disso, esses esportes são marcados pela estratégia e cooperação entre os membros da equipe. Tendo isso em vista, explique três aspectos-chave da importância do trabalho em equipe e do respeito às diversidades na prática dos esportes de invasão. Além disso, cite dois exemplos de esportes de invasão menos conhecidos e descreva brevemente suas regras e objetivos.

Esportes de Invasão: Introdução • 'EF67EF03, EF67EF04'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies