Entrar

Questão sobre Brasil: Formação Étnico-Cultural

Geografia

ENEM

Brasil: Formação Étnico-Cultural

Difícil

(ENEM 2022) - Questão Difícil de Geografia

A historiografia do país demonstra que foi necessário considerável esforço do colonizador português em impor sua língua pátria em um território tão extenso. Trata-se de um fenômeno político e cultural relevante o fato de, na atualidade, a língua portuguesa ser a língua oficial e plenamente inteligível de norte a sul do país, apesar das especificidades e da grande diversidade dos chamados sotaques regionais. Esse empreendimento relacionado à imposição da língua portuguesa foi adotado como uma das estratégias de dominação, ocupação e demarcação das fronteiras do território nacional, sucessivamente, em praticamente todos os períodos e regimes políticos. Da Colônia ao Império, da República ao Estado Novo e daí em diante. Tomemos como exemplo o nheengatu, uma língua baseada no tupi antigo e que foi fruto do encontro, muitas vezes belicoso e violento, entre o colonizador e as populações indígenas da costa brasileira e de grande parte da Amazônia. Foi a língua geral de comunicação no período colonial, até ser banida pelo Marquês de Pombal, a partir de 1758, caindo em pleno processo de desuso e decadência a partir de então. Foram falantes de nheengatu que nominaram uma infinidade de lugares, paisagens, acidentes geográficos, rios e até cidades. Atualmente, resta um pequeno contingente de falantes dessa língua no extremo norte do país. É utilizada como língua franca em regiões como o Alto Rio Negro, sendo inclusive fator de afirmação étnica de grupos indígenas que perderam sua língua original, como os Barés, Arapacos, Baniwas e Werekenas. Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br. Acesso em 20 out. 2021. Adaptado. Da leitura do texto, depreende-se que o patrimônio linguístico brasileiro é.
a.
Resultado de sucessivas ações de expansão territorial.
b.
Caracterizado pela diversidade de sotaques e regionalismos.
c.
Exemplificativo da miscigenação étnica da sociedade nacional.
d.
Decorrente da tentativa de fusão de diferentes línguas indígenas.
e.
Constituído por processos históricos e sociais de dominação e violência.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Demarcação de terras indígenas é um tema que está presente na discussão sobre direitos humanos e direitos dos povos originários. Esta discussão é fundamentada na Constituição Federal de 1988, que assegura aos povos indígenas o direito à propriedade das terras que tradicionalmente ocupam. O que se entende por demarcação de terras indígenas?

Brasil: Formação Étnico-Cultural

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Os grupos indígenas brasileiros possuem características culturais próprias, que são passadas de geração para geração, como a língua, as danças e as artes. Estes povos também possuem costumes de alimentação específicos, como o uso de peixes, frutos e caça para se alimentar. Qual dos seguintes não é um dos principais grupos indígenas brasileiros?

Brasil: Formação Étnico-Cultural

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS INACIANA

Conceitos de Geopolítica Mundial • 'EF09GE02', 'EF09GE14'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Apesar de possuir uma grande variedade de espécies animais e vegetais, o Cerrado não foi sempre assim. Esta região passou por um extenso processo de transformação ao longo dos anos, pois foi muito explorada economicamente desde a colonização portuguesa no Brasil. Qual foi a principal atividade econômica desenvolvida nesta região?

Brasil: Biomas: Revisão • 'EM13CHS106', 'EM13CHS302'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies