Entrar

Questão sobre Clima: Mundo

Geografia

Originais Teachy

'EF06GE03'

Clima: Mundo

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Geografia

Considere o seguinte trecho de um artigo científico sobre as mudanças climáticas globais: 'As projeções indicam que, se as emissões de gases de efeito estufa continuarem nos níveis atuais, as regiões de clima equatorial e tropical podem experimentar um aumento significativo na frequência e intensidade de eventos extremos, como secas prolongadas e tempestades severas. Por outro lado, regiões de clima polar podem aquecer duas vezes mais rápido que a média global, o que terá impactos profundos na dinâmica dos ecossistemas e no equilíbrio climático mundial.' (Fonte: IPCC, 2020) Com base nesse contexto e nos conhecimentos adquiridos, responda: 1) Explique como as características climáticas das regiões equatorial, tropical e polar se refletem nos tipos de vegetação predominantes e nos ecossistemas dessas áreas. 2) Discuta, com base em conceitos geográficos e científicos interdisciplinares, o potencial impacto econômico e social que tais mudanças climáticas podem exercer sobre as populações que habitam essas diferentes regiões.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

O clima desértico é caracterizado pela presença de ventos fortes, conhecidos como ventos sopradores, que se formam devido à grande amplitude térmica diária e às grandes áreas desérticas que não conseguem reter a umidade do ar. Quais são as principais consequências desses ventos?

Clima: Mundo • 'EF06GE03'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considere duas cidades: Manaus, localizada na região central da Floresta Amazônica, e Ushuaia, situada na extremidade sul da Argentina, conhecida como 'A Cidade do Fim do Mundo'. A cidade de Manaus, típica de uma região equatorial, apresenta uma alta taxa de precipitação e temperaturas elevadas ao longo do ano, enquanto Ushuaia, em uma região polar, registra baixas temperaturas e um clima frio o ano inteiro, com influência direta dos ventos oceânicos e das massas de ar frio que se deslocam do continente antártico. Considerando essas características climáticas distintas, descreva os principais fatores geográficos e meteorológicos que contribuem para a formação e manutenção dos climas equatorial e polar em cada uma das cidades mencionadas. Em seguida, explicite como a localização geográfica de cada uma dessas cidades, em relação à linha do Equador e aos polos geográficos, influencia os fenômenos climáticos observados.

Clima: Mundo • 'EF06GE03'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

UNISC

Brasil: Formação Étnico-Cultural

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS INACIANA

Conceitos de Geopolítica Mundial • 'EF09GE02', 'EF09GE14'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies