Entrar

Questão sobre Comparação de Tamanhos: Comprimento de Lados

Matemática

Originais Teachy

'EF02MA16'

Comparação de Tamanhos: Comprimento de Lados

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Matemática

Na aula de Matemática, os alunos estão aprendendo sobre medição de comprimentos e, em Ciências, estudaram a importância de seguir regras de segurança em ambientes como laboratórios. O professor de Matemática decidiu criar uma atividade interdisciplinar em que os alunos devem aplicar o que aprenderam sobre medição de comprimentos para garantir que um material escolar seja colocado em um local seguro no laboratório de Ciências. A sala do laboratório é um retângulo de 10 metros de comprimento e 8 metros de largura. A tarefa dos alunos é encontrar uma posição dentro do laboratório onde um conjunto de vidrarias que tem um retângulo de 2 metros de comprimento e 1 metro de largura possa ser colocado sem ultrapassar os limites do retângulo da sala. Considerando que as bordas do material escolar e da sala são todos linhas retas e paralelas entre si e que as medições são precisas, onde dentro do laboratório, a partir de uma das bordas menores, eles devem colocar a borda menor do conjunto de vidrarias para que a maior borda fique paralela à borda maior da sala, e a borda menor do conjunto fique paralela à borda maior do conjunto? Desenhe um mapa em uma folha de papel quadriculada (com cada quadradinho representando 1 metro) e indique a posição exata onde as bordas do conjunto de vidrarias devem tocar as bordas do laboratório, justificando sua resposta com base nos conceitos de comparação de tamanhos e posicionamento de figuras geométricas.
a.
O conjunto de vidrarias deve ser colocado a 6 metros de distância da borda maior oposta e alinhado com o canto do laboratório, de forma que uma borda menor do conjunto toque a borda menor do lado inferior do laboratório, mantendo ambas as bordas paralelas.
b.
O conjunto de vidrarias deve ser colocado a 8 metros de distância da borda maior oposta e alinhado com o canto do laboratório, de forma que uma borda maior do conjunto toque a borda menor do lado inferior do laboratório, mantendo ambas as bordas paralelas.
c.
O conjunto de vidrarias deve ser colocado a 10 metros de distância da borda maior oposta e alinhado com o canto do laboratório, de forma que uma borda menor do conjunto toque a borda maior do lado superior do laboratório, mantendo ambas as bordas paralelas.
d.
O conjunto de vidrarias deve ser colocado a 2 metros de distância da borda maior oposta e alinhado com o canto do laboratório, de forma que uma borda menor do conjunto toque a borda menor do lado inferior do laboratório, mantendo ambas as bordas paralelas.
e.
O conjunto de vidrarias deve ser colocado a 4 metros de distância da borda maior oposta e alinhado com o canto do laboratório, de forma que uma borda maior do conjunto toque a borda maior do lado inferior do laboratório, mantendo ambas as bordas paralelas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ENCCEJA

Probabilidade: Eventos Dependentes • 'EF09MA20'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Ana tem uma coleção de 47 conchas que ela encontrou na praia. Ela quer organizar suas conchas em caixas, onde cada caixa pode conter 10 conchas. Você pode ajudar a Ana a descobrir quantas caixas ela precisa e quantas conchas vão sobrar? Para isso, você precisa decompor o número 47 em dezenas e unidades. Escreva sua resposta explicando como você chegou a ela.

Composição e Decomposição de Naturais Menores que 100 • 'EF01MA07'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na nossa rotina, usamos diferentes objetos que têm capacidade (como uma garrafa de água que pode segurar 1 litro) e massa (como uma melancia que pesa 2 quilogramas). Muitas vezes, precisamos escolher entre objetos de diferentes tamanhos ou pesos. Por exemplo, se você tem uma sacola e pode escolher entre uma caixa de suco que tem 1 litro e uma caixa de leite que tem 1 quilograma, como você decidiria qual levaria? Escreva um pequeno texto explicando como você compararia a capacidade e a massa desses dois objetos e qual deles você escolheria e por quê.

Comparação de Medidas: Capacidade e Massa • 'EF02MA17'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Uma empresa de pesquisas realizou um levantamento sobre a quantidade de horas semanais que jovens de 14 a 18 anos dedicam aos estudos em uma determinada região. Os dados foram coletados e organizados em classes de frequência. Com base nesses dados, os alunos devem calcular a amplitude total das classes, a média das horas de estudo semanais e a porcentagem de jovens que estudam mais de 15 horas por semana.

Estatística: Frequências • 'EF08MA24'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies