Entrar

Questão sobre Figuras Planas: Lados e Vértices

Matemática

Originais Teachy

'EF03MA15'

Figuras Planas: Lados e Vértices

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Matemática

João estava brincando com um conjunto de palitos para construir diferentes formas geométricas. Ele observou que quando juntava três palitos sempre conseguia formar um triângulo. Depois, ele percebeu que se usasse quatro palitos, não importando como os posicionava, nunca conseguia formar um triângulo. A partir de suas observações, como João poderia determinar se uma determinada figura formada por palitos é um triângulo ou não? Ele gostaria de saber quais são as características que uma figura plana deve ter para ser considerada um triângulo com base em suas propriedades de lados e vértices.
a.
Para ser considerada um triângulo, uma figura plana deve ter quatro lados e quatro vértices.
b.
Para ser considerada um triângulo, uma figura plana deve ter dois lados e dois vértices.
c.
Para ser considerada um triângulo, uma figura plana deve ter cinco lados e cinco vértices.
d.
Para ser considerada um triângulo, uma figura plana deve ter seis lados e seis vértices.
e.
Para ser considerada um triângulo, uma figura plana deve ter exatamente três lados e três vértices.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

UNIFOR

Estatística: Interpretação de Gráficos e Tabelas • 'EM13MAT102, EM13MAT104'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

Polígonos Regulares: Ângulos e Diagonais

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

João está aprendendo sobre simetria e plano cartesiano em suas aulas de Matemática. Ele desenhou um quadrado ABCD de lado 2 unidades no primeiro quadrante do plano cartesiano, de forma que o ponto A está na origem (0,0) e o quadrado está posicionado de forma que os vértices B, C e D estão nos pontos (2,0), (2,2) e (0,2) respectivamente. Agora, ele quer desenhar o simétrico deste quadrado em relação à origem. Você pode ajudar João? Descreva os passos que ele deve seguir e explique o conceito de simetria usado nesse processo.

Simetria no Plano Cartesiano: Introdução • 'EF04MA19, 'EF07MA20''

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na nossa rotina, usamos diferentes objetos que têm capacidade (como uma garrafa de água que pode segurar 1 litro) e massa (como uma melancia que pesa 2 quilogramas). Muitas vezes, precisamos escolher entre objetos de diferentes tamanhos ou pesos. Por exemplo, se você tem uma sacola e pode escolher entre uma caixa de suco que tem 1 litro e uma caixa de leite que tem 1 quilograma, como você decidiria qual levaria? Escreva um pequeno texto explicando como você compararia a capacidade e a massa desses dois objetos e qual deles você escolheria e por quê.

Comparação de Medidas: Capacidade e Massa • 'EF02MA17'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies