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Questão sobre Raiz Quadrada e Cúbica Não Racionais

Matemática

Originais Teachy

'EF08MA02'

Raiz Quadrada e Cúbica Não Racionais

Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Matemática

Um arqueólogo está investigando uma ruína antiga e descobre uma inscrição que parece indicar a profundidade de um tesouro enterrado na forma de uma raiz. A inscrição diz que a profundidade do tesouro é a raiz quadrada de um número que, quando multiplicado por si mesmo e somado a 4, resulta em 144. Além disso, a inscrição afirma que a profundidade do tesouro também está relacionada à raiz cúbica do volume de uma antiga ânfora encontrada nas proximidades, que possui um volume de 5832 unidades cúbicas. Calcule a profundidade exata do tesouro, sabendo que a profundidade é a raiz quadrada de um número que, quando multiplicado por si mesmo e somado a 4, resulta em 144. Além disso, a profundidade está relacionada à raiz cúbica do volume de uma ânfora que possui um volume de 5832 unidades cúbicas. Após encontrar a profundidade do tesouro, explique qual é a relação entre a profundidade encontrada e o volume da ânfora, considerando as propriedades das raízes quadradas e cúbicas.

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João e Maria estavam brincando de desenhar formas geométricas. João desenhou um triângulo e Maria ficou curiosa sobre seus componentes. Considerando o desenho de João, identifique os vértices, lados e ângulos do triângulo. Além disso, com base nas características do triângulo desenhado, classifique-o quanto aos lados (escaleno, isósceles ou equilátero) e quanto aos ângulos (acutângulo, retângulo ou obtusângulo). Explique sua resposta.

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João está aprendendo sobre simetria e plano cartesiano em suas aulas de Matemática. Ele desenhou um quadrado ABCD de lado 2 unidades no primeiro quadrante do plano cartesiano, de forma que o ponto A está na origem (0,0) e o quadrado está posicionado de forma que os vértices B, C e D estão nos pontos (2,0), (2,2) e (0,2) respectivamente. Agora, ele quer desenhar o simétrico deste quadrado em relação à origem. Você pode ajudar João? Descreva os passos que ele deve seguir e explique o conceito de simetria usado nesse processo.

Simetria no Plano Cartesiano: Introdução • 'EF04MA19, 'EF07MA20''

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João e Maria decidiram fazer um jardim no formato de um quadrado. No entanto, eles querem que o jardim seja grande o suficiente para plantar flores e legumes. Sabendo disso, eles mediram os lados do quadrado e descobriram que cada lado mede 4 metros. a) Calcule a área do jardim. b) Eles resolveram aumentar em 1 metro cada lado do quadrado. Qual seria a nova área do jardim? c) Quantos metros quadrados a mais eles terão na nova área em relação à área inicial?

Área: Quadrado • 'EF07MA31'

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