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Questão sobre Proporções no Plano Cartesiano

Matemática

Originais Teachy

'EF09MA06'

Proporções no Plano Cartesiano

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Matemática

Em um projeto de ciências, os alunos do 9° ano do ensino fundamental estão analisando o consumo de combustível de um veículo experimental em função da distância percorrida. Eles observam que, em um percurso plano, o consumo de gasolina do veículo segue uma relação de proporção direta com a distância percorrida, ou seja, quanto mais o veículo se desloca, mais gasolina consome, mantendo uma constância na eficiência do consumo. A eficiência do veículo é de 10 km/litro de gasolina. Com base nessa informação, os alunos são desafiados a: 1. Representar graficamente a reta que relaciona o consumo de gasolina (em litros) com a distância percorrida (em quilômetros) no primeiro quadrante do plano cartesiano, considerando um intervalo de 0 a 200 km para a distância percorrida e um intervalo de 0 a 20 litros de gasolina consumida. 2. Explicar, utilizando conceitos matemáticos e de física, o significado do coeficiente angular da reta no contexto do consumo de gasolina do veículo. Para a resolução da questão, considere que a relação de proporcionalidade direta entre o consumo de gasolina e a distância percorrida é dada pela fórmula Consumo = Distância / Eficiência do veículo, onde Consumo é dado em litros, Distância em quilômetros e a Eficiência do veículo é de 10 km/litro.

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Ana tem uma coleção de 47 conchas que ela encontrou na praia. Ela quer organizar suas conchas em caixas, onde cada caixa pode conter 10 conchas. Você pode ajudar a Ana a descobrir quantas caixas ela precisa e quantas conchas vão sobrar? Para isso, você precisa decompor o número 47 em dezenas e unidades. Escreva sua resposta explicando como você chegou a ela.

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

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