Entrar

Questão sobre Texto Argumentativo: Crítica

Português

Originais Teachy

'EF08LP01'

Texto Argumentativo: Crítica

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Português

Ao longo da história, o entendimento sobre o papel das obras literárias na sociedade tem sido objeto de diversas reflexões críticas. Na perspectiva do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a arte não é apenas uma representação da realidade, mas um instrumento de interpretação e transformação do mundo. Em 'Assim Falava Zaratustra', Nietzsche apresenta a figura do super-homem, um ideal que desafia valores estabelecidos e propõe a superação constante do ser humano. Considerando o contexto histórico e os pressupostos filosóficos de Nietzsche, analise o seguinte trecho de um poema contemporâneo que evoca a imagem do super-homem para criticar a passividade social diante das injustiças: 'Em tempos de silêncio, o super-homem dorme / Enquanto o mundo grita por mudança e ação / Suas correntes são feitas de apatia e conformismo / E a utopia de um novo amanhã se desfaz na descrença'. Diante desse cenário, e tendo em vista a inter-relação entre Literatura e Filosofia, como o poema se utiliza da figura do super-homem nietzschiana para construir uma crítica ao comportamento contemporâneo e quais elementos textuais permitem identificar essa relação com a obra do autor alemão?
a.
O poema se utiliza da figura do super-homem nietzschiana para criticar a passividade social diante das injustiças, representando-a pelo super-homem 'dormindo', e a necessidade de ação e mudança, pelo 'mundo [que] grita por mudança e ação'.
b.
O poema exalta a figura do super-homem nietzschiano como um exemplo de virtude e sabedoria, ignorando a crítica social e a necessidade de transformação.
c.
A figura do super-homem no poema serve para glorificar o poder das estruturas estabelecidas, promovendo a ideia de que a ordem social vigente é inquestionável.
d.
O poema utiliza o super-homem para simbolizar a submissão e a aceitação passiva das condições de vida, alinhando-se com os ideais tradicionais de Nietzsche.
e.
A crítica do poema está centrada na ideia de que o super-homem nietzschiano representa a perfeição alcançada pelo ser humano, o que justifica a inatividade diante das injustiças.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o conto 'A terceira margem do rio', de Guimarães Rosa, e a crônica 'O prazer de ler', de Rubem Alves, e identifique as características textuais que os diferenciam, considerando aspectos como a estrutura, o tempo e o espaço da narrativa, bem como a relação com o leitor e o uso de figuras de linguagem. Em seguida, elabore um texto argumentativo que discorra sobre como a escolha de tais elementos constrói a identidade de cada gênero e influencia a forma como são recebidos pelo público leitor. Faça uma análise crítica, apoiando-se em teóricos da literatura, para justificar a sua compreensão sobre a distinção entre o conto e a crônica, e a importância dessas distinções na prática da leitura e na apreciação da obra literária.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

A literatura africana tem ganhado cada vez mais destaque no cenário literário mundial, apresentando uma riqueza de temas e estilos que retratam a realidade e a cultura dos diferentes povos africanos. Dentro desse contexto, qual das alternativas a seguir melhor descreve as principais tendências e características presentes na literatura africana contemporânea?

Tendências Literárias: Literatura Africana

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies