Entrar

Questão sobre Coerência e Coesão

Português

Originais Teachy

'EF08LP03'

Coerência e Coesão

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Português

Trecho: "Tudo era apenas uma brincadeira E foi crescendo, crescendo, me absorvendo E de repente eu me vi assim Completamente seu" — Chico Buarque, "Sonho de um Carnaval" Após a leitura e análise do poema de Chico Buarque, "Sonho de um Carnaval", responda: a) Como o autor utiliza elementos de coesão para construir a progressão temática do poema? Cite exemplos concretos do texto. b) Identifique e explique os mecanismos de coesão sequencial empregados no texto, destacando como eles contribuem para a construção do sentido geral do poema.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

Interpretação de Texto

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o conto 'A terceira margem do rio', de Guimarães Rosa, e a crônica 'O prazer de ler', de Rubem Alves, e identifique as características textuais que os diferenciam, considerando aspectos como a estrutura, o tempo e o espaço da narrativa, bem como a relação com o leitor e o uso de figuras de linguagem. Em seguida, elabore um texto argumentativo que discorra sobre como a escolha de tais elementos constrói a identidade de cada gênero e influencia a forma como são recebidos pelo público leitor. Faça uma análise crítica, apoiando-se em teóricos da literatura, para justificar a sua compreensão sobre a distinção entre o conto e a crônica, e a importância dessas distinções na prática da leitura e na apreciação da obra literária.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo: "No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade emprega a repetição como recurso poético para enfatizar a imagem da pedra. Considere as palavras usadas no poema e identifique, entre elas, um exemplo de palavra formada por derivação. Aponte qual é o processo de formação utilizado na palavra escolhida.

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies