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Questão sobre Escrita de Palavras

Português

Originais Teachy

'EF02LP01'

Escrita de Palavras

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Português

Ana estava muito feliz com o sucesso de suas plantas frutíferas. Ela havia cuidado delas com tanto carinho, observando cada folha crescer e cada flor desabrochar. Um belo dia, Ana decidiu convidar seus amigos para um piquenique no jardim. Ela queria que eles vissem como suas plantas estavam bonitas e agradecê-las por sua companhia. Preparou um convite à mão, com letras caprichadas e cores alegres. Ana queria ter certeza de que todos poderiam ler o convite corretamente, então usou palavras que representavam os sons exatos que ela queria comunicar. No entanto, Ana se lembrou de que algumas palavras tinham sons parecidos, mas eram escritas de maneiras diferentes devido às regras da língua portuguesa. Ela decidiu criar charadas com essas palavras, para que seus amigos pudessem adivinhar quais eram e praticar a escrita. Escreva um convite similar ao de Ana, utilizando palavras que apresentem homofonia e homografia, e explique o significado de cada termo na língua portuguesa.
a.
O convite deve incluir palavras cuja pronúncia seja diferente, mas que tenham a mesma grafia, como 'canto' que pode ser interpretado como 'parte de um ângulo ou ação de cantar'.
b.
O convite deve conter palavras que apresentem homofonia e homografia, como por exemplo: 'mato' e 'mato'. A palavra 'mato' pode ser interpretada como 'conjunto de arbustos' ou como o verbo 'matar'.
c.
No convite, devem ser utilizadas apenas palavras que tenham significados únicos e inconfundíveis, para evitar confusões e garantir a clareza da comunicação.
d.
As palavras do convite devem ser escolhidas de forma que não haja nenhuma ambiguidade de significado, para que os amigos de Ana possam entender imediatamente o que está sendo comunicado.
e.
O convite deve conter palavras que tenham som e grafia idênticos, como 'cesta' que pode significar recipiente ou o verbo 'sesta'.

Gabarito:

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Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

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