Entrar

Questão sobre Linguagem, Língua, Discursos e Sentidos

Português

Originais Teachy

'EF06LP03'

Linguagem, Língua, Discursos e Sentidos

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Português

Trecho: "O que é que tem naquela serra, meu Deus? Chicote não para de quebrar. Bichos, bichos e bichos, Braços, pernas, cabeças a rolar. Deus dá testemunha omisso. Lá desce o chicote a bater. Bichos, bichos e bichos. Carne, osso, sangue a ferver." (Ferreira Gullar, "Poema sujo") Com base na leitura do poema "Poema sujo" do autor Ferreira Gullar e considerando seus estudos sobre língua, linguagem, discursos e sentidos, responda: a) Considerando o contexto do poema, qual sentido você entende para a palavra "bichos"? Justifique sua resposta, considerando o uso de palavras que poderiam ser consideradas sinônimas nesse contextos. b) Aqui, Ferreira Gullar utiliza uma linguagem repleta de metáforas e expressões simbólicas. De que maneira essa escolha do autor contribui para a criação dos sentidos do poema?

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Qual das seguintes opções apresenta palavras que pertencem a uma série sinonímica e, apesar disso, possuem sentidos diferentes?

Linguagem, Língua, Discursos e Sentidos • 'EF06LP03'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho de um poema a seguir: 'No azul do céu, a liberdade voa sem destino, como um pássaro que desafia as leis da gravidade. Em cada canto, a linguagem se faz presente, seja no canto suave do vento ou no canto melancólico da saudade. A língua, por sua vez, é o instrumento que usamos para dar forma a nossos pensamentos e sentimentos, transformando-os em discursos que carregam os mais diversos sentidos.' Considerando o trecho, explique a diferença entre língua e linguagem, e como elas se relacionam com os discursos e sentidos. Além disso, identifique e classifique um exemplo de discurso direto e um exemplo de discurso indireto presentes no texto, justificando sua escolha com base nas características linguísticas de cada um.

Linguagem, Língua, Discursos e Sentidos • 'EF06LP03'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em uma reunião de trabalho, Maria precisa ser formal ao se dirigir aos colegas presentes. Levando em consideração a colocação pronominal, qual das alternativas a seguir apresenta a frase corretamente adequada à norma culta e à situação comunicativa?

Colocação Pronominal • 'EM13LGG103', 'EM13LGG402'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies