Professor(a), crie listas de exercícios e provas em minutos!

Acesse gratuitamente mais de 200.000 de questões com gabarito comentado, crie listas, planos de aula e provas com a Teachy.

Cadastro Gratuito

Disciplina: Português

Questão de: Polissemia e Estrangeirismo

Fonte: Originais Teachy

Grau de dificuldade: Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Português

Considere o trecho de um artigo que aborda os desafios da polissemia e do estrangeirismo na comunicação contemporânea: 'A polissemia, fenômeno que caracteriza palavras ou expressões com múltiplos significados, e o estrangeirismo, processo pelo qual palavras ou expressões de uma língua estrangeira são incorporadas a outra, são questões intrínsecas ao desafio da interpretação textual. No contexto da globalização e da constante interação entre culturas, a compreensão e a utilização adequada de termos polissêmicos e estrangeiros são fundamentais para a comunicação eficaz.' Com base nesse contexto, elabore um parágrafo crítico discutindo como o uso de estrangeirismos e a polissemia podem afetar a interpretação de textos e a eficácia da comunicação, considerando a diversidade linguística e cultural presentes na sociedade atual. Em seu parágrafo, aborde a importância de um repertório lexical amplo e da compreensão dos contextos de uso para a correta interpretação e produção de textos, utilizando exemplos que evidenciem a complexidade desses fenômenos na prática comunicativa.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.

Gabarito disponível apenas para professores cadastrados.
Faça cadastro na Teachy e tenha acesso já!

Polissemia e Estrangeirismo - EF09LP12
Originais Teachy
Quem busca por esse tema, também viu essas questões...
Questão 1:

Média

Trecho escolhido: "É inútil o perigo de perplexidade e divagação — não consigo me esquivar dos estrangeirismos menos conhecidos. Me inspiro nos riffs de jazz, imagino a resonância requintada do blues e, com um iPod na mão, sinto que a música se globaliza, produzindo harmonias universais.” - Clarice Lispector, A Hora da Estrela. Analise o trecho da obra "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, e: a) Identifique os estrangeirismos encontrados no trecho e comente sobre a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem. b) Avalie a pertinência do uso dos estrangeirismos neste contexto. Justifique a sua resposta.
Polissemia e Estrangeirismo - EF09LP12
Originais Teachy
Questão 2:

Difícil

Considere o trecho de uma crônica contemporânea em que o autor faz uso de palavras de origem estrangeira e cujos significados podem variar de acordo com o contexto: 'Após o workshop, ela se sentiu com mais 'status' perante seus colegas de trabalho, mas ao mesmo tempo, ciente de que sua 'personalidade' era o que realmente importava. Discuta como a polissemia e o uso de estrangeirismos nestes termos podem influenciar a interpretação do leitor sobre a experiência da personagem e a crítica social implícita no texto.' Em seu texto, aborde o seguinte: 1. Explique o conceito de polissemia e como ele se aplica aos termos 'status' e 'personalidade' no contexto apresentado, considerando os múltiplos significados que essas palavras podem assumir. 2. Analise o efeito do uso de estrangeirismos na construção de sentido do texto, levando em conta a possível crítica social que o autor parece sugerir. Sugira possíveis alternativas linguísticas que o autor poderia ter utilizado para expressar o mesmo conteúdo, e discuta como essas escolhas poderiam alterar a percepção do leitor sobre a experiência da personagem e a crítica social proposta.
Polissemia e Estrangeirismo - EF09LP12
Originais Teachy
Questão 3:

Média

Coesão Gramatical - EM13LGG104
Fonte: CMR
Questão 4:

Média

Trecho: "A menina que perdeu os sapatos", de Ruth Rocha. "Um dia, saí para o mundo procurando um tesouro. Andei por todas as terras e até pelos mares. Vi montanhas e rios, campos e florestas. Mas o tesouro, esse eu não achava." Com base no trecho apresentado, responda: a) A palavra "tesouro" é usada no texto dentro de um contexto específico. Consulte um dicionário e escreva pelo menos dois significados para "tesouro". b) Com base nos significados que você encontrou e considerando o contexto do texto, você acha que a menina está procurando por um tesouro que pode ser tocado, como ouro e joias, ou por algo intangível, como uma experiência ou um sentimento? Justifique sua resposta utilizando elementos do texto.
Dicionário: Palavras no Contexto - EF35LP12, EF04LP03
Originais Teachy
Gostou dessas questões? Temos mais de 100 mil como essas para você, professor!
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo