Entrar

Questão sobre Polissemia e Estrangeirismo

Português

Originais Teachy

'EF09LP12'

Polissemia e Estrangeirismo

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Em um artigo sobre o impacto das redes sociais na comunicação cotidiana, o autor menciona: "Os influenciadores digitais utilizam frequentemente palavras como 'likes', 'followers' e 'stories' para se conectarem com seu público, o que demonstra uma forte presença de estrangeirismos no nosso vocabulário diário. Além disso, o termo 'postar' pode ter diferentes significados dependendo do contexto, como colocar uma publicação nas redes sociais ou designar uma atividade específica em outro ambiente." Considerando o trecho acima, qual é a principal função dos estrangeirismos no contexto apresentado e como a polissemia da palavra 'postar' reflete a dinâmica da comunicação moderna?
a.
A principal função dos estrangeirismos no contexto apresentado é promover a exclusividade entre grupos, enquanto a polissemia da palavra 'postar' reflete a resistência à mudança na linguagem.
b.
A principal função dos estrangeirismos no contexto apresentado é enriquecer o vocabulário local, enquanto a polissemia da palavra 'postar' destaca a complexidade da comunicação digital.
c.
A principal função dos estrangeirismos no contexto apresentado é criar barreiras linguísticas, enquanto a polissemia da palavra 'postar' demonstra a confusão gerada pela linguagem moderna.
d.
A principal função dos estrangeirismos no contexto apresentado é facilitar a comunicação e a conexão global, enquanto a polissemia da palavra 'postar' ilustra a flexibilidade e a evolução da linguagem na era digital.
e.
A principal função dos estrangeirismos no contexto apresentado é substituir termos locais, enquanto a polissemia da palavra 'postar' evidencia a dificuldade de adaptação à linguagem digital.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, você leu uma notícia sobre a inauguração de uma praça na sua cidade. Apesar de o texto ser informativo, você percebeu algumas diferenças na abordagem da notícia em dois jornais distintos. Baseado nessa situação, responda: (1) Por que é impossível haver uma neutralidade absoluta na elaboração das notícias? (2) Como um leitor pode desenvolver uma atitude crítica ao analisar textos jornalísticos? (3) Que características você identificaria para diferenciar o gênero notícia de outros gêneros jornalísticos?

Gênero Textual: Notícia • 'EF06LP01, EF06LP02'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Qual é a forma verbal que não flexiona em gênero e número, e qual é a forma verbal que indica o tempo e o modo da ação?

Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo • 'EF07LP04, EF07LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies