🇧🇷
Entrar

Questão sobre Experimento: Condução de eletricidade

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Condução de eletricidade

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de ciências, os alunos foram desafiados a construir um circuito simples para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzirem eletricidade. Utilizando uma bateria de 1,5 V, um soquete, fios de cobre e materiais diversos, como madeira, papel alumínio e plástico, os alunos deveriam verificar quais dos materiais testados permitiam a passagem de corrente elétrica. Após montar o circuito, conectando os materiais de forma alternada ao soquete e ao fio de cobre, que foi fixado em um suporte comum, os estudantes observaram que apenas alguns materiais permitiam que a lâmpada acendesse, enquanto outros não permitiam a passagem da corrente. Com base nessa experiência, qual conclusão correta pode ser tirada sobre a capacidade de condução de eletricidade dos materiais testados? Considerando as propriedades dos materiais e o que foi observado no circuito montado, como podemos classificar os materiais em condutores e isolantes nesta situação experimental?
a.
Os materiais que mantiveram a lâmpada apagada são condutores de eletricidade, e os que a fizeram acender são isolantes.
b.
Os materiais que permitiram a passagem da corrente são isolantes, e os que não permitiram são condutores.
c.
Os materiais que permitiram que a lâmpada acendesse são condutores de eletricidade, enquanto os que não permitiram são isolantes.
d.
Não é possível determinar se os materiais são condutores ou isolantes com base no experimento da lâmpada.
e.
Os materiais que não deixaram a lâmpada acender são condutores de eletricidade, e os que deixaram são isolantes.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Uma equipe de estudantes do 1º ano do ensino médio realizou um experimento para investigar como o comprimento de uma mola afeta a sua constante elástica. Eles coletaram dados medindo as deformações da mola para diferentes pesos. Após a análise, perceberam que a constante elástica variava de acordo com um padrão que relacionava o comprimento inicial da mola e a deformação causada pelo peso aplicado. Com base nos conceitos de Elasticidade e Gráficos, qual é a conclusão mais apropriada que os estudantes podem extrair dos dados coletados que melhor sustenta ou refuta a hipótese inicial do experimento?

Interpretação de Resultados

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um experimento sobre a Lei de Ohm, um estudante projetou um circuito no qual uma resistência variável foi conectada a uma fonte de tensão contínua. Durante o experimento, o estudante alterou o valor da resistência e mediu a corrente que passava pelo circuito para diferentes valores de tensão. Com os dados coletados, o estudante deseja identificar a relação entre a corrente elétrica ('I') e a tensão ('V') aplicada à resistência. A partir dos princípios da Lei de Ohm, o estudante deve aplicar um método matemático para ajustar uma função que relacione corretamente 'I' e 'V', considerando as possíveis variações geométricas e estruturais da resistência variável. Como o experimento é de natureza multidisciplinar, envolvendo conceitos de física (Lei de Ohm) e matemática (análise de dados e modelagem matemática), qual função matemática o estudante deve empregar para descrever a relação entre 'I' e 'V' e como ele deve proceder para garantir que o modelo ajustado é o mais apropriado para os dados observados?

Experimento: Lei de Ohm

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante deseja verificar experimentalmente a direção do campo magnético gerado por um fio condutor percorrido por corrente elétrica. Para isso, ele posiciona uma bússola em diferentes pontos ao redor do fio e observa o alinhamento de sua agulha magnética. Com base nos conhecimentos sobre o efeito magnético de uma corrente elétrica, descreva como o estudante poderia projetar o experimento, quais materiais seriam necessários e quais observações ele deveria fazer para determinar com precisão a direção do campo magnético criado pelo fio condutor.

Experimento: Campo Magnético

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante do ensino médio deseja determinar a densidade de um metal desconhecido. Para isso, ele utiliza uma balança para medir a massa do metal e um recipiente graduado para medir o volume de água deslocado quando o metal é submerso. Após realizar o experimento, ele deve calcular a densidade do metal e comparar com a densidade de outros materiais que ele pesquisou previamente. Qual a densidade do metal se ele mediu uma massa de 200 gramas e o volume de água deslocado foi de 50 mL? Considere que a densidade da água é de 1 g/mL e que o recipiente possui uma precisão de leitura de 1 mL. Dado adicional: O estudante utilizou cálculos de estequiometria aprendidos em Química para entender o conceito de densidade e realizar as conversões necessárias para a unidade de medida adequada.

Experimento: Densidade de Sólidos

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies