Entrar

Questão sobre Experimento: Densidade de Sólidos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Densidade de Sólidos

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de física, os alunos do 1° ano do ensino médio são desafiados a determinar a densidade de um material sólido desconhecido. No recipiente à vista, o material está em forma de um sólido retangular e tem uma massa de 600 gramas. As dimensões do retângulo são: comprimento = 10 cm, largura = 5 cm e altura = 3 cm. Utilizando o conceito de densidade e fórmula apropriada, qual seria a densidade desse material? Considerando as possíveis fontes de erro na medição das dimensões e massa, como as incertezas experimentais poderiam afetar o cálculo final da densidade? Dado: A fórmula para calcular a densidade (d) de um sólido é d = m / V, onde 'm' é a massa e 'V' é o volume do sólido.
a.
A densidade do material é de 4 g/cm³.
b.
A densidade do material é de 3 g/cm³.
c.
A densidade do material é de 3,5 g/cm³.
d.
A densidade do material é de 4,5 g/cm³.
e.
A densidade do material é de 5 g/cm³.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante do 1º ano do ensino médio deseja determinar a densidade de um pequeno cilindro de material desconhecido. Ele possui uma balança para medir a massa do cilindro e uma proveta graduada para medir seu volume. O estudante começa medindo a massa do cilindro e, em seguida, submerge-o completamente em água na proveta, anotando o volume de água deslocado. Com base no procedimento descrito e nas definições de densidade, massa e volume, como o estudante pode utilizar os dados obtidos para calcular a densidade do material do cilindro?

Experimento: Densidade de Sólidos

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula prática de Química, os alunos observaram um experimento em que uma amostra de gelo foi aquecida. Inicialmente, a amostra estava no estado sólido e, à medida que recebia calor, ia se transformando em líquido. O professor explicou que essa mudança de estado era devido à absorção de energia térmica, que fazia com que as moléculas do gelo ganhassem energia e passassem a se mover mais, diminuindo as forças de atração intermoleculares até que o gelo se transformasse completamente em água. Com base nessa experiência e no conhecimento sobre as mudanças de estado físico da matéria, identifique qual seria o procedimento experimental adequado para verificar que a água também pode mudar de volta para o estado sólido com a remoção de calor.

Experimento: Calor e Mudança de Estado

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de laboratório, os alunos do 1º ano do ensino médio foram desafiados a realizar um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzir eletricidade. Para isso, utilizaram uma montagem com uma bateria, um interruptor, fios condutores e uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e tecidos. Eles observaram que, quando o interruptor era fechado, uma lâmpada que estava no circuito se acendia em alguns casos e em outros não. A tarefa dos alunos era identificar se os materiais testados eram condutores ou isolantes de eletricidade, baseando-se na resposta do circuito. Após completar o experimento com vários materiais, eles precisavam justificar suas conclusões utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a teoria de condução elétrica e as propriedades dos materiais.

Experimento: Condução de eletricidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio observou o crescimento de fungos em diferentes temperaturas e umidades. Eles perceberam que, em uma placa de Petri, os fungos se desenvolviam de maneira mais rápida em temperaturas mais elevadas e altos níveis de umidade, enquanto em condições mais secas e com temperaturas mais baixas o crescimento era significativamente mais lento. Baseando-se nas observações realizadas, qual seria a condição ideal para o crescimento acelerado de fungos em um ambiente controlado no laboratório?

Experimento: Crescimento de fungus

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies