🇧🇷
Entrar

Questão sobre Ferramentas e Equipamentos Científicos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Ferramentas e Equipamentos Científicos

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de Química no laboratório da escola, um grupo de estudantes está investigando a reatividade de diferentes elementos metálicos com outra substância desconhecida. Para realizar a experimentação com segurança e precisão, eles utilizam vários equipamentos do laboratório, incluindo balanças analíticas, pipetas graduadas, béqueres e, por fim, um microscópio para analisar a estrutura do composto formado. Ao término do experimento, o grupo deve elaborar um relatório detalhando as etapas de execução, os equipamentos utilizados e as observações feitas. Considerando a importância de descrever corretamente os instrumentos utilizados e a necessidade de identificar as características do composto formado, qual seria a sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada no contexto do experimento realizado pelos estudantes?
a.
A sequência correta para o relatório é: pesagem dos metais com balanças analíticas, adição de elementos metálicos a béqueres, preparação da solução com pipetas graduadas, reação dos metais com a substância desconhecida, coleta de amostras do composto formado, e finalmente, preparação e análise das amostras sob o microscópio.
b.
A sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada é: adição de elementos metálicos a béqueres, coleta de amostras do composto formado, preparação da solução com pipetas graduadas, análise das amostras sob o microscópio, reação dos metais com a substância desconhecida e, por último, pesagem dos metais com balanças analíticas.
c.
Os estudantes devem relatar primeiramente a análise das amostras sob o microscópio, seguida pela coleta de amostras do composto formado, reação dos metais com a substância desconhecida, adição de elementos metálicos a béqueres, preparação da solução com pipetas graduadas e, por fim, pesagem dos metais com balanças analíticas.
d.
No relatório, a ordem correta dos procedimentos relatados deve ser a seguinte: preparação da solução com pipetas graduadas, reação dos metais com a substância desconhecida, adição de elementos metálicos a béqueres, pesagem dos metais com balanças analíticas, coleta de amostras do composto formado, preparação e análise das amostras sob o microscópio.
e.
A sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada no contexto do experimento realizado pelos estudantes é: preparação da solução com pipetas graduadas, adição de elementos metálicos a béqueres, pesagem dos metais com balanças analíticas, reação dos metais com a substância desconhecida, coleta de amostras do composto formado, preparação e análise das amostras sob o microscópio.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de química, um grupo de estudantes preparou uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) e uma solução aquosa de sulfato de cobre (II) (CuSO4). Ao adicionar a solução de ácido clorídrico à solução de sulfato de cobre (II), foi observada a formação de um precipitado azul. Considerando os princípios de reações químicas, a estequiometria e as leis fundamentais da conservação da massa e do início de Lavoisier, explique qual é a espécie química que atua como agente oxidante e qual a espécie química que atua como agente redutor na reação que ocorre entre o ácido clorídrico e o sulfato de cobre (II). Para a resolução deste problema, é necessário compreender o conceito de reação de oxirredução e a classificação das substâncias envolvidas em oxidantes e redutoras, além de aplicar o balanceamento das semi-reações envolvidas na reação global.

Experimento: Reações de químicas

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante do ensino médio deseja determinar a densidade de um metal desconhecido. Para isso, ele utiliza uma balança para medir a massa do metal e um recipiente graduado para medir o volume de água deslocado quando o metal é submerso. Após realizar o experimento, ele deve calcular a densidade do metal e comparar com a densidade de outros materiais que ele pesquisou previamente. Qual a densidade do metal se ele mediu uma massa de 200 gramas e o volume de água deslocado foi de 50 mL? Considere que a densidade da água é de 1 g/mL e que o recipiente possui uma precisão de leitura de 1 mL. Dado adicional: O estudante utilizou cálculos de estequiometria aprendidos em Química para entender o conceito de densidade e realizar as conversões necessárias para a unidade de medida adequada.

Experimento: Densidade de Sólidos

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um experimento de biologia, um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio tem como objetivo avaliar o crescimento de plantas de feijão sob diferentes condições de luminosidade. Eles decidem que as variáveis independentes serão: Grupo 1 (controle, sem alteração na quantidade de luz natural), Grupo 2 (alteração para 12 horas de luz artificial) e Grupo 3 (alteração para 24 horas de luz artificial). A variável dependente será a altura da planta, medida em centímetros, a cada semana, durante um mês. Os alunos estabelecem que a quantidade de água e a temperatura serão mantidas constantes entre os grupos. Com base neste cenário, como os alunos devem planejar o experimento para garantir a coleta de dados confiáveis e a análise estatística adequada do crescimento das plantas de feijão?

Projeto de Experimentos

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante deseja verificar experimentalmente a direção do campo magnético gerado por um fio condutor percorrido por corrente elétrica. Para isso, ele posiciona uma bússola em diferentes pontos ao redor do fio e observa o alinhamento de sua agulha magnética. Com base nos conhecimentos sobre o efeito magnético de uma corrente elétrica, descreva como o estudante poderia projetar o experimento, quais materiais seriam necessários e quais observações ele deveria fazer para determinar com precisão a direção do campo magnético criado pelo fio condutor.

Experimento: Campo Magnético

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies