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Questão sobre Ferramentas e Equipamentos Científicos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Ferramentas e Equipamentos Científicos

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de Química no laboratório da escola, um grupo de estudantes está investigando a reatividade de diferentes elementos metálicos com outra substância desconhecida. Para realizar a experimentação com segurança e precisão, eles utilizam vários equipamentos do laboratório, incluindo balanças analíticas, pipetas graduadas, béqueres e, por fim, um microscópio para analisar a estrutura do composto formado. Ao término do experimento, o grupo deve elaborar um relatório detalhando as etapas de execução, os equipamentos utilizados e as observações feitas. Considerando a importância de descrever corretamente os instrumentos utilizados e a necessidade de identificar as características do composto formado, qual seria a sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada no contexto do experimento realizado pelos estudantes?
a.
A sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada é: adição de elementos metálicos a béqueres, coleta de amostras do composto formado, preparação da solução com pipetas graduadas, análise das amostras sob o microscópio, reação dos metais com a substância desconhecida e, por último, pesagem dos metais com balanças analíticas.
b.
A sequência correta para o relatório é: pesagem dos metais com balanças analíticas, adição de elementos metálicos a béqueres, preparação da solução com pipetas graduadas, reação dos metais com a substância desconhecida, coleta de amostras do composto formado, e finalmente, preparação e análise das amostras sob o microscópio.
c.
A sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada no contexto do experimento realizado pelos estudantes é: preparação da solução com pipetas graduadas, adição de elementos metálicos a béqueres, pesagem dos metais com balanças analíticas, reação dos metais com a substância desconhecida, coleta de amostras do composto formado, preparação e análise das amostras sob o microscópio.
d.
No relatório, a ordem correta dos procedimentos relatados deve ser a seguinte: preparação da solução com pipetas graduadas, reação dos metais com a substância desconhecida, adição de elementos metálicos a béqueres, pesagem dos metais com balanças analíticas, coleta de amostras do composto formado, preparação e análise das amostras sob o microscópio.
e.
Os estudantes devem relatar primeiramente a análise das amostras sob o microscópio, seguida pela coleta de amostras do composto formado, reação dos metais com a substância desconhecida, adição de elementos metálicos a béqueres, preparação da solução com pipetas graduadas e, por fim, pesagem dos metais com balanças analíticas.

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Durante um experimento em laboratório, um grupo de alunos do 1° ano do ensino médio utiliza um microscópio composto para observar uma amostra de água do mar coletada da praia local. A amostra é colocada em um pequeno cubo de vidro e coberta com uma lâmina delgada de vidro. Enquanto um dos alunos ajusta a iluminação do microscópio, outro começa a observar a amostra no menor aumento de lente. A tarefa experimental proposta é a identificação de organismos marinhos presentes na amostra de água, o que exige a capacidade de discernir detalhes finos e diferenças de tamanho entre estruturas microscópicas. Considerando o contexto interdisciplinar que envolve o conhecimento de instrumentos de laboratório, conceitos básicos de biologia marinha e óptica, qual cuidado deve ser tomado ao realizar os ajustes no microscópio para garantir uma observação eficaz e precisa dos organismos presentes na amostra de água do mar?

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Ao realizar uma prática experimental no laboratório de química, um estudante do 1º ano do ensino médio recebe a tarefa de determinar a densidade de uma amostra de metal. Para isso, ele utiliza uma balança analítica, uma proveta e um conjunto de cilindros de diferentes metais para realizar a medição do volume de cada metal. Dentre as opções fornecidas, ele identifica que um dos conjuntos de cilindros deve ser utilizado no experimento. Considerando o objetivo de obter medições precisas e a função de cada equipamento presente no laboratório, qual deve ser o conjunto de instrumentos escolhido pelo estudante para que a determinação da densidade do metal seja feita de maneira mais acurada? Considere as propriedades físicas dos metais e a precisão dos equipamentos de medição disponíveis.

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Em um experimento para determinar a densidade de diferentes sólidos, um aluno do ensino médio tem à sua disposição três amostras de materiais: uma esfera de ferro, um cubo de alumínio e um cilindro de madeira. Para determinar a densidade desses sólidos, o aluno deve primeiro medir suas dimensões e depois pesá-los. A esfera de ferro tem um diâmetro de 4 centímetros e massa de 100 gramas, o cubo de alumínio tem 10 centímetros de aresta e massa de 450 gramas, e o cilindro de madeira tem 6 centímetros de diâmetro e 10 centímetros de altura, com massa de 200 gramas. Considerando que o aluno possui conhecimento básico de matemática e fórmulas de geometria, determine a densidade de cada um dos sólidos e explique qual é a importância de relatar as unidades utilizadas nas medições para o cálculo da densidade.

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Alunos do primeiro ano do ensino médio foram designados para realizar um experimento que demonstre os efeitos da poluição na qualidade da água. Eles decidiram criar um modelo simplificado de ecossistema aquático, utilizando dois aquários. No primeiro aquário, colocaram água limpa e um pequeno grupo de peixes e plantas aquáticas saudáveis. No segundo aquário, utilizaram a mesma quantidade e tipo de água, mas introduziram uma pequena quantidade de poluente, como óleo de cozinha usado. Os alunos foram instruídos a observar e registrar as diferenças no comportamento dos organismos e na qualidade da água ao longo de uma semana. Ao final do experimento, eles deverão analisar os dados coletados e redigir um relatório destacando as implicações da poluição observada. Qual seria a conclusão inicial dos alunos ao comparar os dois aquários e como eles poderiam relacionar essa conclusão com os conceitos de bioindicadores de qualidade da água e sustentabilidade ambiental?

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