🇧🇷
Entrar

Questão sobre Planejamento de Projetos de Pesquisa

Experimentos científicos

Originais Teachy

Planejamento de Projetos de Pesquisa

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Experimentos científicos

Em um projeto de pesquisa para investigar o impacto do aquecimento global sobre a biodiversidade marinha, um grupo de cientistas deve definir metodologias para coletar e analisar dados. Eles planejam usar transectos lineares para amostragem de habitats marinhos em diferentes profundidades, e redes de arrasto para coletar organismos bentônicos. Considerando a importância de um planejamento cuidadoso para o sucesso de um projeto de pesquisa e a necessidade de técnicas apropriadas para responder à pergunta científica, qual seria o primeiro passo crítico a ser tomado no planejamento dos métodos de amostragem para este projeto de pesquisa?
a.
O primeiro passo crítico é escolher as ferramentas de coleta de dados, como os transectos lineares e as redes de arrasto.
b.
O primeiro passo crítico no planejamento dos métodos de amostragem é definir claramente a pergunta científica ou hipótese a ser testada.
c.
O primeiro passo crítico é obter as licenças e permissões necessárias para realizar as amostragens marítimas.
d.
O primeiro passo crítico é recrutar uma equipe de cientistas para auxiliar nas coletas de amostras.
e.
O primeiro passo crítico é determinar o orçamento disponível para o projeto de pesquisa.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um estudante deseja verificar experimentalmente a direção do campo magnético gerado por um fio condutor percorrido por corrente elétrica. Para isso, ele posiciona uma bússola em diferentes pontos ao redor do fio e observa o alinhamento de sua agulha magnética. Com base nos conhecimentos sobre o efeito magnético de uma corrente elétrica, descreva como o estudante poderia projetar o experimento, quais materiais seriam necessários e quais observações ele deveria fazer para determinar com precisão a direção do campo magnético criado pelo fio condutor.

Experimento: Campo Magnético

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um aluno do 1º ano do ensino médio está construindo um experimento para investigar como a mudança de material influencia a corrente elétrica em um circuito. Ele usou uma fonte de energia constante, fios condutores e diferentes objetos como resistores. O aluno percebeu que, ao substituir os resistores por outros materiais, os valores medidos de corrente elétrica no amperímetro eram distintos. Com base nos princípios de corrente elétrica, resistência e diferença de potencial, explique por que a corrente elétrica medida variou quando os resistores foram alterados e como essas variações podem ser utilizadas para identificar os materiais dos quais são feitos os resistores substituídos.

Experimento: Circuito Elétrico

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de química, um grupo de estudantes preparou uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) e uma solução aquosa de sulfato de cobre (II) (CuSO4). Ao adicionar a solução de ácido clorídrico à solução de sulfato de cobre (II), foi observada a formação de um precipitado azul. Considerando os princípios de reações químicas, a estequiometria e as leis fundamentais da conservação da massa e do início de Lavoisier, explique qual é a espécie química que atua como agente oxidante e qual a espécie química que atua como agente redutor na reação que ocorre entre o ácido clorídrico e o sulfato de cobre (II). Para a resolução deste problema, é necessário compreender o conceito de reação de oxirredução e a classificação das substâncias envolvidas em oxidantes e redutoras, além de aplicar o balanceamento das semi-reações envolvidas na reação global.

Experimento: Reações de químicas

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula prática de química, um estudante observa a difusão de corante em um copo de água. Inicialmente, o corante é pingado em um ponto específico na água clara e, ao longo do tempo, o estudante observa que a cor se espalha uniformemente por todo o copo. Baseado nesse experimento simples, como o estudante poderia explicar o fenômeno da difusão que está acontecendo no copo de água? Ele deve considerar a movimentação das moléculas de corante e a variação de concentração para elaborar sua explicação.

Experimento: Difusão em Líquidos

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies